sexta-feira, 22 de julho de 2022

Divisão de ordenado - e as facilidades que oferece

Como sabem tenho o meu ordenado dividido em categorias, além de ser prático para entender onde gasto o que ganho, ajuda-me muito a entender até onde posso gastar.

Um exemplo prático é por exemplo na categoria de "gastos gerais", onde tenho uma percentagem a gastar de 13,20%, e é atribuído a coisas do dia-a-dia, por exemplo a manicura, o pão, um passeio, um livro, uma flor para casa, etc, etc, essas coisas que nos fazem gastar dinheiro mas são mais lazer.

Quando este dinheiro atribuído a estes gastos gerais termina eu passo esses gastos para a categoria "sobra" que tem atribuída a percentagem de 16,90. Mas quando passo de uma categoria para a outra já soa o alarme de que estou a gastar demais com coisas não muito essenciais. 

Este mês é exemplo disso. 

A percentagem para gastos gerais está gatadíssima

A percentagem de sobra está no fim...

... E estamos a dia 22 😕

Deste modo já sei que até ao final do mês tenho de ter muita regra, se não apontasse os gastos nas categorias certas, ou não as tivesse definido com valores máximos de gastos, andava a gastar sem controlar tão bem, daí para mim esta gestão ser mesmo importante.

6 comentários:

  1. Confesso que não giro o que gasto. Gasto aqui e ali e vou olhando para saber se ainda sobra algum. Elogio o seu trabalho.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que se dê bem com o "ir olhando", todo o método é eficaz :)

      Bom fim de semana

      Eliminar
  2. https://viagemlenta.com/12-meses-para-conquistar-a-liberdade-e-independencia-financeira/

    ResponderEliminar
  3. É uma boa forma de controlar, sim senhora :)

    Eu vou vendo ao longo do mês, o que ajuda também. Mas desde que vá juntando, já não me preocupa tanto. Porque sei que raramente também faço algo para mim.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Eu também fazia dessa forma mas nos últimos tempos não tenho conseguido controlar tanto pois há pneus a mudar e eletrodomésticos a avariar...

    ResponderEliminar
  5. É sempre importante controlar os gastos. Cá em casa, o meu marido é o chefe do departamento financeiro e o técnico de informática e tem tudo descriminado num programa de computador, que lhe permite saber quanto gasta, quanto ainda tem, etc...
    Assim, andamos sempre em sintonia e embora em alguns meses se gaste mais do que noutros, podemos ter sempre um controlo.
    Beijinhos e boa semana!
    :)

    ResponderEliminar

Das fragilidades, o que dói

Ontem à noite fiquei por mais de uma hora a brincar com o meu bebé até ele ir dormir. Desarrumamos e arrumamos o quarto todo umas três vezes...