segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Poupança de Janeiro

Janeiro e as poupanças... AÍ CRISTO! Que este mês nuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuunca mais acaba. 

Bom... como todos sabem, as contas para este ano eram simples 259,45€ por mês até Dezembro. E?

O 1/12 está cumprido. Vivido. E muito bem conseguido.

Foram ao logo do mês 705,44€ poupados. SOCORRO! Nem eu acredito ainda neste valor assim de caras. Juro, juro, juro.

Mas consegui. 

E vocês não imaginam a minha felicidade. Sério é muito muito real, eu não me lembrava de poupar assim para aí desde 2017/2018 quando comecei este blog (acho que nem aí cheguei a este valor poupado num só mês) e não tinha a vida que tenho hoje em termos de obrigações.


Lembrando que, neste global de 705,44€, estão:

- Prendas de Natal em dinheiro; 

- Pagamento de Sub. de Natal referente a 2023 pela segurança social, referente a janeiro-março que estive de licença de maternidade;

- Valor poupado do ordenado;

- Valor que ganhei das raspadinhas de 2023; (Jogo todos os anos com a minha irmã mais velha, jogamos por mês e o que sair guardamos e dividimos ao final do ano em partes iguais. Por norma compramos algo para nós que dure e sirva de recordação, como não preciso de nada físico fiz deste retorno poupança.)


Vale lembrar também que me auto propus ao longo destes 3 primeiros meses a gastar dinheiro apenas com o essencial para a casa (contas e alimentação) e contas pessoais exigidas e das quais não posso mesmo fugir e isso realmente ajuda a ver os dias passar e a não ter consumos para anotar no plano de gastos. Se é fácil? Olhem, sinceramente, nadinha. Não é mesmo, é difícil pensar que me apetecia a ou b e me privar, mesmo que sejam 2/3€; parece parvo eu sei, é pouco dinheiro, que mal faria nas contas que fosse assim impactar tanto? O verdadeiro problema, e vendo as minhas notas de anos anteriores é que 2/3€ num dia, 13€ no outro, etc, etc, ao final do mês são uma diferença grandona em dinheiro gasto.

***

Concluindo, precisando de poupar 259,45€/mês este 2024, quer dizer que com os 705,44€ deslocados para as poupanças eu já avancei com 2,7 meses de poupança num só mês.

- Certificados de Aforro: 655€

- Poupança Reserva do banco: 50€

Os 0,44€ vou ter de juntar com o próximo mês e mandar para a poupança reserva, porque só permite deslocações acima de 10€.

Claro que não vai ser sempre assim tão fácil ao longo do ano, tirando o ordenado eu tive aqui 3 ajudas neste bolo conseguido, no entanto não me retiro o mérito, podia bem ter feito "n" coisas com o dinheiro e no entanto consegui pará-lo em poupança. É MUITO, MUITO BOM! Independentemente do que conseguir ao longo dos meses, avanços e recuos que sei sempre que surgem, este marco de poupança já ninguém me tira.

705,44€ em 31 dias.

Mesmo sem as ajudas de que falo acima (raspadinhas de 2023, sub. de natal da seg social e as prendas de natal em dinheiro), do ordenado saíram 126,26 + 209,44 + 50 = 385,70€, portanto, mais de 50% do valor poupado no mês.

6 comentários:

  1. Muito bem, poupaste um ordenado
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, com sacrifício e as ajudas extras que referi, mas fiquei mesmo feliz :)

      Obrigada :)

      Eliminar
  2. Brutal mesmo! Parabéns!

    Eu poupei menos que isso, mesmo só a parte do ordenado, mas também acho que foi um bom valor. Aliás, poupar é sempre bom!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia :)

      Verdade, poupar seja o que seja é sempre bom, por todos os motivos que já temos conversado ao longo dos anos pelos blogs, quanto mais não seja pelo hábito e porque constância traz benefícios a prazo.

      Beijinho :)

      Eliminar
  3. Foi muito bom! Parabéns!

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar

Aplicação Macadam

Conheci esta aplicação através da  Cláudia do blog aqui do lado . É uma aplicação que através de contagem de passos diários recompensa (conf...