quarta-feira, 9 de março de 2022

Poupanças?

Quem as tem?

Quem as mantem?

Como conseguir?

Desde que trabalho que tenho poupanças, sejam em casa, sejam na conta poupança da instituição bancária com que trabalho. Por educação e ambiente em casa sempre fui influída a ser cuidadosa e a saber gerir de forma eficaz o salário que entrava na conta. Essa atitude permitiu-me ao longo dos anos cumprir objetivos pessoais de compra de "bens" a pronto e sem preocupação. Inclusive em 2020 a compra de um veiculo semi-novíssimo. 

A minha vida mudou um pouco nos últimos tempos, e o meu pensamento de poupança também.

Tive de levantar algum dinheiro que tinha em conta poupança para o reparo de um problema automóvel, fiquei irritada e triste, nem é pela quantia, que custa é obvio, mas por acontecer... Sempre fui cuidadosa e detesto que se me estraguem coisas. 

Neste momento as poupanças são feitas com alguma cautela. Não sei que tempos virão, nem o que nos espera enquanto país atendendo a todos os últimos acontecimento e aumentos.

Não posso vir trabalhar a pé. Não posso deixar de comer. E todos os bens dos quais realmente precisamos estão a um disparate de preço.

É por isso que a minha organização financeira está a sofrer algumas alterações, quando tiver concluído o meu mapa de despesas/poupanças venha cá partilhar convosco. 

E que nunca chegue o dia em que tenha menos que o que tenho hoje. A todos nós.

12 comentários:

  1. Mas, numa altura destas em que tudo subiu, a gasolina sobe disparatadamente, conseguirá poupar só com um ordenado? digamos que um salário de 706€ com uma menor a estudar e despesas certas... É muito complicado. Ainda assim há gente muito pior.
    -
    Não deixarei de usar minha voz ...
    .
    Beijos e um excelente dia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil Cidália, ainda ontem me pus a fazer contas. A famílias que tenham o salário mínimo, com contas mensais, alimentação e estudos, nada sobra e mesmo assim ainda se terá de ser criterioso com a alimentação...

      Muito infelizmente

      Eliminar
  2. Poupanças? Só se for na carteira que , por vazia, se danifica menos.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. O Brasil é um lixo. 1€ vale R$ 5,55 reais hoje.

    A gasolina aqui está quase 7 reais em todo o país.

    O carro novo mais barato no Brasil hoje é R$ 60.000,00. Um carro lixo, aliás. De plástico. Um carro que deveria custar no máximo R$ 15.000,00.

    É um país que arrecada trilhões com impostos e não consegue nem dar poder de compra pra população, incentivando abertura de indústrias e grandes empresas no país.

    No Brasil, nem o rico tem muito poder de compra.

    Ser rico em Portugal é muito melhor que ser rico no Brasil.

    Ser pobre em Portugal é muito melhor que ser pobre no Brasil.

    Brasil, uma economia que fracassou. Produz muito e ainda consegue deixar tudo caro pro seu povo. Inacreditável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Brasil tem uma realidade mais pesada sim, também comparo muito as duas economias atendendo ao facto de haver muitos blogues brasileiros de economia pessoal, mais que portugueses.

      Aqui as coisas também não estão fáceis, o preço dos combustíveis também está péssimo e vai piorar nas próximas semanas, para não falar no aumento generalizado nos alimentos de primeira necessidade.

      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Tenho, tento mantê-las e aliás, nem mexo nelas. Por enquanto claro, graças a Deus, nunca foi preciso. É como se não existissem.
    Tenho dinheiro na conta à ordem, mas isto anda a complicar e muito.
    Antes de mexer no que quer que seja, tentar cortar sempre onde der.
    Como disse, apesar de tudo, dividir as despesas com o marido e só pelo facto da renda da casa ser baixa, é que nos permite alguma folga. Mas ultimamente pouco ou nada tenho poupado, infelizmente.
    O que tinha de poupanças, já foi de anos anteriores.

    A ver vamos o que o futuro nos reserva. Eu bem poupo, pois nem sei se até ao final do ano a empresa se aguenta.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos com um custo de vida elevado e parece-me que vai piorar, sinceramente não se avizinha tempos fáceis.

      Espero estar enganada.

      Só mesmo dividindo tudo sim, e nisso fazem bem enquanto casal, nenhum fica sobrecarregado com as despesas.

      Beijinho

      Eliminar
  5. Noto sim uma grande dificuldade em poupar. Eu ainda consigo poupar (não muito, nem todos os meses) mas porque quando comecei a trabalhar comecei com uma mentalidade de poupança, viver mesmo abaixo dos meus rendimentos e por isso, obviamente agora que comprei casa (que se nao fosse esses anos a poupar não teria sido possivel, pois não tenho ajudas externas) tenho muito mais despesas, mas ainda consigo poupar uma percentagem do meu ordenado. Não é fácil, especialmente com estes aumentos enormes. Eu ando de transportes, gasto 3 horas por dia em transportes, mas uso carro para ir pro primeiro transporte e só ai ja noto uma diferença grande. Força a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Espiral, é o que fala, realmente quem está habituado a poupar, seja pouco ou muito põe de lado qualquer coisinha e ainda bem que somos assim.
      Infelizmente não consigo usar transporte públicos na minha zona, mas acredito que pudesse ajudar.

      Todos os dias a ponderar, vamos vendo como fica a vida.

      Um beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
  6. Também tenho, tento nem me lembrar que existem para não mexer nelas. Há uma % do ordenado que vai automaticamente para uma delas mensalmente, é pouco mas é melhor que nada, já chegou a ser 10% do salário enquanto estive desempregada em Maio 2018- a Janeiro 2021 que passou para para 7% do Subsídio de Desemprego ou da Bolsa de Formação, desde que voltei a trabalhar que não aumentei este valor, continua a ser 10% do salário, como anteriormente.
    O valor na conta à ordem é que tem subido muito pouco, este ano está muito complicado, em comparação com o ano passado em que conseguia poupar 300€/mês agora não tenho conseguido nem perto desses valores...

    ResponderEliminar

Fim do mês

Então, na sexta-feira eu tinha 142,39€ a sobrar-me de ordenado para viver o resto do mês... Tinha, 'tinha', ... que já lá vai. Noto ...