segunda-feira, 18 de março de 2024

Filhos, pais e padrastos

À uns anos uma amiga teve um trabalho de licenciatura em que deveria descrever uma diferença dos tempos atuais para os mais antigos.


Frase síntese:

"Nos dias de hoje os filhos têm mais pais, e os pais têm menos filhos"


Todos sabemos, antigamente os casais tinham 4/5/6 filhos sem julgamento e dado como natural;

Hoje em dia um casal tem filhos, separam-se e as crianças ganham dois lares. Duas famílias. Dois pais e duas mães?


Hoje, logo cedinho, para começar o dia e a semana tive uma reunião na Câmara do meu município. A técnica com que me fui reunir casou com um sr. que tem um filho de uma antiga relação. Quando se juntaram a criança tinha 2 anos. Hoje tem 9.

Fez todas as queixas possíveis e imaginarias sobre "a outra", mas o que mais me tocou foram as seguintes citações:

- Tu a mim não me és absolutamente nada (dito por ela ao miúdo para o repreender por se portar mal em casa dela e do pai dele)

- Vê se educas O TEU FILHO (dito ao marido)

- Quem tem de te levar as tuas atividades são os teus pais, não sou tua mãe, comigo não vais (dito ao menino)

- Só queria ter direito a mais momentos da MINHA FAMILIA, sem que ele (marido) tivesse de chamar sempre o OUTRO (filho da antiga relação).


Isto foi o que me ficou no coração, fora tudo o resto. Doeu-me. Independentemente das crises deste casal com a ex dizer "tu a mim não me és absolutamente nada" a um menino de 9 anos é redutor, é triste, é desmotivador.

Entretanto a técnica teve um filho com esse Sr. e daí dizer que queria momentos só deles três, sem o "outro".  Eu consigo até compreender, mas...

PENSAM!!! Pensam quando se juntam que a criança já existia?
Quando refazem a vida com homens e mulheres que já tem descendência tomam a noção que a relação os inclui??


Eu ouvi coisas que... fiquei a pensar: As pessoas são más, olham para si, não refletem que são eles os adultos e com a capacidade de gerir as emoções, que são responsáveis pela educação e crenças daquela criança. Eles 3, todos, mãe, pai e MADRASTA, sim!!! ela é responsável também.
Fiquei doente, e profundamente triste.

Pobre criança. Pobre menino. Onde estás a crescer e como.

😔

13 comentários:

  1. que triste... Quem assim é deveria pensar que um dia "alguém" pode tratar assim um filho Seu!!
    Não consigo conceber uma atitude assim! Como jamais deixaria que um homem/mulher ficasse na minha vida( e da minha filha) com esta atitude... :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x18 de março de 2024 às 15:53

      Doeu-me mesmo, e pensei também por esse lado, no meu próprio filho. Não sabemos o dia de amanhã, e detestaria que ele tivesse de ouvir palavras deste género.

      Fui dando a minha opinião, completamente contrária à dela, mas realmente tem ali uma posição muito vincada já... Já será sempre assim :(

      Beijinho

      Eliminar
    2. Eu como divorciada com uma filha posso dizer que felizmente encontrei precisamente o oposto, refiz a minha família com uma pessoa que não tinha filhos, mas que sempre tratou a minha como se fosse sua, ao ponto de que quem não soubesse jamais imaginaria que não era a própria filha, mais tarde tivemos um filho em comum e nunca senti que passasse a tratar a minha filha de forma diferente, arrisco a dizer que tem uma relação mais fácil e de mais companheirismo do que eu e ela, mas tenho noção que tive muita sorte mesmo.

      Eliminar
    3. Aí Teresa, que testemunho bom!
      Obrigada por esta partilha, hoje fiquei destroçada com esta situação... Até porque conheço muito bem o menino e com todos os relatos da madrasta consegui perceber algumas atitudes que tem.
      Dói.
      Obrigada por partilhar o lado bom, beijinho

      Eliminar
    4. Por ser mais os casos ao contrário quis dar o meu testemunho que é diferente e hoje com a minha filha com mais de 20 anos e com uma relação muito boa com o padrasto, que na realidade tem sido mais pai dela que o próprio pai nunca foi.
      Prova que muita vez ser pai ou mãe é mais que o ser biologicamente e sim criar e conviver e que ainda há corações dispostos a amar mesmo nestas condições.
      Fico muito triste quando vejo estas situações, porque um filho deve estar sempre em primeiro lugar e caso não tivesse encontrado uma pessoa assim preferia ficar sozinha, mas cada qual sabe de si.

