quarta-feira, 20 de abril de 2022

Planear já o mês de Maio

Estamos não tarda a terminar abril, e enquanto esperava pelo início de uma reunião na câmara municipal do meu concelho (marcada para as 11h mas adiada em largos pares de minutos - o de sempre), lá me dediquei a fazer uns rabiscos no bloco de notas do telemóvel. O objetivo era algo simples mas que me apelasse a entrar no planeamento sempre que tenho gastos. Não é nada pré definido, fiz eu própria, e saiu isto:


(clicar na imagem para aumentar)

Bem disse que era simples 😅
Coloquei o mês em questão, as entradas, gastos e a poupança. O objetivo principal é mesmo ter tudo quanto 'entra' e 'sai' do bolso contabilizado. Faz diferença no final do mês para perceber onde se gasta mais e menos e onde há a possibilidade de ter mais "cuidado".

Para já os gastos são indicativos daquilo que já prevejo, evidentemente/infelizmente terei mais.

Rasurei os valores já colocados por privacidade.

O importante é registar, seja em excel mais elaborado (que já cheguei a ter), seja em aplicações próprias, papel, agenda, etc...

           Têm hábito de listar os vossos gastos?

8 comentários:

  1. Todos!
    Não falha um! Para cada mês no diário financeiro há uma folha com o orçamento e outra com o descritivo de todos os gastos feitos, em que dia, onde foram, quanto custaram.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, acho importantíssimo mesmo, e faz mesmo toda a diferença na análise de gastos

      Beijinho :)

      Eliminar
  2. Todos! Já há bastantes anos que ganhamos esse hábito. Usamos uma app no tlm onde inserimos todas as entradas, saídas e transferências para cada item de poupança.

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, mas para isso precisas de ir a esse mapa todos os dias? acho a ideia boa, mas trabalhosa também

    Boas poupanças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, todos os dias em que tiver gastos pelo menos, ou guardar os talões de compra e preencher os dados ao fim de semana ou um dia por semana definido. Pior é nas compras que fazemos que não temos talão, por ex. um café aqui outro ali, e etc

      Obrigada :)

      Eliminar
  4. Acho que já referi, mas não aponto os gastos. E acabo por saber +/- onde gasto o dinheiro.
    Ou se calhar sei totalmente onde gastei o dinheiro.
    Como eu poupo na própria conta à ordem, controlo tudo por lá. Acho curioso, sou toda organizada, mas nunca senti necessidade de apontar as despesas, porque realmente as da casa são praticamente fixas.
    As da comida, variam, mas temos que comer...
    As outras, são as outras. Como não tenho gastos supérfluos, se tiver que gastar, gasto.
    Não sei se faz muito sentido isto que estou a dizer, na minha cabeça fez :P

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia, faz sentido sim, o método "organização" é individual. O que funciona para uma pessoa não tem de funcionar geral.

      Sou um pouco como tu, decoro as coisas. Eu por ex consigo todas as sextas fazer resumo do que gastei ao longo da semana de cabeça.

      Mas vou registar para fazer comparações, tipo ao trimestre, aqui no blog :)

      Beijinho

      Eliminar

Número: 25

Visto assim, apenas o número 25 , parece bom ou mau? 25, foi este o meu número. Mas, 25 quê?