quarta-feira, 20 de março de 2024

Ter filhos - O que não compraria se fosse hoje

A Cláudia a respeito de um comentário que lhe fiz pediu que dissesse quais as coisas que não compraria a saber o que sei hoje e se fosse ser mãe agorinha. 

Aí Deus, tanto dinheiro que gastámos que agora está arrumado no sótão. Pois é. A inexperiência, o primeiro filho e o que querer que não falte nada faz disto.

Quando pensamos em filhos pensamos logo em quê? 

Necessidades.

- Roupas,

- Fraldas, leite ...

- Itens de banho e cuidado de higiene,

- Quarto mobilado e personalizado,

- Ovo, carrinho de transporte, marsúpio, etc,

- Brinquedos, bonecos, peluches, naninha (boneco ou pano desde o primeiro dia para associação a cheiro e conforto para acalmar o bebé), ui, etc's

- Banheira

- Muda fraldas

Isto é o de caras! Coisas que nos passam logo pela cabeça de que precisamos, então, vou agora descrever o que realmente vi que funcionou, que precisei e o que podia ter abdicado.

 

Roupas: ✅❌

Sim e não.

Sim, ao comprar as primeiras roupas de maternidade para se quisermos oferecer-lhes quando forem adultos como recordações e memórias nossas.

Não, ao comprar desenfreadamente porque achamos que vai faltar. O meu bebé nasceu no outono, e com a passagem pelo  inverno achávamos que não íamos conseguir secar a roupa e TODA A GENTE dizia e diz que recém nascidos e bebezinhos sujam muita roupa. Vá de comprar e comprar. ERRO N.º1 que tivemos.

Primeiro porque quando estamos grávidas isso nota-se, e há sempre alguém conhecido dos conhecidos que tem kilos de roupa em casa e dão. Roupa de bebé é pouco gasta, porque eles não fazem NADA, então mesmo oferecida vem boa. Recebi imensa roupa e foi de uma pessoa só e o nosso bebé não usou nem metade, imaginem... 

Sobre secar, as peças são minúsculas, secam sim e rápido.


Fraldas, leite, toalhitas de limpeza:

Totalmente sim.

Obvio que vamos precisar destes itens. O meu conselho aqui seria não comprar fraldas até aos 8 meses de gravidez. Porque a correr tudo bem o bebé não nascerá até aí e temos tempo de ver o que nos oferecem, sério há pessoas que oferecem packs de fraldas e ajuda muito não ter grandes quantidades de stock. Porque embora nas ecografias saibamos +/- o peso dos nossos bebés não é 100% certo, e se comprarmos 20 packs de tamanho 0 ou tamanho 1 e o bebé já vier maior? Pois... Gastar gastamos, podem é deixar de servir e ainda termos no armário +10 packs em stock.

As toalhitas já é diferente, aí se forem vendo promoções aconselho a irem comprando, porque vão sendo precisas sempre ao longo do tempo.

Leite, também é sempre preciso claro, a não terem amamentação aí será necessário a compra, então é um gasto que têm de realmente equacionar. Pois é o que "comem".


Itens de banho e de higiene:

Tanto NÃO aqui.

O primeiro não, seria de caras a banheira. Não voltaria a comprar. Um alguidar novo, devidamente lavado com água a ferver serviria para os primeiros meses. O meu bebé tem 17 meses e já toma banho na nossa banheira. É dinheiro que já temos parado no sótão. Um bebé é minúsculo, toma banho até no nosso colo.

Outro não seria o muda fraldas, totalmente um gasto inútil. Claro que respeito quem tenha e quem diga que lhe salva a vida. Mas uma fralda muda-se em qualquer lugar plano com segurança, como uma cama, um sofá, um banco de carro. Com uma toalha de banho de bebé por baixo, uma fralda de pano e está apto à troca.

Outro dos nãos óbvios para mim hoje são os cotonetes de bebé, há até específicos para eles, e claro a comprarem usem desses sim, mas o meu bebé não tolera, assim que vê o cotonete até foge, desde sempre e penso que seja pelo material em si, ele quando toca em guardanapo de papel faz a mesma cara, e folhas de flores, etc etc, (tenho um irmão que também tem esta intolerância, em tocar em determinadas texturas, cotonetes e guardanapos são algumas delas, então associo que pode ser o mesmo tipo de "fazer impressão" e nunca fiz questão de forçar o bebé a mexer ou a ter de tolerar o cotonete ali a tocar-lhe). Faço a higiene do ouvido com uma toalhita húmida, fica limpo e bem e ele permite. E mesmo que ele gostasse do cotonete penso que usaria na mesma a toalhita, temos sempre em casa para a muda da fralda então não estaria a comprar de prepósito cotonetes.

Sobre toalhas. Também não compraria, além de ser uma coisa que oferecem e nós conseguirmos usar em mais do que um banho seguido sem lavar, usar uma toalha nossa, de adultos, lavada com os produtos (detergente e amaciador) indicado para os bebés (porque os nossos detergentes podem causar alergias) dá perfeitamente para usar.


