quinta-feira, 1 de agosto de 2024

A conta bancária do filho

Perguntaram-me, num comentário, se o meu filho tem conta e se posso ou não abordar esse tema.

👶💙

- Sim, o nosso bebé tem conta bancária. À ordem e à poupança.

- Sim, posso falar sobre isso, sem problema.

Abrimos conta para ele, tinha na altura 2 meses.


Da conta à ordem tem associada a poupança, que é a que nos interessa, à ordem nem costuma ter valor sequer. Tem um juro fraquinho, bruto, de 1% ao ano. Temos colocado lá 25€/mês e tudo o que são ofertas em dinheiro. 

Na minha família é tradicional oferecer dinheiro na páscoa, aniversário e natal, pelo menos enquanto são bebés, então tenho de aproveitar esta fase para ir juntando mais. Na do namorado há também quem dê.

Somos os dois, eu e o namorado, titulares da conta, mas sou a única que mexe para aqui e para ali, que deposito o que vamos juntando em casa no mealheiro e etc's.

Tenho um bloco de notas só para o filho, onde aponto as entradas (abono+ofertas) e os gastos dele, neste último caso, os gastos só incidem no abono, as ofertas são mesmo todas logo para a poupança dele. Assim sei o que poupo para ele ao ano. Até aponto a entrada de juros, que é em janeiro. De vez em quando lá digo ao namorado "meti saldo no bebé, viste?", "ahm não, mas por mim está ok" é sempre a resposta. Não é que ele não queira saber ou seja desligado, é que ele sabe simplesmente que eu não lhe escondo nada, e tenho sempre tudinho bem definido. Até porque sou eu que recebo na minha conta o abono dele, então é da minha que tem de sair caso sobre dinheiro e assim vou alinhando as coisas. Seria incapaz de gastar do dinheiro dele para mim, incapaz mesmo. Pelo menos na nossa situação atual. Espero nunca precisar.

Já tem um valorzinho porreiro. Gostava de lhe juntar mais 500€ até dezembro para fechar o ano com um número redondo, vamos a ver, os 25€/mês, ainda fazem 125 até dezembro, mas ainda seriam precisos 375, ainda é bastante dinheiro para ofertas... Mas veremos como corre.


Sobre a taxa de juro, eu sei que é pequena, e a ideia é ir pensando em novas soluções para o futuro.


Por aí, a poupança dos pequeninos também é feita com as ofertas? Ou gastam com coisas que eles precisam?


21 comentários:

  1. Por acaso já tinha pensado perguntar mas fiquei na dúvida... Mas ainda bem que falaste :)

    Eu, se isto do bebé avançar, pensei em investir em acções. Nada como ter 18 anos pela frente, sem stresses. O tempo aqui é mesmo o melhor aliado!

    Pensei em comprar com as ofertas também dos anos e Natal e com o que sobrasse do Abono. A ver vamos. Isto na cabeça é tudo planeado, mas depois sai tudo ao lado :P

    A minha ideia é fazer como tu, além de ter ainda o valor das limpezas para ajudar a pagar coisas que sejam precisas.

    Como referi lá no burgo, a ideia é não sentir impacto na minha conta. Isso mete-me medo, admito.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até ao momento, e estando quase a fazer 2 anos, não posso dizer que o meu filho "me mexeu na conta", sério, claro que compro brinquedos, ainda este Julho temos ido a feiras tradicionais de verão e trazemos tipo balões daqueles enormes que andam no tecto até perder o ar xD, mas claro isso são opções, gastos mínimos.

      Também temos a sorte de estar a receber roupa mesmo muito boa. Até ao inverno do ano que vem tem tudinho. Portanto 2025.

      Agora, por ordem médica pode começar a beber leite "normal" meio gordo, e decidimos assim deixar o 1-3 da mimosa. Parecendo que não já compro 2litros do meio gordo pelo preço de 1 litro de 1-3 anos. Não é UAUH né, mas já ajuda. Até porque ele já só bebe leite pela manhã e antes de dormir à noite.

      São processos, começamos a tentar tirar a fralda, e já se nota até na escola, tem gasto menos depois que, também lá começou a ir ao bacio.

      A pior fase de gastos confesso, foi o ter precisado de dar fórmula para reforçar o meu leite e depois até fazer idade para beber o 1-3 anos. As latas são caríssimas como o raio, aí sim, tinha de sair da nossa conta, o abono não chegava.

      Agora, com esta mudança do leite já estimo poupar mais do abono :)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Ah e obrigada pelo teu comentário. Talvez seja isso mesmo que disseste, a decisão está tomada apesar de em consciência ou sem ela, já nem sei, parecer que não.

    Ando a fazer análises, como sabes, e parece que o valor da tiróide já desceu e bem rápido! Já está nos 1,8 acho eu. Mas dia 9 logo saberei melhor.

