quinta-feira, 17 de março de 2022

42,08€ no básico

Como referi ontem fui às compras. Bens básicos de alimentação, e gastei 42,08€, nada de carnes ou peixe, apenas mercearias e o valor já foi este.
Passei primeiro no pingo doce, que é o estabelecimento que por norma faço compras desde à muitos anos, vi o preço de arroz, óleo e cogumelos enlatados e saí. Fui ao continente, neste momento consegue ter preços melhores.
Vou descriminar os gastos:

Mercearia
Massa espirais: 0,79€
Massa macarrão: 0,55€
Esparguete: 1,78€ (2)
Arroz carolino: 0,95€
Arroz agulha: 0,99€
Açúcar branco: 0,79€
Óleo: 5,98€ (2)

Congelados
Ervilhas 700g: 3,98€ (2)
Pernas do mar 250g: 1.25€
Hamb. frango 420g: 2,85€

Lacticionios
Nata 3 queijos 200ml: 1,05€
Nata p/ culinária 200ml: 1,95€ (3)

Charcutaria
Linguiça 200g: 1,29€

Conservas
Cogumelos laminados 355g: 3,16€ (4)
Atum 71,5g: 3,16€ (4)
Feijão frade 400g: 1,30€ (2)
Feijão manteiga 400g: 1,30€ (2)
Salsicha 250g: 2,58€ (4)

Temperos
Pimentão doce 100g: 1,99€
Vinagre branco 0,5l: 0,49€
Polpa de tomate 500g: 0,98€ (2)
Sal grosso 1kg: 0,21€
Sal de mesa 250g: 0,23€
Orégãos folha 10g: 0,74€ (2)
Caldo galinha 240g: 0,99€
Pimenta preta 48g: 0,65€

Diversos
Saco de plástico: 0,10€


O que notei à partida?
  • Os preços das conservas para já mantêm-se, tantos os feijões como atum, cogumelos e salsicha se mantêm ao preço "normal". 
  • Mercearias aumentaram muito, muito mesmo e havia muita escassez, tive de comprar do que havia. (Talvez seja dos produtos mais procurados, e com razão)
  • O óleo é o que todos sabemos, subiu consideravelmente o preço e já lá estava a informação ao cliente limitado a 3l em garrafas de 1l ou 6l em garrafão de 3l.
  • Os temperos também ainda considero que estejam a um preço normal, se bem que tudo o que são especiarias vai subir... 
  • Notei muita gente como eu, à procura de preços e a comparar. Andava inclusive um casal á minha frente que ia "discutindo" no bom sentido isso mesmo, os preços, conversavam entre eles as diferenças e falavam mesmo em comparação a outros estabelecimentos.
  • Muitas prateleiras com escassez de produto... não faltava, mas havia lugares vazios que por norma não é habito estarem.
  • Não comprei carnes, peixe, vegetais, fruta, lacticínios... se o fosse fazer a compra passava dos 120,00€ com alguma tranquilidade ao preço que vi algumas coisas. É ainda onde se nota mais, carnes e bacalhau por ex.
  • Onde vêm (2), (3), etc, é a quantidade de produto comprada.


Vou guardar o talão e comparar na próxima.
Já notaram uma diferença de quanto no vosso orçamento de alimentação?

5 comentários:

  1. A escassez é que é estranha. Os camionistas ainda não pararam todos nem totalmente. E já há escassez?
    Desde que o Covid começou, e isto é a minha opinião, começou a haver sempre muita falta de produtos. Mesmo antes da guerra começar, essa falta era notória.
    A meu ver, é apenas mais uma estratégia para escoamento, pois se não há da marca X, se preciso mesmo, levo da marca Y, mais cara.
    E é assim que andamos.
    Por acaso não ando a fazer essas comparações e até acho que conseguimos gastar um bocado menos que antes, por exemplo em comparação com a pandemia. (acho, não tenho a certeza).

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que eu acho também, super estranha a escassez no produto, eu não sei se as reposições são mesmo feitas do tipo, encherem as prateleiras ou algumas coisas ficam "propositadamente" em armazém e se faz sentir "a falta" nas prateleiras... não sei se me faço entender, tipo, passar a "imagem de que falta" não faltando. Mas que notei que faltava muita coisa isso faltava... Principalmente nos bens que comprei, porque legumes, frutas e esses derivados até vi muito.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Penso o mesmo, que a ideia a passar é que falta porque sabem que isso leva a uma maior procura com medo que não haja num futuro próximo.

      Eliminar
  2. Isto está a ficar realmente muito complicado. Mas não sei até que ponto as marcas e cadeias de supermercado também não estão a aproveitar-se da situação.
    Cada vez mais temos de ter mais consciência onde e como gastamos o nosso tão suado ordenado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também acho que se estão a aproveitar.

      Verdade assalariada, cada vez há que ter mais noção de onde gastar o nosso dinheiro...

      Beijinho

      Eliminar

- 107 kWh na eletricidade

Pois é... e a diferença que faz o sol? Este mês rara foi a vez que liguei o secador de roupa. Temos um elétrico, metemos a roupa lá dentro e...