Brrrrrr,
Lá vamos nós no fim de semana tratar dessas compras, que a semana é curta e os nossos dias já são cheios o suficiente para estar a ir às compras, ou ir só um, pois queremos ir os dois, neste caso, os três. Que o herdeiro ainda não tem licença de ficar sozinho em casa.
De entradas teremos patê de atum, queijos, azeitonas, pasteis de bacalhau, pão e tostinhas;
O almoço vai ser leitão c/ batatas fritas (mesmo batata) e arroz, e bacalhau com natas, + salada;
De sobremesa teremos molotof, arroz doce e pudim.
Fora bebidas.
Tudo feito por nós. (menos o leitão que é comprado inteirinho e partido pela minha mãe na hora de servir e os pasteis de bacalhau que já vêm prontos e é só fritar)
Vamos ter trabalho, mas gostamos assim, as coisas têm mais valor.
Fora isso oferecemos sempre um saquinho de amêndoas por casa, então ainda serão alguns -.- ... nem vi preços ainda, e acho que me vou arrepiar. E claro que, também quero comprar para casa, para enfeitar a mesa.... Já estou a imaginar a conta.
E...
No sábado vamos dar o lanche à minha irmã, à tal que se afastou da família, são 5 fora nós de casa... vamos ver como corre e se não é para me stressar no fim. É uma pessoa difícil de lidar, mas se se quer aproximar da família tem de começar por algum lado. Já a avisei. Tenho pena dos pequenos e por isso os convidei. Daremos pão e condutos, patê, bolo com cobertura de chocolate, waffles + doces de barrar, ... mais uma vez tudo feito por nós (fora o pão).
Já sei que me vou estafar este fim de semana. Mas, vale a consciência de ser tudo feito com vontade e amor. E que pena tenho, de não partilhar esta vivência com o meu Pai. De ele não ver, conviver, e presenciar o que todos os filhos atingiram e conseguem proporcionar. Mas acredito, é por recordações que temos do passado, que nos queremos continuar a juntar em épocas assim. Que continuemos.
💛
Bom dia,
ResponderEliminarEssa trabalheira "boa" como costumo chamar-lhe deixa-nos mesmo estafados mas com um cansaço bom, pelo menos a mim.
Este ano a Páscoa não é em minha casa mas no início de Maio tenho a festa de aniversário da minha filha e basicamente são 2 dias a cozinhar. Faço tudo em casa, desde rissóis, pasteis de bacalhau e panados, que faço nas semanas antes (vou começar este fim de semana), e congelo, até aos doces e bolo de aniversário. Sou eu que faço tudinho, e tenho casa cheia, de miúdos coleguinhas da escola (no ano passado vieram 31 entre colegas de escola e família/amigos), e adultos, que depois acabam por ficar para jantar. A casa fica de pantanas e ando uns 2 dias para conseguir lavar e arrumar toda a loiça que se suja (não uso nada descartável), mas acho que vale taaaanto a pena. São memórias que se criam e eu guardo memórias muito boas das minhas festas de anos em criança, portanto tento fazer o meu melhor!
Claro está que isso traz sempre custos acrescidos, mas sabendo que se vai ter essa despesa antecipadamente, vai-se comprando algumas coisas antecipadamente, pelo menos eu - este ano por exemplo, já comprei algumas e planeio comprar todas as bebidas ainda no mês de Abril.
Quanto à irmã que se afastou, espero que corra tudo bem. Por aqui bem sabemos o que são problemas familiares, por exemplo, o irmão do meu marido vai ser pai pela segunda vez em Maio e nem informou o irmão, o meu marido ainda mandou uma mensagem a dar os parabéns e a saber se estava tudo a correr bem, ele só respondeu um "obrigado" seco e nem sequer respondeu à pergunta. Enfim, complicado mesmo. Mas se a pessoa demonstra abertura para melhorar as coisas, se assim o entenderes, claro que é dar a oportunidade. Mas como me lembra sempre o meu psicólogo, é preciso impor limites e não deixar que os mesmos sejam ultrapassados, para bem da nossa sanidade mental.
