terça-feira, 14 de junho de 2022

Como estou a dividir a minha carteira atualmente?

Todos os que me acompanham aqui sabem que a minha vida mudou, à uns anos a minha meta era apenas a poupança e evolução profissional, neste momento tenho uma família e um bebé para conhecer fisicamente em breve.

As prioridades mudam. 
No entanto, financeiramente continuo muito focada, quer na minha evolução monetária quer em conseguir sempre optar pelas melhores decisões, para mim e para o meu lar.

Assim sendo hoje em dia divido o meu salário em:
* - 50,11% Obrigações - Despesas com a casa, combustível, telemóvel, estética e poupança(1)
* - 13,20% Gastos gerais - Para despesas com lazer e bens pessoais; (2)
* - 19,80% Reserva - Valor parado em conta para alguma eventualidade/urgência, ao final do mês a não ser usado é dividido em poupança bancária e reserva em casa; Todo o inicio de mês foco este dinheiro como poupança e só uso se for mesmo urgência.
* - 16,90% Sobra - Valor que me sobra deduzindo todos os valores mencionados anteriormente. Sei que se me exceder nos gastos gerais é desta percentagem que tenho de "gastar" e precaver necessidades, a ser gasto é sempre primeiro o valor desta "Sobra" que o da "Reserva". (3)

Neste momento ainda tenho os meus encargos em 50% do valor do meu salário liquido, é muito bom, e para isto contribuem também os tantos anos de regime financeiro, de regra, de fazer contas aqui e ali. É fundamental para se perceber o que é ou não essencial no nosso dia-a-dia e na nossa vida.

Notas:
(1) - Valor estipulado para poupança à "cabeça" do mês, é uma passagem direta para a poupança de um montante definido mal entra o ordenado na conta, encaro como obrigação e "conta" mensal.
(2) - Vida pós obrigações, uma saída, um passeio, um almoço/jantar fora, um gelado, um livro, um cinema, etc... - pequenas coisinhas da vida e às quais nem 15% do salário atribuo.
(3) - É desta sobra que tenho gasto para o enxoval do bebé a caminho.

Façam o teste convosco,
Dentro destas percentagens, conseguem colocar também as vossas obrigações, gastos de lazer, poupança e sobras? Ou as vossas percentagens são totalmente diferentes?

6 comentários:

  1. Muito bom!
    As minhas obrigações estão nos 82%, não é fácil juntar o lazer e poupanças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um número grandinho sim, espero que a vida desafogue um pouquinho mais :)

      Eliminar
  2. Cada dia que passa é mais complicado e difícil poupar seja no que for. Elogio a sua poupança.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil, mas faz-se o possível, viver mesmo em regra :)

      Eliminar
  3. Penso que as obrigações, às quais junto a alimentação, devam andar por volta desses 50%, sim. Como eu não gosto de reservar para isto ou aquilo ou até mesmo para a poupança, não sei bem quanto gasto no resto, apesar de ter tudo controlado.
    25% é o que tento sempre poupar. Umas vezes, infelizmente, consigo menos que isto.
    O resto é isto mesmo, o resto. Mas como cada mês é um mês...

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é mesmo o recomendado, as obrigações devem ir no máximo até aos 50% de valor disponível mensal (ordenado)

      Excelente :)

      Eliminar

Poupança de Março

Mais um mês deste calendário de 2024 a terminar, e não fui muito além daquilo a que me propus no inicio do mês a nível de poupança.