quinta-feira, 18 de julho de 2024

Balanço muito positivo (€)

Comecei o mês a subscrever um DPrazo com 400€.

Avancei com +100€ num Aforro de dinheiro todo ganho em extras.

E planeei +100€ para a poupança do banco... Planeei, pois seria muito bom e um número redondinho. Já tinha 77€.


Pois que já consegui, de mais extras, um total de 118,83€.

E se Deus quiser irão, assim, direitinhos à conta poupança do banco. Não tive mais nenhum gasto desde o "apanhado" de segunda-feira. A poupança tem o juro fixo, então não tenho grande pressa em depositar, até porque se me sobrar algum cêntimo do ordenado posso juntar a este total e torná-lo um pouquinho maior.


Acho-me graça, porque a olhar para os números de agora consigo ficar triste com o que podia ter poupado em outros anos, porque agora com um filho até se torna mais difícil, mas também me consolo ao pensar pelo outro lado, se hoje tenho calçado, roupa, acessórias a dar com um pau e não preciso de gastar com isso obvio que tive de gastar noutros tempos, e isso consola um bocadinho. 

Também consigo fazer escolhas mais conscientes hoje em dia, do gênero do que me é ou não mesmo preciso. Por exemplo, estava a precisar de um protetor solar de rosto, o que uso é acima de 20€, não me apetecia nada ter esse gasto, mas também gosto de ter cuidado comigo, olhei para o armário e vi o pack de dois protetores solares que compramos o verão passado para o bebé, e pensei "Este ano ainda usamos, mas para o bebé para o ano já não, e se é indicado e testado para peles sensíveis de bebé, mal à minha pele não fará", e lá está, é o que tenho usado no rosto.

Consigo sentir-me mais livre assim, mais consciente, mais feliz até.

Tem sido um trajeto muito feliz, este 2024.


7 comentários:

  1. Muitos parabéns! Acho incrivel a tua trajectória. Eu tento poupar também e este ano entrei nos investimentos , fiz um ppr em março, ha dois meses que coloco um pequeno valor para etfs, (veremos se dá frutos). uma grande mudança e boa foi colocar o dinheiro de emergencia no trade republic (3,75%). o objetivo é conseguir no espaço de 5 anos amortizar o valor da casa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é mesmo isso, uma trajectória, a nossa cabeça vai mudando aos poucos. Estabelece realmente prioridades e vamos aprendendo com o tempo.
      Muito obrigada pelas palavras :)

      Acho que me vou aventurar mais para esses planos no próximo ano (etfs e etc), veremos se consigo.
      Boa sorte, com trabalho e ajustes tudo se consegue, espero que a sua meta de 5 anos se concretize :)

      Obrigada

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Oi oi. Acho que é ir lendo sobre o assunto para irmos não estarmos inseguras e fazer quantinhas pequeninas. Pelo menos por agora é o que faço. O PRR arrependo-me de não ter começado há 16 anos, quando comecei a trabalhar. O beneficio fiscal é grande e andei e em 16 anos desperdicei cerca de 5500 euros em beneficios fiscais. pensando assim doi um bocado, mas mais vale tarde que nunca e aos 39 fiz finalmente um. Dos ETFs, estou a aplicar num, uma quantia por mês que me deixa confortável, e também estou a colocar uma quantia mesmo simbólica (5 euros por mês) em criptomoeda. É o que faz sentido para mim agora. A poupança a serie esta a ordem e confortavel a render os 3,75% do Trade Republic (do que pesquisei nenhum banco portugues dá isto). boa sorte :)

      Eliminar
  2. Olá... és um bom exemplo a seguir.
    Eu também olho para trás e penso que poderia ter poupado mais, mas também vejo o lado positivo que os meus gastos me trouxeram. O importante é que haja um equilíbrio e gastos com lazer também nos fazem falta. Agora é olhar para o presente e fazer o melhor que puder.
    Também gostava de me aventurar noutro tipo de investimentos, mas tenho receio pois os meus conhecimentos nessa área são poucos.
    Continua a poupar e a motivar-nos. (já dei por mim a fazer contas ao ler o teu blog, eheheh...)
    Achei boa ideia tu fazeres um depósito/poupança e logo fazeres contas aos juros e também não esperares por ter determinada quantia. Vou também fazer o mesmo, logo que chegue a 100€ trato-lhes da saúde em vez de ficarem parados à espera de mais... (afinal de contas todos os cêntimos contam). Era isso que já devia ter feito há muitos anos..
    Beijinhos, Lucia P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lucia :)

      Vou começar pelo fim do seu comentário, "todos os cêntimos contam" e é tal e qual. Esses 100€ que fala ao invés de ficarem à espera de mais podem dar logo 0,45€ passado 3 meses num Aforro por exemplo. E se nesses 3 meses não tivesse conseguido poupar mais? Pelo menos esses 100€ já lhe tinham dado +0.45€ não é? É assim que penso, dinheiro faz dinheiro :)

      Nunca mais vou ter dinheiro parado à espera "de mais". Vou aplicando conforme tenho, mas também nem sempre fui assim.

      O eu fazer logo contas aos juros ajuda-me a ter consciência no poupar, porque vejo que com +50€ consigo mais x, e com mais 100€ consigo mais y, e lá me vou esticando, esticando para aplicar mais, e depois a meio do mês já não tenho dinheiro nenhum :|, mas pelo menos falta não tem feito.

      Sim, viver também é importante e tem de fazer parte, este fds por exemplo vamos aproveitar e muito uma feira tradicional aqui no nosso concelho :D

      Sobre os investimentos, veremos, ainda é meio caminho desconhecido para mim, mas começo a pensar nisso.

      Beijinho Lucia, obrigada pela partilha

      Eliminar
  3. Pois tem sido mesmo e devias (e sei que estás) de estar muito feliz.

    Eu por acaso sempre poupei. Gastei algum € foi a arranjar os dentes, mas valeu cada cêntimo. Mas são coisas que agora já não se tem que gastar, quando as despesas são maiores.

    E está tudo bem.

    Olha, já agora, que saudades tinha eu de te ler :)

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar

Aí aí... esta vida de poupador

Por estes dias andei a mexer nas contas do banco, meter as sobras dos abanos na conta do filho, passar para a poupança, e etc, etc. Fui ver ...