Beijinho!
Sim, é um trabalho muito bom, no fim compensa sempre, e as memórias que ficam para nós é o mais importante. Faz a diferença viver estas épocas e dias festivos de maneira diferente, senão de que adiantaria cá andarmos se fosse dia atrás de dia igual.
EliminarSeremos 13 no almoço de páscoa, exatamente como a mesa de Jesus, e para mim que sou católica gosto de ver as "coisas" encaixar assim e ver-lhes significado.
Sim, o lanche será na minha casa, por isso limites terá, e não me venha com conversas da treta que já sabe que ignoro. Mandei msg a perguntar que cor as filhas gostavam para lhes poder fazer uma pulseira e oferecer, respondeu um texto enorme a ir buscar coisas do passado, só lhe disse que a única coisa que tinha perguntado era a cor preferida das meninas, não nada daquilo que disse e que não estava para guerras, que se ninguém se dá com os filhos dela ela era a culpada porque não deixava ninguém aproximar e ali estava mais uma prova, pois só perguntei a cor e recebi n coisas nada relacionados com a situação. Pediu desculpa, que eu tinha razão, e desde aí temos falado esporádico.
Decidimos convidar para ver os meninos a abrir as prendas/lembranças de páscoa, já que também nunca receberam nada meu... quem sabe, não possa ser uma oportunidade.
Beijinho Inês
Realmente é triste porque as crianças que não têm culpa nenhuma acabam por levar por tabela e ser privadas do contacto com a família. No meu caso também acontece. O meu marido tem um sobrinho que mal conhece, vai nascer agora outra menina e nem sei como ele quererá fazer, sei que lhe custa mas se o irmão nem o informou que vai ser pai qual a lógica de nos oferecermos para ir visitar quando a menina nascer? Qual o ambiente que vai haver para isso? Nós no natal e aniversário ainda mandavamos prenda para o miúdo e recebiamos de volta. Um ano mandou o presente que eu tinha dado ao filho dele 2 anos antes. Nada contra reaproveitar presentes, mas dar exactamente à mesma pessoa fica muito feio. Este natal mandámos como sempre mas já não veio nada de volta para os meus. Não é pelo valor em si mas pela atitude. Já para não falar que digo aos meus filhos que aquele presente é do tio X e eles não fazem a mínima ideia de quem ele é. Com a minha sogra não falamos mesmo. Com o meu sogro ele caga completamente em nós e nos miúdos. A minha mais velha ainda se lembra dele, o mais novo é da idade do teu e viu o avô umas 5 vezes na vida. Do meu lado não têm avós e é triste não conviverem mas se é isso que as pessoas querem, fazer o quê? Relamente se é para ser uma lavagem de roupa suja a cada encontro mais vale assim. Lamento que com a tua irmã seja assim mas se ela acabou por admitir que tinhas razão pode ser um bom sinal. Que corra tudo bem e que possas desfrutar da companhia da família e dos sobrinhos!
EliminarCompreendo, não havendo qualquer ligação também não me sentiria bem ir lá visitar depois do nascimento. Aliás eu própria não o fiz a dois dos filhos desta minha irmã... então compreendo.
EliminarPois, eu também acho isso, mas acho que o meu marido ainda se sente dividido. Eu honestamente consigo distanciar-me disto porque, tenho muita pena de dizer isto, mas nunca vi estas pessoas como sendo da minha família, então para mim é um frete estar com eles. Tenho pena pelos miúdos, mas lá está, é fácil pensar que não me são nada, porque os pais deles também não me são nada. Para o meu marido é difícil, como digo, eu sou orfã de pais mortos, ele é orfão de pais vivos, o que deve ser ainda mais difícil, mas é assim, não mandamos nem controlamos as atitudes e comportamentos dos outros...