    Agora está-me a preocupar a toxoplasmose, que acho que não sou imune e a rubéola que tem o valor altíssimo. Mais uma vez, dia 9 lá saberei.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre a toxoplasmose posso falar, porque também não era imune.

      Quando descobri que não era imune foi numa consulta de acompanhamento no meu centro de saúde. Não estás bem a ver, eu preocupada perguntei "e agora?" a médica PARVA, fecha a carta das análises à minha frente, bate com a mão em cima dela e diz

      "agora nada! não ligue ao que aqui está. Viva. Tive dois filhos saudáveis e em nenhum fui imune"

      Juro, parece que até a estou a ouvir agora a dizer isto novamente tal impacto teve em mim. Nós grávidas somos umas coc*s de emoções ahahah sério. (Até choramos sem motivo).

      Claro que eu sabia que não podia simplesmente não ligar nenhuma ao não ser imune, mas também não fiz frente, saí e fui viver sim, mas com cuidado.

      Quando fui à consulta da maternidade disso isso mesmo à equipa de enfermagem, a enfermeira riu e disse que era a primeira vez que tinha ali uma mãe em que a médica familiar não a tinha enchido de medos e a qual ela teria de descansar, pelo contrário, eu seria a primeira mãe que ela teria de alertar para os perigos.

      Basicamente, o perigo são as fezes de gatitos. Tudo o que venha do chão para consumir (alface, morango, ects), sim lavar muito bem e por o típico vinagre.
      Fruta que vem da arvore não precisa de mais cuidados dos que os que já fazemos, que é lavar ou passar por agua antes de comer (a enfermeira disse mesmo: o gato vai em cima da arvore fazer xixi e coc*?)

      Sobre a carne, e o chouriço que eu gosto bastante, embora na gravidez tenha abdicado, era só ter congelado 48h e consumir, ou deixar cozinhar a 100ºc. E comer sem medos.
      Fiambres e assim, só dos embalados a vácuo, nada daqueles que se cortam na hora lá nos talhos.

      Pronto, tudo se contorna :)

      Beijinho e desejo que dia 9 sejam só boas notícias

      Eliminar
    2. Também não sou imune à toxoplasmose, apesar de ter crescido no campo. Nunca tive grandes cuidados com os legumes da horta e os gatos passeiam por lá (qdo vinha da escola comia a fruta que apanhava sem lavar: morangos, uvas, ...). Mas nas gravidezes, por descargo de consciência, tenho de desinfetar.
      Fora isso, a vida normal, sem abusos, como sempre.
      Temos andado a tentar o terceiro filho e estamos super tranquilos. Costumo dizer que foram os miúdos que escolheram a data para nascer, esta será igual.
      Vais correr bem, Cláudia!
      Bjs, SM

      Eliminar
    3. Ok, lendo assim, não parece nada de mais vá...

      Mas claro, tenciono ter sempre cuidado. Mais vale não arriscar, não é? :)

      Também há coisas que já não como mesmo por opção. Acredito então que não custe tanto.

      Ah da vinagre? É que me disseram para comprar aqueles produtos próprios para desinfectar. Vinagre sempre é mais barato :P

      Eu gato não tenho. É só o gato que faz mal? Tenho o cão...

      Em relação ao leite, nem me digas nada. De vez em quando vou vendo, Jesus... Até mete medo o valor e deveria ser uma coisa bem mais barata, é um bem essencial.

      Beijocas e obrigada

      Cláudia - eutambemtenhoumblog

      Eliminar
    4. A lavagem com vinagre é muito simples:

      É só de folhar a alface por exemplo numa bacia e deixar submersa em água e deitar um pouco de vinagre nessa água e deixar estar um pouco. Higieniza. Sempre fiz assim, e até me foi mesmo indicado pela enfermeira.

      Beijoca

      Eliminar
    5. A toxoplasmose é muito difícil de apanhar. Senão já eramos todos imunes, né? Basta ter alguns cuidados e nada de extremismos...

      Eliminar
  3. Os meus também têm desde pequenos. Vamos fazendo transferências regulares apesar de não receberem abono. Não costumamos usar o dinheiro deles para comprar o que precisam. Isso pagamos nós.
    Têm mealheiro e, agora que são crescidos, damos liberdade para serem eles a gerir. O mais novo (7 anos) até teve a experiência (amarga) de comprar coisas "baratas" no supermercado, mas que sairam mais caras do que ele pensava (esqueceu-se que os centimos tbm contam). Fiz questão que pagasse com o próprio dinheiro. Também sugeri que começassemos a pagar à vez (como os amigos fazem) a ida à pastelaria mas preferem abdicar da ida no dia deles (espertos!).
    É giro perceber que já têm consciência que temos de fazer escolhas (mesmo podendo pagar).
    Bjs, SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "mas preferem abdicar da ida no dia deles" ahahahahahha! Que maravilha SM, tão bom ler estas pérolas e saber o que possivelmente me espera.

