quarta-feira, 10 de julho de 2024

Poupança Segurança

Já tomei a minha decisão.

A poupança que nomeei de Segurança que vou dar foco a partir de setembro, era a principio para fixar em 3.600€, pois queria garantir 6 meses dos meus gastos habituais (600€/mês, sendo este o valor da minha parte das contas, supérfluos todos cortados).

No entanto e estando quase, quase a chegar a verdadeira fase de "pegar" nesta poupança a sério andei a fazer contas e a ver das opções que neste momento tenho tido em conta e por meios muito simples, vejam a diferença:


Para os mesmos 1.000,00€, cada aplicação dá anualmente:

Poupança segurança, juro bruto de 1% e juro liquido de 0,72% dá 7,20€ ao ano.

Certificado de aforro dá 4,50€/trimestre, sendo 18,00€ ao ano.

Depósito a prazo, juro bruto de 2,9% e juro liquido de 2,088% dá 20,08€ ao ano.


Conseguem ver a diferença?

Os juros que perco conforme a escolha que eu fizer?


Já decidi que vou colocar nesta poupança apenas 1.000,00€ num todo, assim que os atingir até posso ir reforçando de vez em quando, mas nada de grandes valores. Já fico com algum ali à mão e prefiro aplicar noutras oportunidades que sejam mais rentáveis.

E só vou continuar com esta poupança porque quero ter realmente um "refugio" imediato sem ter de ir tocar no que juntei em outros lados, senão nem lhe ligava mais, estes exemplos de cálculos e comparações são bons é para isto, ver que nem sempre optamos por boas escolhas. E para isso já chegaram os anos e anos em que recebia misérias de cêntimos em poupanças tradicionais que não valiam nadinha.

Queria ver se chegava ao final do ano com esses mil de lado, mas não sei se serei capaz. Pois pretendo ir aplicando onde me "dá mais".


Pronto, decisão final.


6 comentários:

  1. Os depósitos dão uma diferença de mais do dobro. Se são aqueles de que falas a 6 meses compensam e mesmo que vás precisar em algum imprevisto terás onde te socorrer. É mesmo esta a grande diferença, comparar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim,são esses mesmos, a seis meses, pena é que como as coisas estão, antes de poder aplicar mais não vou ter dinheiro disponível.

      Obrigada :)

      Eliminar
  2. Qual é o banco que tem essa taxa de 2,9%?

    ResponderEliminar
  3. O meu marido agora queria criar outra poupança, mas estavam a oferecer, no Banco do empréstimo da casa, sem risco, 1,5% brutos.

    Que fartura -.-

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar

Aí aí... esta vida de poupador

Por estes dias andei a mexer nas contas do banco, meter as sobras dos abanos na conta do filho, passar para a poupança, e etc, etc. Fui ver ...