terça-feira, 2 de julho de 2024

A importância de ter extras

Quando comecei a querer poupar, lá pelo inicio de 2017 comecei por ver muitos vídeos no youtube, uma das páginas que mais acompanhava na altura era na Nathalia Arcuri, a fundadora do Me Poupe, tinha vídeos mais "avançados" para investidores e outros sobre mera poupança que qualquer um poderia por em prática.

E das coisas que mais ouvia e/ou lia, e sempre foi permanecendo nas minhas pesquisas até hoje, é o chamado de renda extra, os extras, a necessidade de se fazer mais dinheiro que apenas o do ordenado corrente e já normal.

Mas nunca tinha pensado no real peso e objetivo desta necessidade, desta importância de ter extras a entrar no bolso.

Eu sempre tive esta capacidade de conseguir fazer mais, ao longo dos anos, tive até uma época, (que até descrevia aqui as aulas) em que dava explicações a duas meninas muito diferentes e claro que valores baixos tipo 3/4€ por hora. Mas comprei artigos para o enxoval com esses extras, ainda hoje duram, um deles é o faqueiro. Bem-ditas compras. Neste caso, por exemplo, não usei esse extra para poupar ou investir mas usei em artigos que mesmo não me sento precisos na época, foram mais tarde e nesse "mais tarde" não me foi preciso andar a gastar do meu. 

A questão de vendas para fora por exemplo, também sempre achei "e vou vender o quê? bolos?" Não desfazendo de quem o faz, mas essa arte eu domino só para bolos de casa, nada de vangloriar para vender. Até ter surgido a ideia de vender tudo quanto tenho a mais. Claro que vai aos poucos mas pronto... é ter paciência.

A questão de usar parte do valor do cartão de refeição nas compras do bebé e depois descontar do abono dele;

Etc, etc...

Faz muita diferença olhar para novas entradas e juntá-las mesmo todas, ao fim do mês já se nota valor, imaginem ao final de um ano, ou dois... ou três.

Quem me dera com a minha própria profissão conseguir tirar mais qualCER coisa por fora, porque poderia sem comprometer a minha entidade patronal, mas pronto, nunca surgiu essa oportunidade, pelo menos, ainda...

Por aí, conselhos para mais extras?


p.s. atenção na ortografia.

10 comentários:

  1. Agora por causa disto dos erros, fazes-me ler o texto ainda mais atentamente xD adoro, a sério hahah

    Olha, eu gostava mesmo de não precisar de extras. Principalmente a ter que trabalhar para os ter. Era sinal que o meu ordenado chegava para tudo, inclusive poupar. Viver confortavelmente, ter o bebé se assim for e ainda poupar. Isso era o ideal.

    Como o ordenado não é bom, também me vi nessa situação de tentar ter extras e a verdade é que ultimamente tenho conseguido. E sou tão agradecida por eles, sério.

    Eu tenho a aplicação dos passos. Já conto com 90€.
    Comecei a limpar as escadas do meu prédio, apesar de não saber se vai durar muito, por causa da parva de uma vizinha.
    Os investimentos, quer sejam nos Certificados ou nas Acções, sempre vão dando mais algum... Apesar de reinvestir nesses casos.
    Ainda agora me entraram 11€ na conta e eu não sei de que aplicação é (é o que dá ter espalhado, coisa que me irrita mas até soube bem ver lá o valor :P ).
    Respondo a inquéritos em várias plataformas e vou juntando pontos que se convertem em dinheiro ou em bilhetes de cinema.

    Se fores a ver, é pouco de cada vez. Mas fico tão feliz quando os recebo.

    E digo mais, ando doida para arranjar outras escadas para limpar. Sério, entrar assim limpos mais 50€ ou o que for, é sempre bem vindo.

    Em relação ao enxoval, o meu começou quando eu era miúda! Recebia sempre toneladas de coisas. Ainda hoje ando a ver caixotes e distribuo pela minha mãe e irmã, porque realmente era demasiado. Mas foi graças a ele que tive e tenho tudo e não precisei de comprar absolutamente nada. Fui para a minha casa sem stresses.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso era ouro sobre azul, o facto de o ordenado por si só já chegar para tudo, até porque a vida já por si com um trabalho só já é uma canseira, quanto mais com 3 ou 4 part-times em cima.

      Tens aí boas entradas também, e sou da opinião que pelo menos mais umas escadas iam ajudar, ainda por cima é limpeza, uma coisa que gostas e dar valor em fazer.
      São valores baixos sim, mas juntos é que mostram a sua força, é continuar a acreditar e apostar.

      Não tenho ligado muito à aplicação dos passos, confesso, tenho de me atinar outra vez xD

      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá,
    Porque não vais fazer mais depósitos a prazo este ano? Não compensam em relação aos certificados de aforro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :), Não neste momento os DP que tenho feito ainda são mais vantajosos que os CA, no entanto a partir de setembro vou concentrar-me numa conta poupança no banco para servir de almofada de segurança financeira caso algo se estrague ou fique desempregada, então os meus esforços de poupança serão para lá.

      Falei dessa poupança a 07 de maio, se quiser espreitar :)

      Eliminar
    2. Desculpa a pergunta, mas essa poupança tem juro superior a esses depósitos a prazo?
      Se não tiver, porque não pensas nos depósitos a prazo para a fazer e não essa poupança? Não sei se me faço entender, se tiver juros mais baixos não compensam os depósitos? Podes nem precisar de mexer nessa poupança num ano, e nesse meio rendia mais num depósito

      Eliminar
    3. Olá :)
      Por acaso não, o juro da poupança é de 1%, e o dos DP de 2,9% (neste momento).... Fiquei agora aqui a pensar no que disse....

      Obrigada pelo "alerta"

      Eliminar
  3. Olá! Este é sem dúvida o tema que mais me interessa e pelo qual me vou debatendo muito. Queria mesmo fazer mais renda extra, vou vendendo umas coisas usadas, fazendo estudo online... Mas é pouco para os meus objetivos. Ainda não encontrei uma renda extra mais fixa mas queria muito... Vou ver se surgem por aqui mais ideias 😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz toda a diferença sim, e acaba por ser uma alavanca para conseguir poupar mais, eu tenho um extra fixo +/- nos 125€/mês, de resto é os pouqinhos que consigo aqui e ali :)

      Beijinho

      Eliminar
    2. Que bom que já tens uma fixa todos os meses! Se tiveres dicas para isso aceitam se 😁. Tenho procurado mais informação sobre o assunto... Mas encontra se muito mais sobre poupança! Vamos continuar na luta 😊. Beijinhos

      Eliminar
    3. Olá :) :)
      O extra que tenho fixo, é de uma atividade física da qual sou instrutora, então é algo muito específico, não é algo que possa aconselhar que dê para toda a gente fazer.

      Estava a aguardar que nos viessem dar ideias, mas nada :D

      Beijinho

      Eliminar

+3.113,45€ - Fase FINAL

A 07 de dezembro de 2023 propus-me a fazer em poupança, +3 mil, 113, 45 €. Na altura que projetei este valor era para ficar com poupanças re...