sexta-feira, 10 de junho de 2022

Mais 10,00€ por semana

Vou criar um novo sistema de poupança ou, melhor dizendo, mais um sistema de poupança. 

Eu tenho um valor programado a transferir todos os inícios de mês, o famoso "pague-se a si primeiro", ou seja, poupar antes de gastar para depois não ter a desagradável surpresa de chegar ao fim do mês, sem nada palpável para poupar/guardar.

Além disso, sempre que entra dinheiro extra nunca conto com ele e transfiro-o logo para a minha conta poupança. E é assim que vou acrescentando valor. Foi assim também que juntei 10 mil em dois anos, se é muito ou pouco, seja o dinheiro apurado seja o tempo para tal depende da análise de cada um (e da carteira de cada um), para mim foi ótimo.

Seguindo ...

Pequenos valores transformam-se em grandes. É o mesmo com os nossos gastos, já repararam que se começarmos a somar os pequeninos gastos que fazemos por mês chegamos ao final com uma conta grandinha? Por exemplo, juntar o café, o gelado, os lanches, etc etc... São pagamentos de valor pequenino e chega-se ao final do mês e transformam-se em valores grandes. Assim sendo o mesmo acontece com a poupança, mesmo que ir acrescentando valores pequenos "no final" a conta fica maior, e é isso que importa.

Assim sendo, a juntar às minhas atuais formas de poupar vou juntar mais uma.

Sendo:

Por cada semana que não gastar 50,00€ faço transferência de 10,00€ para a minha poupança.

Isto permite-me o quê?

1 - Ter ainda mais regra nos meus consumos semanais.

2 - Acrescentar valor à minha poupança pessoal.

É preciso referir que na semana do pagamento de habitação esta regra não atua, ou melhor dizendo esse valor está excluído do total de gastos de 50€, por se tratar de um valor por si só acima dos 50€. Portanto na semana em que pago a habitação somo todos os valores gastos menos o da renda e verifico se ultrapassei ou não os 50€. Outros consumos excluídos são a alimentação, se for a contabilizar a alimentação e visto que fazemos as compras à semana ia ultrapassar sempre os 50€ por semana (e relembrando, a alimentação é paga com cartão refeição, não liquido, portanto é sempre excluída de contas).

Estamos a meio do ano. Tenho 28 semanas até terminar 2022, vamos ver quantos 10,00€ conseguirei juntar.

2 comentários:

  1. É uma boa ideia. Eu já não consigo poupar mais que o que poupo.
    E vai a renda aumentar. E está tudo tãoooo caro!

    Mas tenho poupado, segundo as minhas contas, no mínimo sempre os 10%.
    Fiquei também contente por saber que tenho uma almofada financeira, acho que é este o nome, de mais de 12 meses. Perfeito. Mas quero mais :P

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é mais uma questão de ir juntando valor, é algo quase insignificante, mas pior era gastar em algo que nem aproveita-se

      10% todos os meses, do modo de vida que vamos tendo, já é muito bom, eu também os consigo garantir e ainda bem, é um descanso.

      12 meses de almofada financeira é otimo mas ótimo! Muitos parabéns Cláudia!!! :)

      Beijinho

      Eliminar

Por mim, já podia acabar Abril

Estamos a 19 de Abril, pouco mais de meio mês e eu já o podia era dar por terminado. Já tenho as contas e encargos todos pagos, mas: Ainda t...