EliminarDá imenso trabalho, mas não sei explicar, eu adoro mesmo fazer esses ajuntamentos da família e se formos nós a cozinhar tudo então... Ainda tem mais gosto :)
ResponderEliminarOlha os ovos da Páscoa estão pela hora da morte. Esquece os da Kinder. O meu marido comprou dois, mas dos médios (não aqueles ovinhos, os outros a seguir) e tens os coelhos da Kinder, sempre são um bocado mais baratos também.
Mas admito que me assustei foi quando vi a quantidade que um ovo desses médios tem. Metade do peso, é açúcar! E eu sempre julguei que aquilo como era para as crianças, era mais controladito.
De resto, adoro mesmo "ter essa trabalheira". Neste momento, claro, esquece. E nos próximos tempos, idem. Mas gosto mesmo. Dar a provar as nossas comidas, abrir horizontes...
Beijocas
Cláudia - eutambemtenhoumblog
Sim, também adoro receber gente, o cuidar, o planear, é toda uma ocasião, eu gosto dessa azafama :)
EliminarPois, foi o que pensei...deve estar tudo com preços pela hora da morte, e depois é uma época especifica pior ainda.
Beijinho
Olá Cláudia, desculpa a intromissão.
EliminarSei que tens bastante cuidado com a alimentação e certamente que vais ter também em relação ao teu filho. Mas vais rapidamente aperceber-te que a maioria das coisas que habitualmente associamos às crianças estão cheias de porcarias, não só açúcares. É preciso andar de olho para não os habituar desde pequenos. Agora já há mais opções mas há 8 anos quando a minha filha mais velha nasceu não havia assim tanta coisa sem açúcar. Posso dizer-te que nunca entrou uma papa de pacote cá em casa. Desde a introdução alimentar sempre fiz papa de aveia, milho arroz, enriquecia com cevada, e todos os cereais que encontrava. O meu filho faz 3 anos em Agosto e nunca comeu um doce, nem uma batata frita. Nem sequer uma bolacha maria. Olham para mim como se fosse um alien, e fui e continuo a ser alvo de muitas críticas. a verdade é que tanto um como outro são super saudáveis, nunca tiveram uma única infecção respiratória por ex, tão comuns em crianças mais pequenas. O meu filho nunca precisou de um antibiótico por ex. E acredito que muito disto se deve à educação. Eu entrei no ginásio em Janeiro, hoje foram os 2 miúdos comigo treinar com o meu PT. A minha filha que anda na ginástica, com quase 8 anos (faz no início de maio) deu um baile a metade dos adultos lá a fazer elevações nas argolas. O mais pequeno pendurava-se em tudo e baloiçava e trepava. Têm uma energia até mais não e estão habituados a mexer-se porque só têm acesso restrito a ecrãs. Tudo importa e sim, cabe-nos a nós pais marcar posição e vedar o acesso a certas coisas. Ao meu deram chocolates na Páscoa com 1 ano de idade. Por favor...
Faz muita diferença sermos mãos firmes sim Inês, na saúde deles e no desenvolvimento.
EliminarDar chocolate a um bebé de 1 ano? não sei onde andam com a cabeça as pessoas... o meu só agora o come, tem a lata de dizer que é bom, mas come com regra e se dissermos que não há mais ele não pede. Em contrapartida adora fruta e fazemos uso disso, come imensa imensa, há dois domingos atrás comeu 3 pêras fora o resto normal (maça, melão, banana). Não sei onde foi buscar tanta vontade de comer fruta xD
Beijinho
A minha filha só começou a comer essas coisas quando foi para a escola e começou a ter amigos a oferecer-lhe e a ir a festinhas de aniversário e assim. Até lá, via-me comer mas eu dizia que só os grandes podiam comer, que fazia dói-dói na barriga dos pequeninos e ela acreditava. O mais pequeno também vê a irmã a comer e não pede. Eles não pedem aquilo que desconhecem. Por aqui se vou às compras a minha filha pede-me para trazer brócolos, tomate e pepino, não doces. Chega a ser engraçado. Agora anda com vontade de comer melancia, mas ainda não comprei porque imagino que ainda não seja grande coisa e ainda está caríssima!
