quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Juros entram nas metas financeiras?

Como vocês sabem, este ano o meu objetivo é reforçar as duas poupanças que tenho, a do banco e a dos certificados. E ambas me estão a dar juros. A do banco serão certamente uns cêntimos pois tem e terá um valor baixinho ao longo dos meses e tem apenas um retorno de 0,50% de juros brutos, em Setembro recebo-os. Já os certificados, vou recebendo todos os meses, visto ter subscrições feitas desde Setembro o que já me permite ir recebendo os juros mensalmente (pois vencem de 3 em 3 meses). Uns meses mais, outros menos, pois as subscrições não são todas do mesmo valor.

E com isto para vos dizer o quê?

Surgiu na caixa de comentários à uns dias uma questão relacionada com estes juros e com o meu tecto de poupança a atingir de 7 mil euros; Se estes juros iam ou não contar para esse "bolo"?

Em 2023 recebi 15,32€ de juros sobre 2500€ aplicados.

No entanto fui aplicando mais e só começa a vencer os juros agora a partir de janeiro, ao todo em 2023 apliquei 3200€ e em 2024 esse dinheiro vai-me render um total de 61,97€.

Em 2024 já apliquei 400€, e ao longo do ano já vou receber em juros desta aplicação 5,42€

Estas são as contas possíveis (claro que já andei a fazer simulações sobre o que preciso aplicar para receber a ou b em juros, mas este é o dinheiro que lá tenho efetivamente, por isso só posso contar com este). Por isso, num todo em juros tenho garantido 15,32 + 61,97 + 5,42, dando 82,71€ em juros. Quase 100€!!! 

E vou usá-los para abater nos pretendidos 7 mil em 31 de dezembro de 2024?

Não.

Vou tentar não misturar as coisas, a ideia é chegar aos 7 mil poupados, sem valorização. No entanto se precisar usá-los assim farei, sem culpa. Mas para já, NA NA NI NA NÃO.


Qual a vossa opinião a este respeito? Os juros devem ou não contar neste tipo de metas financeiras?


6 comentários:

  1. Boa tarde, Vou ser muito sincero, eu uso os juros. Desde 2015 que me faço cumprir um plano de poupanças de 5 k ao ano. Com o passar dos anos fui percebendo que o meu esforço era menor, por isso mesmo, o crescer dos juros.
    Infelizmente os primeiros anos de trabalho não ganhava como ganho agora e também não me importava tanto com a questão de pensar no futuro. Hoje a mentalidade é outra. Eu apliquei em produtos de juros compostos, como os CA que falas, e também os tenho e se apliquei tenho de usufruir do produto.
    O que faço de diferente é: como os juros acumulados já são sempre uma boa ajuda, com o passar dos anos preciso poupar menos para chegar aos meus 5k em dezembro e assim de ano para ano faço 1x umas férias melhores, vou melhorando, acho eu 😂 as férias e apostando num bom descanso e bons destinos. Também é uma recompensa.
    Outra coisa que faço é jogar, numa página online de apostas desportivas, tem desde futebol de alto nível a ping pong, é um risco é, mas já ganhei bom dinheiro.
    Continua, gosto sempre de por cá passar.
    Cumprimentos, Ruben

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rúben, obrigada pela partilha :)
      Faz sentido esse ponto de vista, são entrada sem esforço e contando com esses valores o esforço das poupanças diminuem, compreendo.
      Sobre o jogo...... ahm... a minha opinião é meio que.... também já joguei, e até bem recentemente e perdi 100€ num mês. Jurei para nunca mais. Preciso do dinheiro né, e perder assim TANTO.. é que torna-se um vício que horror. Mas, boa sorte :)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Para mim os juros só entram no final.
    Se o objetivo é poupar 7000 € será esse o valor real que deverá entrar na poupança. No final terei os 7000 + juros (+ poupança anterior). :)
    Não costumo ter metas, tento colocar de parte um valor mensal (+- fixo, dependendo do mês). De vez em quando vou vendo o total.
    Bjs, SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso do mesmo modo SM,
      Por aqui será mesmo assim, a meta são os 7 mil, os juros são um bónus :)

      Beijinho e boas poupanças :)
      Bom fim de semana

      Eliminar
  3. Estou meio dividida. Porque tanto concordo com o comentário do Rúben, como com o teu ponto de vista.

    Eu acho que tentaria poupar os 5mil/7mil ou que fosse e depois acrescentaria os juros. Mas a partir de uma altura, daqui a alguns anos, quando esses juros compostos realmente começarem a fazer a diferença, devias ou contar com eles e poupar mais, ou não poupar tanto e começar a aproveitar.

    Eu ainda não pago muitas coisas com os dividendos das acções... Mas lá chegarei :)

    E acho que vou precisar da tua ajuda, por causa dos juros e das contas. Perdi-me aí pelo caminho com os meus.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não vou usar, vou mesmo tentar chegar aos 7mil num todo poupados, os juros serão um acréscimo que claro me farão passar essa barreira, mas não vão servir para chegar á meta.

      Cá estou, contas é comigo, ajudo com todo o gosto :)
      Beijinho e bom domingo

      Eliminar

Compras do mês no Pingo-Doce (fomos experimentar)

Bom, éramos (e já vão perceber este verbo conjugado no passado), clientes do Continente, mas como vos contei, num passado fim de semana fomo...