      E é tão bom também ter estes exemplos práticos de como ensinar a valorizar o dinheiro. Gostei muito de a ler.

      Somos o fio condutor deles, espero poder ser esse exemplo também.

      Quanto ao próximo bebé, desejo que vos corra tudo bem :)

      Eliminar
    2. Obrigada! Tenho de acreditar que vai correr bem. :)
      Sim, somos o fio condutor mas às vezes alguns dispersam. Vi isso num dos meus irmãos. Aos 18 anos, quando teve acesso à poupança que fizeram com o dinheiro dele, gastou-a em parvoíces.
      Agora é ele próprio a lamentar as escolhas que fez, quer comprar casa mas não tem para a entrada.
      Às vezes é preciso cometer erros para aprender e crescer.
      Bjs e bom fim de semana!
      SM

      Eliminar
    3. Verdade SM,

      As nossas escolhas têm sempre consequências, sejam boas ou más, temos de as aceitar já que fomos os causadores.

      Tudo de bom, beijinho e um bom fim de semana :)

      Eliminar
  4. Olá
    A minha filha tb smp teve a conta dela... sem abono mas que nós transferíamos.
    Agora já com 15 anos tem já tem o revolut ! que eu lhe vou transferindo € e ela faz a sua própria gestão( com a minha supervisao). Prenda de aniversário de amigo , alguma extra que queira.. algum presente para familia.
    O resto mante-se igual para num futuro já ter alguma ajuda...
    Mas também me parece importante lhe dar autonomia até para ter noção do dinheiro! e tenho achado muito engraçado... e tem corrido muito bem!!

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Que engraçado, acho lindamente quando os pais fazem isso, ajudam os filhos nessa autonomia e ao mesmo tempo nesse controlo.

      Os meus parabéns, espero vir a ser igual :)

      Beijinho e um bom fim de semana

      Eliminar
  5. Olá, nós abrimos conta no Santander para cada um dos nossos filhos. Ao depositarmos 50€ eles oferecem 25€. Como abrimos para 3 filhos encaixámos 75€. O Santander pôs o dinheiro nas contas ao fim de um dia ou dois e nada nos obriga a manter a conta. Podemos fechar quando quisermos mas como não tem despesas nenhumas decidimos manter abertas. É bom termos conta no nome da criança se quisermos fazer CA em nome dela.
    Entretanto soube que o Bankinter lançou uma conta para menores com uma taxa bonificada de 5% a doze meses sobre um montante máximo de 1000€. Também é interessante. Depois temos a trade republic com 3,75% com juros calculados ao dia. É bom caso precisemos de mobilizar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luadprata

      Obrigada pela sua partilha :)
      O montepio também andou com "promoções" assim, de abertura de conta davam 50€. Não aprofundei depois porque me sinto bem só com uma.

      Mas para o bebé tenho de pensar em melhor. Essa do bankinter é realmente de aproveitar.

      Uma boa semana para si

      Eliminar
  6. Sobre a Trade Republic: https://contaspoupanca.pt/2024/08/01/podtext-devo-por-o-meu-dinheiro-na-trade-republic-375-a-ordem/

    ResponderEliminar
  7. A conta do meu filho foi feita no dia que saí da maternidade e já percebi que deve ser no mesmo banco pois tamb'em tenho as trf automáticas de 25€ mensais para a conta poupança.
    Todo o dinheiro qu lhe davam sempre foi para essa conta,incluindo o abono. Quando fez 12 anos deixou de receber abono porque somos ricos"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora tem 18 anos e uma conta jeitosinha mas como é forreta disse logo que não é para mexer e sim para reforçar com o que recebe por ir trabalhar nas férias. Vai para o 2 ano em Coimbra mas nunca gasta do dinheiro dele, esse é para poupar, poderia ter comprado um carro em 2 mão mas prefere usar os que temos (um com 14 e outro com 19 anos) e continuar a juntar na poupança.

      Eliminar
    2. Olá Marisa,
      Engraçado ele ter essa consciência da poupança e da importância de ter dinheiro guardado, e ainda mais se não gasta nadinha do dele 😅 é esperto.

      Que continue com essa mente, esta juventude de agora não está muito para aí virada. Parabéns pela educação.

      Beijinho
      A teia dos 20 mais x

      Eliminar
  8. O nosso problema é que o marido trabalha por conta própria e não foge aos impostos. Estou desmpregada há 3 meses e em 2019-2020 estive dois anos sem trabalhar e nem assim o escalão mudou...tal como a bolsa de estudos, por 1000€ passamos o limite...

    ResponderEliminar

Meio mês, e contas feitas

Metade de setembro já lá vai. Já só temos duas semanas pela frente, e para começar bem a semana comecei a olhar as contas. O bebé recebeu o ...