terça-feira, 22 de outubro de 2024

Projeção de poupança no banco 2025

Bom, exatamente como já vos disse e tendo traçado o plano de poupanças para o próximo ano, hoje venho partilhar mais uma das minhas metas/propostas.

Para a poupança no banco tenho uma meta pequenina, porque acaba mesmo por ser, apenas, uma conta "base" ao meu dia-a-dia, que existe para garantir ter ali um auxilio mesmo à mão caso tenha uma urgência e o ordenado imediato não cubra.

Já sabem que terminarei 2024 acima dos 500€, então a ideia é em 2025 automatizar uma transferência mensal no valor de 25€. Pouco mesmo, como podem ver, dar-me-á uma poupança de 300€ no ano. E decidi assim porque é uma poupança que me rende apenas 1%/ano, então também não justifica ter lá rios de dinheiro (embora também não os tenha).

No entanto esta conta terá uma ressalva, imaginem que preciso de 100€ com urgência e vou levantar a essa conta, no/s mes/meses seguinte/s o objetivo será repor esse valor o mais rápido que eu consiga. Portanto a base de 25€/mês é o mínimo a "entrar de novo" na conta para a fazer ir crescendo.

Aqui está, uma meta simples mas que me dá alguma tranquilidade. Estes 25€ serão retirados do meu ordenado também, exatamente como os 250€ dos certificados de aforro. Já conto assim com 275€ a menos no ordenado a nível mensal.

Mais metas?

17 comentários:

  1. Coragem! É assim mesmo. :)

    Eu ainda não tenho planos ou metas, como disse. Mas a ideia é sempre poupar o máximo, continuar a cortar nos supérfluos...

    Este mês de Outubro é que estou mesmo toda baralhada com a treta do ordenado em ordenado. É que apareceu uma conta das férias e já me desorientou toda :P

    Eu hei-de conseguir hahah

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    P.S: Tens aqui os mais caros:

    https://www.familiam.pt/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=PT_BRAND&utm_id=11154326636&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwmt24BhDPARIsAJFYKk3zl7Ce2c-q94Kgutce4YatXKNsYQRBifNtYCH2YgP5vZwRqOt4KUkaAjeLEALw_wcB

    Aqui os que comprei:

    https://www.bertrand.pt/livro/avo-conta-me-como-foi/28413134

    Boas compras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Obrigada Cláudia. Tu também já poupas muito bons valores, mas experimenta ambicionar um número real, vais ver que tudo caminha para o conseguires ;)

      Obrigada, acho que a minha mãe vai receber um livrinho desses do seu netinho :)

      Eliminar
    2. Que fixe! Estou a ajudar o pessoal nas prendas de Natal =)

      E a fazer-te gastar € xD

      Beijocas

      Cláudia - eutambemtenhoumblog

      Eliminar
    3. Não faz mal Cláudia,
      alguma coisa tinha de oferecer, e realmente acho que será algo que no futuro vamos gostar de reler :)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Não tenho tido grandes metas financeiras, embora haja novas despesas à espreita.
    Neste momento é cobrir as despesas da gravidez, pq se estiver à espera do SNS os prazos passam ou entro em stress para arranjar vagas. Também estamos a pensar num carro maior (terá mesmo de ser) e (quem sabe) um apartamento maior (sem pressa). Só aí voam as poupanças quase todas.
    Mas são despesas para as quais nos temos vindo a preparar nos últimos anos.
    Bjs e boas poupanças!
    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Sim, neste momento a sua energia tem mesmo de estar na gravidez e no que implica. Eu no ano da minha gravidez não poupei quase nada e também não me arrependo, a nossa saúde e a deles é o mais importante.

      Fala de uma coisa muito importante, a antecipação, faz mesmo muita diferença quando há despesas futuras, certamente estão bem encaminhados :)

      Beijinho SM, e obrigada :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 oh teia ri-me muito com a tua resposta

      Eliminar
    2. Ainda bem anón. 16:22, rir é sempre o melhor remédio nestas ocasiões ;)

      Eliminar
  4. Também tenho poupanças pensadas. Quero no ano de 2025 reforçar o PPR com pelo menos o valor para ter beneficio fiscais (1750 euros) e ir distribuindo o resto das poupanças por etfs e outros produtos de investimento. salvaguardar que ja tenho o meu fundo de emergencia garantido (a render 3,25 na trade republic)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia :)
      Eu os ppr ainda não os consegui perceber... não tenho 35 anos ainda, se tiver um no valor que indicam para ter mais benefícios, os tais 400€, significa o quê? que ao invés de ter o tecto máximo em despesas gerais de 250€ passo a ter de 400?

      Beijinho, e boas poupanças :)

      Eliminar
    2. Olá- Em cima aparece anónimo ,mas sou a Spiraal. Basicamente pode se receber de volta no imposto até 400 euros a mais (no teu caso) se fizeres um ppr de ate 2000. nao tem a ver com as despesas gerais, mas obviamente tem a ver com o que se desconta em imposto (e consequentemente com o que se ganha) . se ja tens despesas la que fazem o maximo a receber de volta ja nao vai existir reembolso desses até 400. espero ter ajudado.

      Mas para alem dos beneficios fiscais, é bom para a reforma. neste momento esta com uma % de juro de cerca de 6% (o que tenho). nada mau

      Eliminar
    3. Olá spiraal,

      Então, eu basicamente faço um ppr de 2 mil euros e recebo a mais no reembolso de irs 400€?

      Feitas as contas vamos supor que o meu reembolso normal é de 350€, no meu ano normal. A ter esse prr recebo 350 +400, ou só os 400€ que são o teto máximo.

      Peço desculpa pela pergunta, pode parecer bem totó, mas a minha área está longe de ser finanças, e os portugueses de determinados produtos ainda me fazem confusão :)

      Beijinho

      Eliminar
    4. Sim, basicamente é isso. Mas como disse nunca vais receber mais do que o que descontas e por isso é necessario ter isso em atençao. o ano que vem sabemos que vam todos receber menos porque descontamos menos por isso um ppr pode ajudar. Para saberes mais ouve o podcast contas poupança :)

      Eliminar
  5. Também estou me planejando para investir ano que vem. Parabéns pela sua organização!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, há que pensar no dia de amanhã, espero que consiga alcançar as suas metas :)

      Beijinho

      Eliminar

Projeção depósitos a prazo 2025

Sobre os depósitos a prazo ando aqui meio embrulhada na forma como decidir as coisas. Feitas as contas ao detalhe os CsA pagam mais com os p...