quarta-feira, 13 de março de 2024

Controle antecipado de despesas

Quem se interessa pelo tema financeiro e poupança pessoal conhece de certeza o chamado "Sistema de envelopes", que consiste e resumidamente: em categorizar todas as nossas despesas fixas ou variáveis, atribuir-lhe um custo mensal e todos os meses quando se recebe o ordenado dividir os eurinhos por essas categorias/envelopes.

Pois que, eutenho definido 1 envelope.

Sei todas as minhas despesas mensais e já conto com elas e com o ordenado a receber para as pagar.

Mas antes de 2023 acabar defini para este 2024 um envelope a poupar para despesas que tenho fixas ao final do ano. Concretamente, Outubro e Dezembro. Anualmente.
Trata-se do seguro e IUC do automóvel.

E defini poupar 30€/mês. 360€ colocados de lado para estas duas despesas que têm um mês fixo, mas para não sobrecarregar os meses em questão decidi aligeirar este "peso" mensalmente.

Em anos anterior já fiz o mesmo, e dá mesmo muito jeito.

E cá estão eles:


Os meus 90€ de Janeiro a Março.

Faço esta publicação porque me sinto MUITO orgulhosa 😅. Este dinheiro está num cantinho da carteira que uso diariamente, obvio que tem um fim definido mas se tiver em algum sitio que precise de dinheiro urgente este montante está ali à mão. Até aqui não foi preciso e espero que não seja.

Antecipam este tipo de despesas também?

💰

1 comentário:

  1. Por acaso, não. Sei quando o tenho que pagar, ao seguro, o IUC por acaso ainda é a minha mãe que paga e como foi até o 1º ano em que paguei seguro, paguei logo ali a pronto.

    Mas é um bom método. Mas não andaria comigo. Tinha receio...

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar

Instagram

À uns dias, estava eu deitada no sofá, naquelas horas livres que temos depois do bebé dormir, e estava a ver reels no instagram . Como gost...