quarta-feira, 20 de abril de 2022

Liberdade e Independência financeira são a mesma coisa? Sim, Não, Talvez?

Ainda no rescaldo do que descrevi ontem, faço hoje uma análise ao que considero que sejam a liberdade financeira e a independência financeira. É que não são a mesma coisa, nem pouco mais ou menos, embora as palavras liberdade e independência tenham conceitos muitos idênticos.
 
Então,
 
Liberdade Financeira, é quando financeiramente se está devidamente confortável para se fazer escolhas. Escolhas entre um sim e um não, consoante o que for melhor para nós e/ou família. Por exemplo, escolher mudar de emprego, para algo que, por algum motivo, gostemos mais, ou por apenas deixar um trabalho que detesta-mos e até então estávamos obrigados a fazer (para podermos pagar contas e sobreviver)…
 
A liberdade financeira, não é poder deixar de trabalhar só porque estamos "devidamente confortáveis", mas é, a partir de um determinado património acumulado, ter-se a possibilidade de fazer escolhas diferentes e mais benéficas, sem que o factor económico condicione as nossas decisões. No entanto, e podendo ter opção de escolher, a hipótese de não trabalhar não é considerada.
 
já a,
 
Independência Financeira, é quando já depois de se ter vencido a liberdade financeira (creio que algum/muito tempo depois), o património acumulado já é de um "volume" tão satisfatório que já não é preciso trabalhar. O ato de trabalhar ou não já não acrescenta à equação. Podendo faze-lo apenas como hobby e não como gerador de vencimentos... Na independência financeira, o que se conquistou é suficiente para que o estilo de vida seja mantido sem novas entradas até ao fim dos dias.

No meu caso pessoal, a ser realista, eu neste momento já me posso considerar em liberdade financeira, no entanto quero consolidar esta liberdade até ao final deste ano, ao mesmo tempo que começo a estudar e a iniciar os investimentos para quem sabe um dia estar a escrever sobre a independência financeira alcançada. O sonho comanda a vida não é mesmo?

6 comentários:

  1. Infelizmente não vivo nem uma coisa nem outra. Vivo o dia a dia com o ordenado/reforma do mês.
    Elogio a forma como está explicada a cada situação. Sublime
    .
    Uma quarta-feira feliz … cumprimentos cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ricardo,

      Um beijinho e uma feliz quarta-feira para si e para os seus :)

      Eliminar
  2. Não considero que tenha liberdade financeira, uma vez que ok, posso fazer escolhas, mas por exemplo, se essa escolha for comprar um carro, fico a zeros. Para outra casa, não tenho dinheiro.
    Mas pretendo atingir essa Independência Financeira. Isso sim, tal qual como falámos no outro dia :)

    Beijocas

    P.S: É uma associação que ajuda mendigos e pessoas mais necessitadas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas consegues ter para um carro caso haja essa necessidade, isso por si só é liberdade, acredito que, ok ficas a zeros, mas tens ali uma segurança. É o mesmo com o trabalho, se tens dinheiro que te assegure trocar de trabalho tranquilamente também se pode considerar liberdade...

      Para mim, não ter liberdade financeira é viver mês a mês, em que o que se ganha é mesmo todo aplicado no mês e por vezes não chega

      Beijinho

      Eliminar
    2. Ok, já percebi a ideia. Então nesse caso sim, tenho liberdade :)

      Próximo passo?

      Atingir a independência :D

      Beijocas

      Eliminar

Fim do mês

Então, na sexta-feira eu tinha 142,39€ a sobrar-me de ordenado para viver o resto do mês... Tinha, 'tinha', ... que já lá vai. Noto ...