quarta-feira, 16 de março de 2022

Alimentação e o custo diário

Derivado da guerra entre Rússia e Ucrânia, não que não hajam mais, mas esta é uma das que nos afeta diretamente, estamos a sofrer com um aumento deliberado de preços.

Só ainda se fala com consistência dos combustíveis, mas já tudo em nosso redor aumentou, dentro de tudo o que é alimentação essencial. Enlatados, cereais, massas, produtos de tempero e cozinha (óleos, vinagres, etc), pão... Bom, a lista é basicamente toda a prateleira de supermercado.

Hoje vou fazer uma pequenas compras para abastecimento de despensa, porque preciso de facto, e irei ver os preços que já são praticados e na próxima compra comparar. Porque é preciso começar a ter noção desta realidade, o custo de vida está sim a aumentar e a questão é que não é em algo que possamos dizer "poderei cortar por uns tempos esses bens", não, não é como ir ao cabeleireiro ou ao salão de estética, tem a ver com a nossa sobrevivência. Sim, precisamos comer.

O pior disto tudo é que os preços que se praticam esta semana já nada têm a ver com os preços da semana passada, e isso é um ABUSO total das cadeias de supermercado. Aquilo que está em prateleira e em stock nos armazéns deve ser vendido ao preço de aquisição+lucro interno, não aumentarem deliberadamente e de propósito mesmo antes deles próprios terem o aumento por parte dos fornecedores/origem do produto. É um erro e uma infração à lei até.
Mas nós calamos, porque precisamos e sim, neste momento as cadeias de supermercado estão a ganhar lucro sobre lucro do que atualmente estamos a comprar em grande parte dos produtos. 

Outro erro é a corrida desenfreada aos supermercados, eu hoje irei fazer compras porque de facto estou mesmo, mas mesmo a precisar, mas há muita gente que vai comprar só para armazenar em grandes quantidades, eu sei... Há um medo generalizado do que aí vêm, ou das possíveis retaliações desta guerra. Mas temos de ser prudentes, até porque todos nós precisamos, e se levarmos em grandes quantidades muita gente irá aos supermercados e não consegue comprar o que pretendia.

No continente da minha zona já à racionamento de alimentos por compra, um deles é o óleo, condicionado a 3l por pessoa. Gente, sério, há pessoas a ir 3/4 vezes no mesmo dia ou a separar a família em duas compras para poder levar, 6/9 l, há necessidade?

As minhas compras de alimentação são feitas com um cartão multibanco onde é inserido o valor de subsidio de alimentação, é por isso que não tem surgido estas contas nos meus balanços semanais, mas vai passar a constar.

Depois partilho o que achei desta ida ao supermercado e das mudanças que se notam.


Por aí? Como se encontram os preços/racionamento de alimentos?


4 comentários:

  1. A alimentação está de fato caríssima. E não se adivinham melhores dias. E os ordenados aumentam? Penso que não. Temo que muita fome vai chegar. Oxalá me engane.
    .
    Cumprimentos cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso exatamente o mesmo Ricardo... Muita fome irá chegar. Lamentavelmente...

      Eliminar
  2. Já reparei que o Pingo Doce aumentou e bem! Penso que o Lidl ainda os está a manter e portanto, compensa ir lá.

    Infelizmente uma pessoa já não sabe é a quanto andam os preços. Estão sempre a mudar.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pingo doce está um absurdo, penso mesmo que é o que consegue ter preços mais altos agora.

      Um beijinho

      Eliminar

Fim do mês

Então, na sexta-feira eu tinha 142,39€ a sobrar-me de ordenado para viver o resto do mês... Tinha, 'tinha', ... que já lá vai. Noto ...