EliminarOlá @Inês
EliminarNão fazia a mínima, não. Mas vou ter que começar a olhar para isso. Ou como eu digo sempre, faço em casa. Já que faço tudo mesmo e estou sempre a inventar... aproveito :)
Também acho que a alimentação influencia e muito nesse campo. Os meus parabéns então por seres uma "Alien" Inês, sério.
1 ano e já com chocolates? Oh haja paciência, realmente.
Beijocas
Cláudia - eutambemtenhoumblog
O meu filho é o mais novo dos 3 net@s mais velhos dos meus sogros, atualmente têm 22, 21, 19, 7 e 6M, então quando ele tinha 1 ano também queriam dar gomas e rebuçados, porque as primas também comiam...nem tinham em conta a diferença de idades, claro que eu não deixava e era " a má da fita" mas nunca quis saber disso para nada... passados 6 anos a mais velha, na altura com quase 11 anos, foi diagnosticada com diabetes tipo 1 e aí já me deram razão; no inicio deste ano a de 21 foi diagnosticada com intolerância ao glúten e à lactose e eu sempre me pergunto, será que tem a ver com a quantidade de doces e refrigerantes que lhe davam quando eram pequenitas?
EliminarO mais estúpido é que eu sou uma esquisitinha com uma alimentação muito pouco saudável. Mas quero que eles sejam diferentes. Eu faço em breve 37 anos e estou agora a tentar mudar e perder algum peso, mas desde o início sou super rigorosa com a alimentação deles exactamente para não passarem pelo mesmo que eu. E sim, fazer em casa é sem dúvida a melhor opção. E depois de se entrar na rotina não custa assim tanto. As papas caseiras por ex, dá para congelar em doses ou deixar no frigorífico por 2-3 dias. E sabes o que lá está. Eu faço questão de manter isso até hoje. E depois iogurtes e assim não escolho nada do que é "para crianças". Comem iogurtes sem açúcar adicionado e pronto. E como sempre comeram, não estranham. Acho mesmo que estes hábitos no início de vida condicionam o paladar e as escolhas deles pela vida fora, daí o esforço.
EliminarMarisa, até pode não ter nada a ver mas também pode ter tudo a ver. Uma altura num jantar de família quase me chateei a sério com uns tios do meu marido que insistiam que a menina tinha porque tinha de comer doce. Um doce cheio de natas e leite condensado e sei lá mais o quê. Lembro-me que bati o pé e ainda me disseram: "mas a menina também precisa de ingerir açúcar ". Lá tive de explicar que ela ingeria a quantidade de açúcar que precisava nas frutas e outros alimentos, com a diferença que esse é açúcar saudável e natural e não açúcar refinado. Enfim. Deve ser por estas coisas que não gostam de mim. Ah ah ah
O meu filho também não come gomas, diz que é caca e não gosta sequer do cheiro, e ainda bem. Nem chega perto. Embora também nunca tenha tentado dar ou permitido dar, o ano passado a madrinha deu-lhe um saco nas férias de verão, de marshmallows ainda por cima capaz de me o engasgar, disse logo que ele não comia e não comeu, nem no pacote toquei.
EliminarSobre sobremesas não come nada, diz que não gosta mesmo sem provar e dou graças a Deus, porque lá está depois dos 2 anos já tentam oferecer. Vê-nos a comer em casa e nunca pede, diz que é caca ahahahah
A única coisa que come é bolo, gosta muito, mas como faço em casa os tradicionais e corto sempre qq coisa no açúcar não me incomoda muito.
A única coisa que realmente apanha é chocolate rara a vez, ele isso diz gostar.
Sumos, refrigerantes não bebe de todo, digo que tem café e ele volta a dizer que é caca ahahha apanhou esta pronto, explico que o que tem café é só para adultos e ele lá entende. Bebe água apenas e leitinho.
* ahm e nesse verão ele ainda não tinha sequer 2 anos. Tinha 1 ano e 8 meses!
EliminarIogurtes também come zero, e o engraçado é que os adora, lá está o paladar treina-se, não conhecendo o resto que há eles não têm termos de comparação, comem o que conhecem.
