sexta-feira, 4 de maio de 2018

Somos Feitos de Fases

Em março referi que gostaria de chegar a um patamar mensal onde o dinheiro que saia fosse igual ao dinheiro que entrava.  Ou seja, por cada compra que fizesse teria que colocar o mesmo valor em poupança. O que acabaria por me permitir poupar 50% do vencimento, pela lógica. Em Abril  consegui melhor que isso e poupei na verdade 60.84% face ao valor que recebi. 
O que é que eu fiz? Não o mencionei aqui no blog, mas mencionei-o aqui ao lado, num outor blog que aborda o mesmo tema, Diário de uma Jovem Assalariada.

Segui 4 ideias:
- Mapear os meus gastos obrigatórios (nada de vestuário, livraria, etc.)
- Contabilizar no mapa de gastos obrigatórios um valor de poupança (já faço sempre)
- Levantar 30€ para ter comigo (café, pastelaria, etc.)
- Manter o restante em conta à ordem, para algum imprevisto. no final transferir para a poupança o que restasse.

Não é "coisa" para se fazer todos os meses, porque é um plano que não permite qualquer gasto fora do que nos é obrigatório (contas de habitação, alimentação, combustivel, seguros,...), mas resultou. E resultou no meu melhor mês.

Não vou aplicar em Maio, mas talvez o passe a fazer 1 vez/semestre (2 vezes por ano).
Reitero o que já escrevi por aqui, tenho de momento facilidade em conseguir controlar bem as minhas contas porque os meus encargos pessoais são poucos, mas muito se deve, também, ao facto de não ter qualquer vicío de aquisição, nem sempre assim fui, já tive fases de todo o santo mês adquirir vestuário, por exemplo. As prioridades mudam. E ainda bem.


2 comentários:

  1. É uma grande verdade!
    Por exemplo: pagar com dinheiro ou com MB. Se até há alguns meses me orientava melhor e poupava mais pagando a dinheiro, hoje em dia noto que poupo mais se pagar com MB.
    :-)
    É a vida a correr o seu ritmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, somos mesmo feitos de fases. Acho que tudo se adequa ao momento/fase que estamos a viver :)

      Eliminar

A vida, novamente

A semana passada eu e o namorado discutimos. Aquelas situações que acontecem como em qualquer outra relação /ou casal. O bebé anda a dormir ...