segunda-feira, 14 de março de 2022

Faz alguma coisa por ti todos os dias

Todos temos rotinas, encargos e momentos de afazeres vários ao longo dos nossos dias, semanas e meses, mas há uma coisa da qual não nos podemos esquecer, todos esses momentos são passados connosco mesmo, independentemente de estarmos acompanhados por outras pessoas ou não. Nós somos a nossa companhia a 100%, estamos ali sempre e tantas vezes nos esquecemos disso.
Em retribuição dessa nossa exigência connosco mesmo, estamos a dar alguma recompensa? Estamos a tratar bem de nós?

Sempre ouvi dizer pelos mais antigos, e considero isto muito verdade, se não estivermos bem connosco não estamos com os nossos.

O que fazes por ti todos os dias? 

- Lês
- Treinas
- Cuidas da pele
- Tomas um café ou um copo de vinho bem sozinho
- Assistes uma série/novela

?

Qual é a coisa que fazes todos os dias que te dê descanso, que tu consigas olhar e dizer "este momento é só meu e só para mim"?

Eu  tenho alguns mas há um que não prescindo, é quando faço a minha higiene facial e oral, são ali 10 minutos todas as manhãs e todas as noites, em que fico só eu, o espelho e os produtos de limpeza e cremes. É a rotina que me inicia todas as manhãs ao cortar a hora de dormir e iniciar o dia, e todas as noites a cortar o dia com a hora de descansar. 

Acho importantíssimo todos termos um momento que seja assim, mais centrado, sem barulho, só nós connosco. Não tem de ser sempre o mesmo. Há dias em que por exemplo relaxo muito a cuidar do cabelo, outros a ler, em outros tantos a estudar sobre algum assunto. Não tem de ser uma rotina de "exclusivamente aquilo", o que acho mesmo importante é em cada dia haver alguma coisa que realmente seja feito por nós e para nós.

Por aí, alguém pensa e faz igual?

6 comentários:

  1. Olha, gostei dessa da "recompensa". Não sei se o meu psicólogo alinha nesse termo de "recompensa", tenho que falar com ele, mas agradou-me.

    Acaba por ser mais uma maneira de me "obrigar" a fazer algo por mim. Epá, fiz isto, aquilo, mereço ir apanhar sol, por exemplo....

    Eu treino. Mas não sinto como recompensa, apesar de não sentir como obrigação vá.
    Posso começar a fazer mais "rotinas" de cuidar da pele, por exemplo :)

    Mas assim diariamente, não faço nada. Talvez meditar tivesse que começar a fazer parte disso.

    Deixaste-me a pensar e olha, gostei do texto.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo como uma "recompensa" no literal da palavra, é um mimo para comigo, nós temos cada vez mais a vida corrida, horários cheios, tarefas, obrigações, temos de tirar um pouco do dia só para nós.

      Não do tipo, "ahm, hoje arquivei 30 processos, vou ali comer um gelado", não é a isso que me refiro, é a recompensa com o nosso tempo, com o que somos nós.

      Um beijinho

      Eliminar
  2. Gostei muito da ideia, acho que tenho esses momentos quando o marido vai trabalhar mais cedo e o filhote ainda não se levantou, há ali 15 a 20 minutos que são meus, nem que seja para tomar o pequeno-almoço em silêncio...pena que não aconteça todos os dias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, é mesmo por aí, nem que sejam esses 15min em silêncio, eu pela manhã também os adoro :)

      Um beijinho

      Eliminar
  3. Todos os dias faço de tudo um pouco. Mas o que mais gosto de fazer é ... nada, rssrsr
    .
    Uma semana feliz …saudações cordiais
    Poema: “” Um Monstro a Matar “”
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fazer nada também pode ser um principio, e o bem que sabe :)

      Um beijinho

      Eliminar

Poupança de Março

Mais um mês deste calendário de 2024 a terminar, e não fui muito além daquilo a que me propus no inicio do mês a nível de poupança.