quarta-feira, 17 de abril de 2024

Sobre as minhas metas pessoais/financeiras

Estou num ano da minha vida que tudo quanto consigo por de lado ponho. Fim. É só isto mesmo.

O que me faz pensar no tanto que tenho perdido nos últimos anos.
Paciência.

E tenho neste momento três metas ativas: 
  1. ª Aplicar durante um ano inteiro em subscrições de Certificados de Aforro (iniciei em junho/2023) - faltam-me dois meses;
  2. ª Ter nos Certificados no mínimo 5 mil euros - faltam-me 175€ (ou menos vá, se contasse com os juros que já lá tenho);
  3. ª Ter o meu número redondo, os 7 mil euros - faltam-me 1.325€;
Ora que me vejo muito, muito perto de atingir todas estas, 3, metas.

E depois?
Depois o objetivo passa por manter todo o dinheiro que está para trás quieto. Tudo o que tenho em poupanças, certificados de aforro e depósitos quietinho e é como se não existisse.

Ontem li uma frase num vídeo que assisti no youtube sobre finanças pessoais que dizia:

"Não devemos chamar a nossa reserva de -emergência- porque estamos a invocar emergências, vamos chamar-lhe reserva de oportunidade."

Ok. A minha reserva de oportunidade, que são todas estas poupanças, vai ficar quietinha. E olhem na melhor das hipóteses mesmo, mesmo, em Julho já queria ter as metas realizadas, na pior das hipóteses em Setembro.

E o resto do ano?

O resto do ano, e os próximos meses do seguinte, eu vou trabalhar para a minha segurança, vou juntar 6 meses de gastos, que é o mínimo de espaço temporal que os financeiros indicam para a chamada reserva de emergência para ficarmos seguros em situações de desemprego. E este global será para ficar "acessível" para realmente se tornar a minha segurança a necessitar.

Tenho aqui uma dualidade:
-  Sempre disse que depois de atingir a meta dos 12 meses a aplicar nos CA'S e atingidos lá os 5 mil, queria continuar a ir metendo lá subscrições, embora de maior valor e mais esporádico, tipo 3 em 3 meses, de 6 em 6 meses, etc. Mas mesmo com esta nova preocupação, a minha segurança, vou manter o que tenho dito até aqui. Vou é poupar para duas coisas distintas, para CA's ou depósitos a prazo e para a minha segurança (vou mesmo chamar-lhe assim).

E quanto vai ter esta reserva - minha segurança?

3.600,00€, que equivalem a 600€ de gastos por mês em 6 meses.

Na atualidade é o meu valor "alto" de gastos. Se quisesse viver com menos conseguia, pelo menos neste momento da minha vida, não quer dizer que daqui a 6 meses se mantenha.

Gosto de me projetar.

Em Novembro de 2023, eu incentivei-me a mim mesma a chegar aos redondos 7 mil até dezembro de 2024. E não me tenho calado com isso por aqui 😅, eu sei que consigo ser chata, mas vocês ajudam-me muito a ser mais constante.

Se estou neste momento a ver essa luz ao fim de julho, tenho de pegar em mim e me projetar além disso. Se me acomodo vou arranjar desculpas para me desleixar com os números, e não posso.

Não tenho uma meta temporal para os 3600€, pelo menos para já já, esta decisão foi tomada esta manhã enquanto via o meu caderno de gastos deste mês de abril. 

13 comentários:

  1. Invejo essa capacidade e resiliência, quem me dera ser tão controlada como tu. Poupo a mesma quantia todos os anos, desde uns valentes já e procrastino ao dizer-me que conseguir o que consigo é muito bom para o dia-a-dia.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Dependendo do valor, sim , já pode ser mesmo bom para o dia a dia que corre, mas se se trata do mesmo valor à já muitos anos porque não aumentar um bocadinho? O salário é o mesmo? O nível de vida subiu?
      São questões importantes a ter em conta.

      Porque, se recebe mais, mas os seus encargos também são mais, conseguir o mesmo nível de poupança é bom.
      Se aumentou e a vida mantém, então devia subir um bocadinho o valor a poupar, nem que seja em 25€/mês, por exemplo, só para incentivar a conseguir mais.

      Um beijinho

      Eliminar
  2. Não queres partilhar conosco de onde vem todo esse animo? Eu olho para as minhas contas e saldos e até evito mesmo.

    Força, vais conseguir mais um desafio. Eu vou acompanhando por aqui.

