terça-feira, 23 de janeiro de 2024

O meu mapa (Certificados de Aforro)

É, é no poupar que está o ganho.

O objetivo?

Acumular mensalmente até chegar aos 5.000€, até junho de 2024, ou seja, o exato mês em que faz 1 ano de aplicações.

Depois disso a ideia será ir juntando 500/750€ ou 1000€ e fazer aplicação única de vez em vez.



No final deste ano, terei 61,97€ sobre os 3200€ aplicados em 2023, mais 15,32€ que já recebi antes de fechar o ano passado. Sobre o aplicado em 2024 ainda não sei quanto terei porque... só lá tenho ainda os 400€ postos no inicio do mês, e sobre esses já sei que acumularei 5,42€.

As cores da coluna Juro a receber dizem respeito ao valor que vou receber sobre o aplicado na coluna € aplicado, assim sei o que cada aplicação me está a dar, e a partir de que trimestre os juros compostos fazem diferença.

Vejam a cor amarela, no primeiro trimestre deu-me 3,15€ sobre 500€ aplicados, no segundo trimestre já me deu 3,17€, ou seja 2 cêntimos a mais, porque contou os juros já ganhos 503,15€.

Já a cor rosinha, aqueles 100€, vou ter de esperar 1 ano para que o juro composto se note, ora vejam ali, o primeiro trimestre recebo 0,45€, o segundo trimestre também, o mesmo no terceiro, e só no quarto, em dezembro de 2024, vou receber 0,46€. 1 cêntimo de diferença.

Com valores maiores a diferença nota-se "mais cedo". Neste momento, com as aplicações que tenho já vou receber juros todos os meses, era um dos primeiros objetivos com este método de poupança. 

Vejam como na última coluna, Acumulado em juros dá para ver a diferença nos aumentos, mês após mês. Independentemente de estar a receber mais juros de um lado que de outros, o importante é a evolução. Sem contar que a evolução será maior que o que aqui está retratado à data de hoje, pois até Junho a ideia é por todos os meses, e aquelas cores não preenchidas vão ter ali juros a cair.

Vocês estão de que lado da equipa?
Equipa 1 - Dos que também controlam assim as poupanças/investimentos? 

Equipa 2 - Ou dos que vêm as condições inicialmente, subscrevem, e depois deixam decorrer os prazos sem controlo e importa é receber no fim?

9 comentários:

  1. Excelente!!
    Sem dúvida tens aí um bom apontamento, é fácil controlar assim com essas tabelas, dão trabalho ao inicio mas depois de formatadas é ver ser feito automático.
    Sobre vires a juntar depois para fazer uma quantia certa e só ires carregando a conta de vez em quando, vejo que só tiveste 2 meses com 100€ por isso já estás a ir por esse caminho.

    Eu vou tentar fazer o mesmo com os meus CA, dos que vou subscrever agora, porque os que estão para trás já não consigo

    Bjs, boas poupanças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia :)
      Obrigada pelo elogio;

      Quanto a "controlar" os CAs antigos, consegue sim, se você pegar no valor do CA e multiplicar pelo valor unitário terá o resultado total (aplicado + juros totais até à data) do próximo pagamento desse CA. Sabendo esse juro liquido do próximo pagamento consegue saber a “taxa” e assim continua a partir dai. Ou então vá às tabelas online disponíveis na página da IGCP que lá consegue saber o valor unitário à data que subscreveu esse CA e fazer as contas, até confirmar se bate tudo certo (que será de crer que sim, esteja).

      Dá mais trabalho, sim dá, mas é possível, eu levei uma tarde a fazer a minha tabela :|

      Beijinho e uma boa semana

      Eliminar
  2. Como consegues perceber o que eles te vão render ao Trimestre?
    Criei conta, muito por influência tua, já recebi a passe e já deixei passar lá os dias que eram necessários... Vejo lá o meu € todo, mas não vejo em lado nenhum quanto me vai render aquele valor. E até era interessante saber.

    Mas admito, no caso dos certificados, não ligo muito, ponho e deixo lá ficar a render. Pouco a pouco, vejo que de 6 em 6 meses, com a carta que recebo, o € vai sempre aumentando.

    Agora com as acções é que controlo tudo.

    Como perdi as coisas do ano passado, mas eles passam um papel até por causa do IRS, tenho ali tudo certo de quanto recebi, apesar de não saber que empresa pagou. Agora começo de novo em 2024.

    Sim, porque além dos dividendos das empresas, ainda recebo juros do € que tenho lá parado e este ano aumentaram para 4%.

    Só tenho lá nem 10€ parados, mas vão rendendo 1c todas as semanas se não estou em erro.

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha imagem, nota no canto superior esquerdo, estão lá os valores unitários com que subscrevi os certificados, então para saber ao trimestre o que faço é:

      No primeiro trimestre:
      € aplicado (vezes) valor unitário (menos) o € aplicado = ao valor limpo de juro

      Nós trimestres seguintes:
      € aplicado (vezes) valor unitário (menos) o € aplicado (menos) juro anterior= ao juro limpo desse trimestre

      É fácil, parece pior que aquilo que realmente é em termos de contas

      Eliminar
    2. Ahhh, és tu que fazes as contas e não o próprio site! Ok! Isso vi sim e assustei-me lá comum valor :P

      Opá ando mesmo a dormir. Pensei que era a aplicação que dizia e na minha não dizia nada... hahah

      Cláudia - eutambemtenhoumblog

      Eliminar
    3. Sim, sou eu que faço as contas :)
      Assim já sei quanto recebo por ano de cada aplicação e quanto majora ano a ano o que eu invisto :)

      Beijinho

      Eliminar
  3. Ah e fizeste-me pensar com o teu comentário lá no blog...

    Imagina, olhar para a agenda e ver que só trabalhei e fui ao gym. Mais nada.
    Não saí, não visitei nada novo, não tive com ninguém e assim se passam os meus dias.

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é isso que é importante para ti, e já vais além de um dia normal, vais ao ginásio, podias refugiar-te á comodidade de trabalhar em casa e já bem sair.
      Rotinas nem sempre são feias ou mau sinal

      Um beijinho

      Eliminar
    2. *nem sair

      Eliminar

Compras do mês no Pingo-Doce (fomos experimentar)

Bom, éramos (e já vão perceber este verbo conjugado no passado), clientes do Continente, mas como vos contei, num passado fim de semana fomo...