terça-feira, 29 de abril de 2025

Passeio de Abril

Lá fomos nós cumprir o plano do ano. Cada mês uma saída em família.

Fomos até ao EuroParadise, parque de animais em Montemor-o-velho, Coimbra

Aí, minha gente....

Nem sei por onde começar. Sinceramente.

Começamos por decidir ir lá porque eu e o namorado já lá tínhamos ido à uns anos. Na altura gostámos e como o nosso menino adora que adora animais, e visto terem vindo dias bonitos de sol, achamos que seria realmente uma boa ideia. E era. Num todo.

Bom, tomamos o pequeno almoço e saímos.

Viagem de +/- 1 hora nas calmas e parámos para procurar um restaurante para almoçar cedinho para o filhote comer conosco, ou nós com ele vá, visto que às 12h estávamos todos a comer. Restaurante local com pratos bem servidos e super super baratos, comemos e bebemos os 3 por 26€.

Foi o melhor que fizemos, sair assim logo de manhã, porque ele aguentou-se e conseguimos ir ao parque com ele bem disposto, ver tudo, e regressar a casa com ele a fazer a sesta.


Sobre o parque: 7,50€ por adulto.

Tinha muito menos macacos e papagaios que o que nos lembrávamos da ultima vez, o que me faz pensar que tenham morrido com fome ou por causa das condições em que vimos os que lá estão/sobram. Está tudo cheio de mato, silvas, árvores caídas e secas/faz tempo. Alguns animais é impossível mesmo chegar a ver porque as "jaulas" de rede estão cheias mas cheias de ervas/mato/arvores no interior, e os animais provavelmente lá pelo meio escondidos ou sei lá. 

Claro que para o nosso filho aquilo foi uma festa autentica, vibrou a ver o tigre, não gostou nada das avestruzes, gostou das zebras e dos macacos... num geral ele estava feliz e só por isso nós também, mas não pudemos deixar de comentar o quanto aquilo mudou em poucos anos.. o barulho dos macacos era ensurdecedor juro mesmo, na primeira vez que lá fomos, e agora são poucos ou nenhuns e estão ali tipo papa no chão deitados.

Se valeu a pena? Como família, o estarmos os 3, num ambiente que o nosso filho gosta e explora, a refeição fora com o percebermos o quanto ele já se adapta e se consegue "portar bem" e evoluir no comportamento, a viagem e a conversa pelo meio, sim valeu. No entanto, nem foi pelo dinheiro gasto, mas fiquei tão triste de ver aquilo assim.

Pelo que sei, o parque não tem apoios externos, é uma família que toma conta daquilo e até compreendo que não consigam chegar a todo o lado. Mas aquele aspecto era de anos já, de desmazelo. Arranjaram uma cerca e deixaram os rolos das redes lá espalhados por exemplo, e não podia ser de à pouco tempo visto que já estavam alastrados de ervas e silvas.

A ideia do parque está lá, ser natural, manter habitats, etc, mas, o macacos andavam em cima de cordas que estavam literalmente entre silvas... Custou-me ver aquilo sinceramente.

Fica  aminha opinião, apenas.


10 comentários:

  1. Bom dia,
    Ainda bem que valeu pelo passeio. Eu, devido à minha formação em biologia e crenças, não dou dinheiro a quem explora animais, isso inclui circos, zoológicos e este tipo de parques, visto que, salvo raras excepções, as condições em que mantêm os animais são péssimas. Ia sair de lá a chorar se visse isso, portanto prefiro não ir.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês,
      Então aconselho mesmo a não ir, o impacto é mesmo negativo... Fiquei triste.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Acredita que não vou. Se há um circo ou assim que venha aqui à cidade eu contacto primeiro a perguntar se o espectáculo usa animais. Não vou sem garantias de que não usam. É mesmo uma questão de princípio, e ando aqui a debater-me com o dia em que a visita de estudo na escola da minha filha for ao jardim zoológico. Não sei mesmo o que fazer.

      Eliminar
  2. Só pelo passeio mesmo, mas fiquei triste com a descrição da condição dos animais. Eu não aguento isso...

    Até no Zoo de Lisboa, da última vez que fui, apesar de saber que são bem tratados, já olhei para eles e vi tristeza de estarem ali fechados apenas para diversão humana... Não quero ser cínica, vou ao Zoo às vezes e gostava de levar lá o puto, depois quando for mais crescido, mas a mim, custa.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu a este parque não vou voltar nem o recomendo, fiquei realmente triste pelo que vi, de todo.

      Mas sim, gosto de ir, e também queremos ir ao zoo em Lisboa, mais inacessível para nós em distância, por isso vamos esperar que o filhote tenha um pouco de mais idade e ficarmos por aí um fds, e fazer oceanário também :)

      Eliminar
  3. Teia, vejam o zoo de Santo Inácio. As entradas são puxadas,mas o cuidado é garantido e os bichos têm espaço e proteção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Já fui espreitar, achei boa a diversidade de animais, o nosso menino ia adorar as girafas e o rinoceronte.

      Os bilhetes achei bem caritos, mas será uma experiência a ter em consideração para um fds de viagem, visto ser longe da nossa zona geográfica nunca daria para ir e vir no mesmo dia.

      Muito obrigada pela dica :)

      Eliminar
    2. é muito bom!e tb dá para fazer pic nic.
      Cheguei a fazer festa de aniversário da minha filha lá!! vale a pena...

      Eliminar
    3. Já está no nosso bloco de notas de sítios a visitar ;)

      Eliminar
  4. Eu fui antes do covid, ao Badoca Park e tive a mesma sensação de pena em relação aos macacos...

    ResponderEliminar

Cama partilhada,

 sim. 💙