Quarto mobilado e personalizado ➕ ou

Um berço indico sem dúvida alguma, é essencial haver algo que dê segurança ao sono, claro que aquelas caminhas que se aplicam na nossa própria serve para os primeiros meses e dão segurança, mas assim que eles começam a ganhar autonomia no virar, sentar e por de pé, um berço é muito mais seguro e dá segurança até bem mais tarde, 3 anos sensivelmente, e/ou mais. Porque mesmo que acordem e se levantem com as grades não conseguem sair, nem há o risco de cair.

Além de que faz muita diferença terem um espaço onde eles durmam confortáveis para nós podermos usar a nossa cama para dormir confortável também.

O nosso teve desde logo, embora tivesse feito muitas noites na nossa, ainda hoje faz, mas conforme vai crescendo vamos ficando mais apertados e dormimos mal 😂. Portanto, berço, super indico.

De resto, mobília, quarto decorado? A minha opinião é que se gostarem e poderem, sim façam, na IKEA há coisas baratinhas e montam um quarto num instantinho com menos de 500€ até. Sobre quem não pode ter esse gasto, não se aflijam, não é essencial e o bebé nem vai usar o quarto para rigorosamente nada nos primeiros meses. O meu por exemplo só ainda o usa para brincar. Quero ver se no verão o começo a deitar lá, veremos... se consigo não morrer de saudades. A decoração eu fiz essencialmente com quadros e fotografias e está muito amoroso.

Portanto, essencial aqui, só o berço. Comprámos por 100€ e pouco e está igualzinho, resistente.


Ovo, carrinho de transporte 

Sim, óbvio, nem o bebé saí da maternidade sem ser dentro de um ovo devidamente homologado e um carrinho dá jeito para as primeiras saídas, consultas, etc's. Aqui terá de ser um gasto necessário sim. Comprámos na zippy que tem preços ótimos e ainda oferecem a lista de bebé que é um cartão que acumula todas as compras lá, até um ano de nascimento e depois oferece uma % do valor global de compras em vale de cartão para gastar na loja.


Brinquedos

Aconselho a oferecem desde cedo algo que o bebé use para se autorregular, como uma naninha ou um dudu como tem gente que chama. É um bonequinho ou fraldinha de pano que está junto do bebé na hora de dormir por exemplo.

O meu bebé assim que se vira para o lado e agarra o bonequinho dele tem associação de sono e adormece sozinho, ali, agarradinho ao amigo.

Sobre restantes brinquedos, não aconselho, não são nada úteis nos primeiros meses. Até porque, amigos e conhecidos gostam de oferecer um peluche ou outro ou aqueles brinquedos com luzes e musicas de embalar e são o bastante.


**


Se eu pensei assim na minha gravidez e o fiz no pós-parto? Não, mas se fosse hoje faria 😂. Coisas simples que fazem a diferença na carteira sem dúvida.


Claro que há coisas a ter: Termómetro, aspirador nasal, (que se compram uma única vez), creme muda fraldas para assaduras, necessários à higiene oral e etc's que vão ser precisos, abordei aqui um geral apenas daquilo que já vi que comprei e não me foi assim tão útil ou imprescindível a ponto de fazer falta.

11 comentários:

  1. Adorei e penso do mesmo jeito.
    No que se puder poupar, acho que sim.

    Pedir emprestado é outro super sim :P

    Por acaso uma amiga já disse que emprestava, mas sabes como é, não se pode contar com isso até ser mesmo verdade vá.

    Mas tiraste-me um peso de cima, digamos. É que já pensei nessas coisas todas e graças a Deus que não estou errada.

    Gostava de ler outros comentários, mas o essencial está aqui mesmo :)

    Obrigada querida!

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x20 de março de 2024 às 14:55

      Olá Cláudia,
      Pode ser que entretanto alguém com mais experiência que eu comente também :)

      É sempre bom ter estes exemplos.

      Ainda bem, que de certo modo, já ajudei em alguma coisinha :) Beijinho

      Eliminar
  2. Olá! No geral concordo, acho que é preciso desconstruir essa ideia romantizada de que devemos preparar e ter absolutamente tudo antes do bebé nascer. Há coisas que podemos ir comprando depois, conforme se comprove haver realmente necessidade disso. Também acho que dentro do possível devemos simplificar (como o caso que deu da banheira, ou esterilizadores de biberão e chucha por exemplo nada que água a ferver numa panela não façam, etc.). Big yes às doações em segunda mão de amigos e família. No entanto há coisas que na minha experiência me disseram o contrário, nomeadamente na roupa necessária. O meu bebé bolsava muito, chegava a mudá-lo 3x por dia. Não sendo necessária uma tonelada de roupa não recomendo ter pouquinha ou é um stress sempre a lavar/secar/engomar. (continua no comentário seguinte).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de março de 2024 às 09:15

      Exatamente, eu ainda hoje faço assim, esterilizo tudo numa panela com água a ferver.