      Eliminar
  2. No meu caso não foi por divórcio. A minha mãe faleceu quando eu tinha 8 anos. Quando tinha 9 o meu pai refez a sua vida e eu obviamente fui com ele. A madrasta tinha uma filha 5 anos mais velha que eu. Nunca fizeram questão de me fazer sentir integrada em nada. Aquela não era a minha casa, não eram as minhas coisas, tinha de pedir autorização para comer algo fora do "básico ", tipo uma bolacha. A diferença é que não ia lá só às vezes. Vivia lá permanentemente. E foram os piores anos da minha vida, nem gosto de pensar no que lá passei. Aos 12 anos fui despachada para casa dos meus avós e aos 15 vivia sozinha na casa que era da minha família, vulgo pai e mãe. Hoje sou mãe de 2 filhos e não consigo perceber como o meu pai alguma vez permitiu que eu fosse tratada como fui 3 como optou por me despachar para evitar problemas com a companheira. Hoje está a morrer e sou eu que o levo a todas as consultas e tratamentos, apesar de no meu interior aainda não ter conseguido perdoar tudo. Mas precisei de muitos qnos de terapia para conseguir chegar a este ponto. É mesmo muito triste. Desculpe o desabafo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "A diferença é que não ia lá só às vezes. Vivia lá permanentemente. "

      :( aí anónimo, que no me deu :(

      Fico tão triste com estes testemunhos.
      Não tem de pedir desculpa sobre nada, sinta-se abraçada e acolhida.

      Que a vida, agora com os seus dois filhos seja feliz ❤️ você merece

      Um beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada pelas palavras. Foi exactamente a pensar neles que resolvi, durante a minha primeira gravidez, pedir ajuda para resolver estes meus "traumas". Porque apesar de nessa altura ainda não ter feito muitas das associações que faço hoje em dia, com a terapia consegui entender que muitas das minhas atitudes e problemas actuais, nomeadamente no que toca a ansiedade severa, advêm desses tempos. O sentimento de "abandono" que vivenciei durante esses anos, sendo tão pequenas, marcaram-me de uma forma que provavelmente nunca irei conseguir reverter. Dou, no entanto, todos os dias, o meu melhor para que esses meus traumas não transpareçam para os meus filhos, que de nada têm em culpa. E estou em processo interior de tentar perdoar o meu pai, sei que não lhe resta muito tempo de vida, e gostava mesmo muito de conseguir dizer que o perdoei completamente por tudo. Ainda não estou nesse ponto, apesar de neste momento fazer tudo por ele, a minha vida é gerida em função das consultas e tratamentos dele. Muita gente que conhece a minha história diria que provavelmente não faria o mesmo que eu faço, mas tento dar o meu melhor todos os dias, não o fazendo sentir culpado por nada. É um processo que me acompanhará provavelmente até ao fim dos meus dias. Portanto, testemunhos como o que me partilhou tocam-me bastante, porque sei na pele o que custa, na altura, e as marcas que deixa em nós, mesmo sendo adultos e muitas vezes nem tendo essa percepção...

      Eliminar
    3. A teia dos 20 mais x19 de março de 2024 às 10:09

      Não tem de o fazer, não tem de chegar ao ponto de não o culpar completamente e "zerar" essa dor, ele teve culpa sim, ele permitiu que vivesse isso, de certo ele via isso acontecer e consentiu em prol de não ter problemas conjugais com a nova relação.

      Compreendo perfeitamente o sentimento de dar isso por resolvido e ser melhor que todos eles, compreendo verdadeiramente, mas a sua parte de ajudar o seu pai neste momento de vida e de fim já é o seu bastante. Perdoar e esquecer a dor que teve é outra coisa.

      Fico profundamente triste e doente com este tipo de situação, fico mesmo, marca-me mesmo não sendo histórias minhas.

      Um filho é a melhor coisa deste mundo e dos próximos. Imagino só a sua dor, a sua vivência, perder a mãe tão novinha e ter de enfrentar tudo isso.
      Com certeza o seu coração será de esperança e amor sem fim.
      Seja feliz com a família que construiu, que veio de si, merece e eles merecem também.

      Um beijinho

      Eliminar
    4. Obrigada mais uma vez. A parte de perdoar seria mais para mim do que para ele. Não queria viver a carregar este "peso" para sempre. Mas enfim, veremos, vamos andando um dia de cada vez, e tentando aproximar a felicidade em cada pequeno momento, apesar de todos os problemas...

      Eliminar
  3. Que situação complicada.
    Acho que as pessoas já sabem para o que vão. O assunto filhos não pode ser segredo até irem viver juntos e logo daí, ou acha que tem estômago para isso, ou não e retira-se.

    Eu não sei se teria, mas lá está, nunca na vida trataria mal quem quer que fosse.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
  4. Não consigo conceber este tipo de dinâmica familiar. Eu tenho um filho de 15 anos, estou com o meu marido há 12 e juntos temos uma filha de 5. Ele sempre tratou o meu filho como dele. E eu jamais seria capaz de manter na minha vida um homem que não fosse capaz de fazer o meu filho sentir-se parte da nossa família. Porque ele já era a minha família primeiro. E será sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x25 de março de 2024 às 10:03

      Tal e qual como eu penso Cynthia, jamais permitia uma situação destas, fosse do meu lado fosse do lado do pai dele. Enfim, custa muito conhecer estas "realidades"...

      Beijinho

      Eliminar

Poupança de Abril

Muito resumidamente: 425€ em Certificados de aforro