EliminarPor isso para ele a sobremesa é essa, iogurte ou muita fruta, também faço gelatinas em casa, com porções de água " a mais" já mesmo para cortar o açúcar
O efeito das nossas escolhas vê-se mais tarde, hoje, com 19 anos o meu filho odeia refrigerantes, bebida é água ou se estiver numa festa um pouco e ginja ou abafado caseiros, no Carnaval saiu com os amigos e bebeu RED-Bull, detestou, mas era para fazer o valor do consumo mínimo. De doces adora bolo de bolacha, detesta pudins, gosta de bolos caseiros, de preferência alfarroba ou chocolate, restantes doces ou mousse de chocolate, oreo ou morango, quanto a chocolates, gosta de todos. Por ex: quando ia pedir o bolinho preferia receber os bolinhos do que gomas ou rebuçados, isso era para dar aos amigos que viessem ao seu aniversário daí a 3 semanas....e os chocolates que recebiam davam para o ano inteiro, ás vezes "tínhamos" de o ajudar por causa das validades :)
EliminarTão bom Marisa, com certeza o ajuda a ser saudável e a dar valor a outras coisas. Tudo com peso e medida para no futuro não terem problemas, ou pelo menos tantos que estão associados a más alimentações
EliminarSim, sem dúvida que o paladar se treina, e é isso que tento. Ainda hoje a minha filha as bolachas que come são bolachas de arroz ou milho e marinheiras. O meu pai dizia que as bolachas de arroz pareciam esferovite e eu também não como, mas ela gosta. É o que leva para a escola para petiscar. O engraçado é ela própria criticar os lanches de alguns colegas que levam kinder buenos e hambúrgueres do McDonald's para lanchar a meio da manhã e ela fica chocada porque não é saudável. Gosto que já tenha este espírito crítico. Já come alguns doces mas não preciso de esconder nada cá em casa. Quando pede para comer um doce vai buscar 1 goma por exemplo. Sabe que não pode abusar.
EliminarOlá meninas
EliminarAdoro ver este tipo de conversas, não fosse eu toda da alimentação saudável.
E sim, o paladar educa-se. Eu como coisas sem acúcar, excepto o que já existe nos próprios produtos (fruta, aveias, etc), às vezes coloco adoçante sem kcal e portanto, não faz mal e mesmo assim, queixo-me que está demasiado doce :P
Em relação a diabetes e à intolerância ao glúten, não sei se é devido a alimentação, mas de facto, agora grávida, sinto que a minha alimentação e treinos, me têm ajudado muito.
E nota-se também na pele, por exemplo, que nunca tive grandes borbulhas e afins.
E na energia que uma pessoa acaba por ter (agora não tenho nenhuma, não conta :P)
Os meus parabéns, a sério, por ver aqui estas mudanças, quer em vocês, quer depois para as crianças. Eu e o meu marido, do que depender de nós, queremos dar ao Tomás o mesmo estilo de vida que seguimos, pois é o que nos faz sentido, como é lógico.
Se não como açúcar, gorduras, etc (não sou perfeita, às vezes lá falha e está tudo bem) não quero o miúdo faça disso vida, como é óbvio.
Mas como já referi várias vezes no meu blog, sou muitas vezes criticada pela minha alimentação, treinos, etc, que supostamente estou sempre em dieta, quando a minha alimentação é a normal.
Mas pronto. Ainda tenho muita luta pela frente.
Beijocas
Cláudia - eutambemtenhoumblog
Ovos da Kinder estão entre os 11.99€ e os 19,99€ (no Continente), felizmente só tenho uma "sobrinha" e não irá ser um da kinder, as outras já estão na casa dos vintes e darei um folar e €, o que tem 6 meses será €.
ResponderEliminar12€ por um ovo de chocolate.... nem tenho palavras, para os de 19,99€ então... nem digo nada. É um absurdo completo.
EliminarOlhe essa ideia dos folares para os mais velhos é muito engraçada sim sra :)