    Beijinhos, tudo de dom
    Ana Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,
      O meu ânimo vem de ver que consigo. Por enquanto, o tempo dirá se conseguirei manter este ritmo muito mais tempo, e se sim, por quanto.

      Tenta começar pelo mais básico, ver os rendimentos que tens e ires descontando os gastos que vais tendo, faz isso um mês para perceber onde gastas o teu dinheiro e depois nos meses seguintes já vais conseguir olhar para as contas diferente, porque há contas que já sabes mesmo que tens de pagar e outras que podes ou não evitar ☺️

      Um beijinho

      Eliminar
  3. Como é que se vive hoje com 600€ em um mês????!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Não é fácil mas também não é impossível, este valor é a minha parte das contas. De um casal com um filho bebé. Então não vejo assim como "tão pouco".

      Um beijinho

      Eliminar
    2. Consegue-se com muita vontade, muito esforço e abdicação de extras.
      Lucia

      Eliminar
  4. Parabéns! Valores redondos e bem bonitos! :)

    Eu também espero nunca precisar do dinheiro. Principalmente do das poupanças.
    Para mim, é como se não existisse mesmo.

    Três objectivos assim de uma assentada é óptimo. Eu "só tenho" o objectivo de poupar o mesmo que o ano passado e acho que consigo.

    E é como dizes, ver a conta a aumentar, epá não tem como não ficar viciada! :D

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o ver a conta a aumentar estimula mesmo mesmo a querer manter e ver até onde conseguimos chegar da próxima vez :)

      Beijinho Cláudia :)

      Eliminar
  5. Na minha visão reserva de oportunidade e fundo de emergência têm conceitos diferentes.
    Fundo de emergência é o que o próprio nome indica. Uma almofada financeira que serve para um imprevisto qualquer.
    Reserva de oportunidade é para quem faz investimento de maior risco. Tem um dinheiro num mecanismo de investimento mais conservador, como por exemplo os Certificados de Aforro, e sempre que há uma baixa de mercado ou uma situação em que encontra uma oportunidade, tem dinheiro para fazer esse investimento imperdível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beh,
      Eu não pesquisei financeiramente o que reserva de oportunidade quer dizer, só fiquei com aquela frase na cabeça e a transpus para a minha realidade, faz sentido o que diz, obrigada pela partilha de opinião.

      Um beijinho

      Eliminar
  6. Os meus parabéns: pelo esforço que fazes, por partilhares aqui as tuas contas, pela motivação que passas, pela lutadora que és, etc.
    Gosto muito de te ler, embora comente pouco.
    Fui habituada a poupar desde pequena. Tinha 16 anos quando eu e o meu irmão fizemos a nossa "primeira grande compra" - computador e impressora. Tivemos muito incentivo dos meus pais. Mas muito esforço da parte dos dois, juntávamos moedinha a moedinha, não comprávamos guloseimas, era muito controlo um ao outro... ehehe Já nessa altura anotávamos num caderninho o que cada um poupava. Os meus pais viram o nosso empenho e acabaram por colocar o dinheiro que faltava e foi então que fizeram a compra.
    Tenho 46 anos, o meu irmão 43, e nunca fizemos nenhum empréstimo bancário até aos dias de hoje. E o meu salário pouco acima do salario mínimo.
    O meu primeiro salário foi para abrir uma conta a prazo.
    Só tenho pena de não ser boa a investir. Os meus investimentos sempre foram de valores baixos e de capital garantido, como depósitos a prazo e há bem pouco tempo em títulos de tesouro (7 anos), com muita pena minha. Também tenho um pequeno valor na Raíze, que pretendo em breve tratar-lhe da saúde .... (um dia que esteja disposta a isso)
    Desejo-te tudo de bom, continua a poupar e a partilhar, és uma inspiração para muitas pessoas.
    Lucia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia,

      Obrigada eu, por ser quem me lê e quem me acompanha.

      Apesar de não ter muitos comentários, eu vejo os registos de leitura e é por vocês que me mantenho fiel até a mim mesma. Gosto mesmo de mostrar a verdade e o que consigo.

      Que engraçado essa sua história do computador, lá está, termos o mérito nos benefícios faz toda a diferença, ajuda mesmo muito a crescer, em todos os sentidos.

      Beijinho Lúcia

      Eliminar

Poupança de Abril

Muito resumidamente: 425€ em Certificados de aforro