      Excelente exemplo que não referi, obrigada :)

      Eliminar
  3. Outra coisa que na minha experiência me mostrou é que às vezes tanto queremos poupar, que a inexperiência e a falta de reflexão no futuro nos acabam a fazer gastar mais ou igual. No meu caso foi o conjunto carrinho / ovo, que herdei da minha cunhada porque estava super estimado e era robusto, embora confesse que esteticamente (achava eu que era esse o único contra) não se enquadrasse nos meus gostos. Mas revelou-se um carrinho grande, aberto e fechado, que me ocupava a mala do carro quase toda, difícil de manobrar. O ovo só deu até aos 9 meses do bebé e aí está, acabei por comprar cedo uma cadeira auto e pouco depois gastei dinheiro num outro carrinho mais prático e pequeno. Diria que é sempre preciso nestas coisas equacionar se vai adequar-se à nossa vida, rotina, estilo de vida. Um casal que goste muito de caminhar, da vida ao ar livre e passeie bastante aconselho a ter atenção a esta escolha (continua noutro comentário).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de março de 2024 às 09:19

      Sim, outro excelente exemplo, é preciso ter em consideração a facilidade de manobrar e o peso destes equipamentos sim.
      O meu andou no ovo até aos 12 meses, e compramos aí a cadeira auto, o carrinho é super fácil de montar e desmontar, embora me pese um pouco, mas é porque eu também não tenho assim muita força para dar e vender .. então é mais uma limitação minha que do carro, mas concordo plenamente estas coisas condicionam quem gosta de passear e etc.

      Ainda hoje a ser necessário usamos o mesmo carro, pois tem a possibilidade de criar ali uma espécie de banco, alcofa, e etc. Então achei muito boa compra.

      Obrigada por mais um bom exemplo

      Eliminar
  4. Depois há sempre que equacionar aquilo que nos poderá fugir do controle. No meu caso sempre amamentei, foi a minha salvação porque o meu filho nasceu alérgico à proteína do leite de vaca. No período de aleitação exclusiva, se não fosse o leite materno bem ia o meu salário para leite (fiz as contas e andava perto disso). No quesito higiene, a pele dele tem atopias por isso os produtos são sempre de linha de farmácia para peles atópicas e, apesar de durarem bastante, não deixam de ser caros, aqui é um daqueles casos que não dá para usar linhas de marca branca ou mesmo de supermercado. Na minha opinião, e na minha experiência, ter um filho é dispendioso, mesmo aí está simplificando o que considero dar para simplificar, tanto que não vou ao segundo por várias razões, sendo as duas principais a questão financeira e o facto de sentir que já tenho pouco tempo de qualidade com 1 durante a semana, com dois a gestão ficaria ainda pior. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x21 de março de 2024 às 09:26

      São situações de que facto nunca conseguimos antever, ainda assim, são situações que se acabam por tornar temporárias, porque o bebé não bebe apenas leite durante muito tempo exclusivo. É um esforço? é. É uma despesa? é. Tem de haver essa noção.

      Sobre os produtos de higiene, também só uso uriage, eu tenho muitos problemas de pele, e sempre tive receio do meu bebé vir a manifestar o mesmo e indicaram-me logo (dermatologista mesmo) a usar a linha uriage. É cara? é, mas é como você diz, duram bastante tempo até.
      E apesar destes gastos serem carotes e terem de ser considerados, e não pudermos fugir deles, em todas as outras coisas que dá para simplificar há que o fazer, para não agravar ainda mais estes casos. Como o exemplo que deu de esterilizar as coisas sem necessidade de esterilizadores, são pequenas coisas que fazem muita diferença, porque é tudo carissimo.

      Sobre coisas emprestadas, aproveito ainda para dizer que, no meu caso de amamentação, eu sempre tive muito leite, no entanto nos primeiros tempos o bebé não tinha "força" para o sugar, tive de tirar à bomba, a minha cunhada emprestou-me, e correu super bem.
      A haver confiança não vejo inconveniente nenhum de se usar emprestado, nem vergonha nenhuma de o fazer.

      Obrigada pelos seus exemplos, beijinho :)

      Eliminar
  5. Obrigada :)

    Claudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
  6. Eu não aconselho stock de fraldas e toalhitas antes do bebé nascer a ninguém.
    Para o meu primeiro filho fiz, e depois fiquei com medo que o miúdo fizesse reacção. Correu bem! Para a segunda filha já não fiz, e que bom! A menina fazia muitas alergias... Foi a minha safa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x25 de março de 2024 às 10:05

      Eu fiz, após os 8 meses fiz, ia comprando, mas das dermatologicamente testadas, nada de marcas brancas. Até porque tenho muitas alergias de pele e tivemos muito medo que ele tivesse essas reações.

      Beijinho e boa semana :)

      Eliminar

Instagram

À uns dias, estava eu deitada no sofá, naquelas horas livres que temos depois do bebé dormir, e estava a ver reels no instagram . Como gost...