segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Encontrei a minha poupança de 2023

💰

Pois é, a ler o ano passado, encontrei uma publicação com o apanhado global de 2023 em poupanças, fi-lo a 19 de dezembro de 2023, e com isto consegui ver realmente o quanto tinha feito no ano, e sei que nesse valor eu não mexi, andei a fechar contas poupança e a abrir outras mas sei que o poupado não foi gasto, isso eu lembrava-me. 

Já tinha andado a tentar encontrar esses números à uns tempos para fazer comparações entre um ano e o outro e só tinha encontrado aquelas publicações típicas de final de trimestre, mas só até setembro/23, agora encontrei o ano todo. E o quanto é bom, escrever e ter aqui, para rever.

Só assim, de análise muito rápida, em outubro/24 tenho mais do dobro poupado que no ano de 2023 todo. Não me admirei sinceramente. O ano passado, apesar de ter poupado em todos os meses do ano, tinha a perfeita noção que tinha sido um ano de gastos, foi o primeiro impacto da maternidade, o batismo... tive ali meses fracos e sei que foram por essa razão.

Fiz uma tabela de comparação, e vou ficar com ela daqui em diante para monitorizar as poupanças.

Não andei mais para trás nas poupanças porque não tenho registos, eu tinha um excel no telemóvel com esses apontamentos, mas perdi-o, então vou ficar mesmo com 2023 em diante.

Se clicarem sobre a imagem ela aumenta, e conseguem ver melhor.


Ilações:
  1. Motiva, em parte, ver números e totais conseguidos;
  2. O 2.º trimestre por norma (avaliando que tenho apenas 2 ano de comparação) é o melhor trimestre, acredito que é o reembolso do irs que se faz notar.
  3. Um mês deste ano já ultrapassou um trimestre completo do ano passado >> out/24 para o 3.º trimestre/23
  4. O total poupado são as minhas poupanças, sem juros, que são mais que o total anual de 2023+2024, porque trazia dinheiro de outros anos claro. Não muito, está visto.
  5. Em 2020 comprei o carro e gastei praticamente todas as poupanças que tinha, mas também não fiquei com dívida nenhuma. Comecei a viver junta. Foram gastos e gastos, eu sei, e está tudo bem, fico com pena de não ter mais registos reais, e digo reais porque se pegar em 2021 por ex. eu encontro notas aqui no blog de poupanças, mas foram poupanças que eu depois mexi, ou seja poupava mas se precisava ia retirar, isto aconteceu pelo menos 2x em 2021, levantar valor, por isso os registos que encontrar não estão certos. E essas poupanças estão fechadas, já não consigo ver extratos.
  6. Do mal o menos, que consigo ter aqui já 2 anos completos e ter por onde me guiar daqui em diante.
  7. Saber que entre outubro/23 e outubro/24 poupei e NÃO MEXI em 5.091,55€ é muito gratificante. É muito esforço e eu tenho de ficar mesmo é feliz, sim!
  8. O ano passado a poupança foi maior, eu poupei o part-time também, mas foi para gastar nas férias de verão, e por isso como foi gasto saiu do valor global das poupanças como é lógico. Mas conseguem ver que agosto também não poupei nada de jeito? Lá está, poupei os extras para as férias, gastei-o e ainda gastei o ordenado. Daí este ano optar por desviar os extras todos, assim vejo mesmo poupança e vejo resultados em os ter (aos extras). Também estive de baixa de maternidade, paga a 80%, então... tenho algumas justificações, apesar de me custar, um pouco,  ver estes valores.

Nada é garantido nesta vida, e que mal nenhum me aconteça, nem aos meus, para poder continuar a evoluir.

A minha ideia será continuar esta tabela com os valores poupados e juntar uma segunda tabela com o valor global que tenha por mês, ou seja poupança + juros. Porque um ano e quatro meses depois de fazer o meu primeiro CA já vejo diferenças boas em entradas de juros, e a verdade é que, como tenho aplicado quase todos os meses os juros realmente notam-se de mês para mês. E é dinheiro meu, eu não tenho só os 8.650€ tenho mais na verdade, com os juros, então... é por aí. Ter ali um separador com o que realmente possuo na totalidade.

Mas será algo a melhorar sempre, eu gosto mesmo é de ver os números crescer. Por aí? Também usam o velhinho excel, ou têm aplicações xpto?


P.s. Outubro está ali com poupança de 525€ mas será mais. Saí quinta-feira a publicação da poupança mensal e será explicado que dinheiro é.

2 comentários:

  1. É uma grande diferença, parabéns mesmo

    ResponderEliminar
  2. 3k a mais que o ano passado até aqui, é um esforço grande, isso ninguém te pode tirar
    Bjs, continua!

    ResponderEliminar

Encontrei a minha poupança de 2023

💰 Pois é, a ler o ano passado, encontrei uma publicação com o apanhado global de 2023 em poupanças, fi-lo a 19 de dezembro de 2023 , e com ...