Tive uma daquelas conversas com uma amiga, que já foi mais intima que o que é agora, que me deixou a pensar.
Primeiro que eu não partilho nada ao pormenor, nada, aqui ainda o fiz durante alguns tempos e depois sabem o porquê de o ter deixado de fazer.
É aquela amiga com quem ia beber café e depois deixei de ir porque era sempre eu a pagar... e não é que uma pessoa não possa, mas tudo o que é demais, é demais. Já vos falei disso aqui.
Ora que numa conversa ocasional, de quem se encontra na rua, surgiu o tema das férias e calhei lá pelo meio a dizer que usava o salário para as férias e nesse mês não poupava. Conclusão:
"Ou não gastas nada nas férias, ou poupas sempre muito mensalmente, porque mesmo de férias tens as contas da casa na mesma para pagar e tens de comer".
Vocês conseguem palpitar +/- as minhas poupanças pelo que vos fui apresentando, sendo este ano ainda melhor que o ano passado, mas dou-lhe razão, eu tenho as contas para pagar na mesma, mas tenho alguns truques para compensar e não serem um grande peso:
- Só pago as obrigatórias da casa: casa, água, luz, gás, meo;
- Alimentação como vamos para fora, os dias que estamos em casa gastamos o que há/sobra no congelador, e assim a alimentação do mês é os gastos nas férias e pouco ou nada em casa;
- Não acumulo compras normais para mim nesse mês (ex. cremes que use, protetor, solar, shampoos, etc), porque como uso tudo de farmácia/weels é mais caro e acaba por pesar nas contas. Assim vou precavendo antes deste mês e/ou espero por setembro;
- Além de que em julho a estadia já fica paga;
Foi o que lhe disse, assim por alto e a ideia não era "ahm sim eu poupo imenso mensalmente, estou quase rica sabias?", era ela ter ideia que por vezes as coisas organizadas correm bem e é possível.
Além de que vamos os três de férias, uma vez pago eu, outra vez paga o namorado, e assim vai. E também não vamos sempre comer fora, que acaba por ser o gasto maior, a par da estadia, muitas vezes fazemos em casa, ou compramos refeições mais simples fora. E mesmo assim, estive a ver +/- o dinheiro disponível para as férias/agosto, e acho imenso o que tenho previamente disponível.
Partilho, porque podem ser também dúvidas, por aqui, de quem me lê.
A organização é mesmo tudo, em todos os lugares do dia-a-dia/vida.
Bom fim de semana 💛
Eu como recebo o subsídio, gasto desse valor... Mas claro que para tudo, é preciso organização.
ResponderEliminarE como dizes, a estadia é paga antes. Logo, é menos um peso nesse mês.
Eu por acaso poupo sempre. Até acabo, Às vezes, por gastar só o ordenado à mesma e a juntar o subsídio todo.
Cláudia - eutambemtenhoumblog
Como sabes eu coloquei logo o subsídio num Aforro pelo que o que irei gastar será apenas o ordenado, no final do mês tenho um casamento mas como temos todos roupa o gasto será no combustível/portagens (é em Espinho) e na prenda para os noivos. Supostamente era para ter outro 15 dias depois mas lembraram-se que não queriam nem crianças nem os filhos dos primos no casamento e como cá em casa se os pais vão o filho também vai, optamos por não ir até Sesimbra.
ResponderEliminar