sexta-feira, 7 de junho de 2024

Sobre as minhas metas (financeiras)

Este ano tem sido uma loucura de meta atrás de meta, e sempre virada para isso, para o meu compromisso em concretizar o que me proponho. Tem sido uma lição enorme para mim, e a verdadeira questão aqui nem é tanto (mas atenção, que é importantíssimo claro) o dinheiro em si, mas propor-me "a" e não descansar até lá chegar.

Bom, para que ninguém se perca, e nem eu mesma, aqui fica a sequência do que tem sido o meu delinear de metas, neste 2024.
  • Chegar aos 7 mil poupados até dezembro de 2024 (QUASE!!! chegarei lá em Julho já):
  • Poupar durante um ano em certificados de aforro (✅ FEITO concluído em Junho);
  • Por em certificados de aforro, pelo menos, 5.000,00€ (✅ FEITO, atingi-os em Maio).

Vi que ia conseguir muito antes de dezembro atingir estas três metas e avancei para:
  • Meter 1.000,00€ num depósito a prazo novo; (❌ Não vou conseguir fazer com os mil, porque não vou esperar dois meses para o fazer, que seria em Agosto, vou fazer já um agora em Junho com menos valor)
  • Em Agosto paro a poupança e descanso nas férias;
  • Começar uma poupança bancária, com limite de 3.600,00€, para assegurar as minhas contas básicas em 6 meses de despesas, embora não tenha um limite monetário até dezembro para esta poupança já está decidido de Setembro a Dezembro colocar lá 100€/mês pelo menos;
  • Juntar +500€ para por num novo Certificado de Aforro em Dezembro;
São planos, para já, porque a vida vai mudando e nem sempre se consegue o que se idealiza, por isso não sei o que me espera. Sonhar mas com cautela. 

Até aqui, 2024, tem sido o meu melhor ano de poupanças desde 2017, que foi o ano em que comecei a poupar dinheiro, todos, todos os meses. Uns meses mais outros menos, mas sempre poupei desde aí, tirando sempre o mês de agosto (que sempre vivi as férias com essa "não poupança").

E podem fixar uma coisa desde já, eu vou chegar a Dezembro com 9 mil euros poupados!

11 comentários:

  1. Olá!
    A ideia era poupares junho e julho para o depósito dos mil euros a fazer em agosto? Acho que te podes sentir segura em esperar, desceu em maio não desce novamente em três meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que tenho um pouco de receio de me meter à espera, mas também ainda é "muito cedo" no mês (junho) para saber quanto consigo ao todo.... e verdade seja dita, esperar pelo fim do mês (para ver quanto poupo) ou pelo inicio de julho (e juntar + qualquer coisa) é quase o mesmo.

      Obrigada :)
      Um feliz fim de semana

      Eliminar
    2. Eu não espero.
      Quando tenho dinheiro "a mais" vai logo para algo que renda alguma coisa. Este mês entusiasmei-me de tal maneira que estou com 30 € à ordem. Tenho as contas todas pagas, mas acho que foi demais! Vou ter de ir buscar algum. :)
      Bom fim-de-semana! Bjs,
      SM

      Eliminar
    3. HAHAHAHAH, SM, dei por mim a sorrir com o seu comentário. "Acho que foi demais!" é um bom achismo para sobrar 30€ na conta ahahah

      Mas sabe, por norma também sou assim, estico-me mesmo para me obrigar a viver com o pouco que resta. Nunca tive ao dia 7 só 30€ na conta, mas às vezes pouco mais :D

      Beijinho e um bom fim de semana

      Eliminar
    4. Culpa do IMI, esqueci-me desse extra. Nem na carteira tinha dinheiro. Já voltei a ter liquidez, ufa! ☺️ Bjs! SM

      Eliminar
  2. Não espalhes tanto estas informações, em todo o lugar se esconde a inveja e o mal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, inveja e mal há em todo, todíssimo o lado.

      Obrigada :)

      Eliminar
  3. A taxa de depósitos a prazo nos bancos não tem a ver com a Euribor. Subiram bastante para compensar a fuga de capital para os Certificados de Aforro. Mas agora, que já foi reposto o equilíbrio, os bancos começaram a oferecer taxas mais baixas. E, provavelmente, continuarão a descer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, vão continuar a descer, por isso o meu primeiro pensamento de "não vou esperar".
      Mais uma vez, não rende grande coisa, mas é do melhor que temos ainda assim.

      Obrigada :) um bom domingo

      Eliminar
  4. Mas são mesmo uns óptimos valores.

    E isso tudo em apenas 1 ano? Brutal!

    Continuação de boas poupanças =D

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar

Fim de Julho ---- QUASE

Finalmente a última sexta-feira do mês de julho. Este mês pareceu-me uma eternidade, quase tão longo como o infindável janeiro. Nunca me lem...