terça-feira, 8 de março de 2022

Gastos femininos

Coisas de mulher... quem não as tem. E hoje que é o nosso dia, não foi escolhido a propósito publicar isto hoje, mas até calha bem.

Somos acolhedoras, protetoras, amáveis, fazemos do abraço a imensidão de um mar calmo, da alegria a constância de momentos simples. Mulheres têm na existência a continuidade, o gesto, e a sensibilidade necessária à existência dos tempos.

Eu gosto de ser mulher. E sinto-me bem no meu papel.

Mas temos consumos pessoais diferentes dos homens, isso temos, e é disso que venho "conversar" hoje:

- Faço unhas de mão de 3 em 3 semanas, assim sendo há um mês que só faço uma vez e no seguinte faço duas, portanto 13€/ vez, dá um gasto de 39€ a cada dois meses. DEUS! Visto assim já me parece uma fortuna... É bom fazer estas contas, é mesmo bom (vocês fazem?). Anual é um custo de 234€... Pois 😑, na necessidade de haver gastos a eliminar, aqui está um.

- Cabeleireiro faço de 3 em 3 meses, até dezembro pagava 8€/corte, já fui este ano e aumentou para 10€/corte. Mesmo assim acho razoável, é um bom preço.  Anual é um custo de 40€, considero bom, gasto mais em shampoos, cremes e óleos que no cabeleireiro (Não tenho por hábito fazer registo desse consumo de supermercado, mas vou começar a registar para saber o que despendo no cabelo). Vocês fazem algum controlo?

- Higiene intima, bom, sobre a menstruação eu não uso descartáveis, aliás fiz uma publicação à uns anos sobre isso, uso pensos higiénicos reutilizáveis. Tenho comigo tampões também (embora não me recorde a última vez que comprei) para caso haja alguma emergência e não esteja precavida. Mas o meu hábito é usar penso de pano com absorvente turco e que posso depois lavar e reutilizar. Obvio que dá trabalho, mas dá-me maior sensação de saúde (pensos, tampões de industria têm plásticos e etc, é a nossa saúde intima, temos o sistema reprodutor "logo ali", infeções, doenças etc, que ao longo dos tempos se têm manifestados que podem ter origem ou correlação a estes produtos...), evito de todo. Já usei, não condeno quem usa, mas prefiro assim, menos lixo e menos perigos para mim. Anual é um custo de 0€.

- Sobre os produtos de rosto já fiz várias publicações a respeito, tenho pele acneica o que me leva a usar produtos específicos e caros.... De corpo uso de supermercado. Vou começar a registar os meus consumos de bem estar  e beleza e trazer mensalmente, parece-vos bem?


Feliz dia da mulher 🌸💜


10 comentários:

  1. Sim, gastos realmente que um homem não tem...
    Eu desde que sai de casa dos pais deixei alguns desses gastos. Unhas deixei de fazer fora, cabeleireiro vou uma vez por ano, uso copo menstrual (maravilha). Acho que só gasto dinheiro recorrente em produtos para a cara porque tenho pele acneica, mas não commpro caros, mas uso varias coisas para ter o efeito pretendido. Boa sorte nessas poupanças :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Espiral, eu uso cremes da bioderma para a acne, o global creme, o gel de limpeza..., não é a coisa mais cara, mas são produtos que não se compram a 10€. :(

      Podes partilhar o que usas?

      Obrigada, beijinho

      Eliminar
    2. Claro :)
      Desde que comecei a usar um serum de niacinamida o meu acne melhorou muito! Uso o serum da the ordinary, compro a versão 60mls, uso uma vez por dia e dura quase 4 meses. Limpo religiosamente a pele com leite de limpeza e tonico (não é muito importante a marca aqui, por isso compro de supermercado quando apanho em promoçao - o que é relevante é nao fazer alergia), um creme hidratante nao muito oleoso (a garnier tem) e protetor solar. é isto. a noite mudo o serum (tambem da the ordinary) e ponho um creme gordo de noite. O mais importante é a rotina, e perceber quais as texturas que a tua pele prefere. desde que pelo menos um dos produtos tenha niacinamida, acido hialuronico ou zinco, é ok :). tambem estive muitos anos a usar cremes mais caros , nao estava a olhar pras substancias certas :)

      Eliminar
    3. Muito obrigada :)
      Vou ver os produtos em si. Estas partilhas são sempre importantes

      Tenho imenso medo de usar cremes gordos ou mais gordos à noite, por causa da acne.. mas depois a pele resseca e pede realmente hidratação diferente... O que nós temos de passar! :/

      Beijinho

      Eliminar
  2. Oh pá! Colocando as coisas desta forma só me apraz dizer: é caro ser mulher!! :-D :-D :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Maria :S, mas vale a pena o sermos ;)

      Beijinho e boa semana

      Eliminar
  3. Passando, elogiando a publicação, e concordando com as diferenças que indica, e desejando, um Feliz dia internacional da mulher. Não existe, e contra mim falo, a força que o coração e a alma de uma MULHER tem
    .
    Hoje escrevi: “ É lindo o coração da mulher “
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho dessas palavras Ricardo :)

      Um dia bom para si também

      Eliminar
  4. Ao cabeleireiro não vou. Como pouco ou nada dá para fazer, corto-o em casa. Mesmo que fique torto, tenho caracóis, não se nota. E lavo o cabelo agora com amaciador e por isso, até acho que poupo mais, visto ele ser de marca branca, o único compatível com o método.
    Unhas é 20€ todos os meses. Depilação faço a laser de vez em quando, 10€. Buço e sobrancelhas é que são 8,5€ todos os meses.
    Por agora, vou manter. Mas as coisas por aqui não estão fáceis...

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí quem me dera, gabo-te a coragem para cortar o próprio cabelo :D!
      E essa depilação a laser de 10€, queeeem me dera também!

      Ser mulher implica realmente gastos que homens não têm.

      Mas é como dizes, manter até ser possíveis, se for preciso da minha parte são os primeiros gastos a serem cortados.

      Beijinho

      Eliminar

Fim do mês

Então, na sexta-feira eu tinha 142,39€ a sobrar-me de ordenado para viver o resto do mês... Tinha, 'tinha', ... que já lá vai. Noto ...