terça-feira, 15 de julho de 2025

Cama partilhada,

 sim. 💙

Sim, desde o inverno, não sei bem que mês, talvez dezembro (???) comecei a deitar o meu filho connosco, estava frio, e verdade seja dita, até eu comecei a dormir melhor. É diferente de o ter ali ao lado e puxar as cobertas, que me estar a levantar para o ir ver, e ver se estava tapado. Passou a ser cômodo. Passou a dormir a noite toda, passei a não me levantar e despertar completamente, passei a abrir o olho, tapa-lo e voltar a dormir imediatamente. E assim nos mantemos.

Se as vezes acordo toda torta? sim😅 , mas já disse sinceramente ao namorado, que me vai custar mais a mim que a ele (filho) o separar das camas, quando esse dia chegar.

Se há os contras? há, a separação que vai ter de acontecer inevitavelmente. Porque intimidade de casal? temos, não ali, não com ele, e nem com ele acordado. COMO É OBVIO - para mim. Por isso respeito os pais que dizem "aí não... nem pensar e nós como casal?", mas nós cá em casa como casal, existimos TAMBÉM fora da cama. Então não, isso não é um contra.

A favor? Já sentiram acordar a 1cm de um narizinho que respira ali do lado? que vos põe a mãozinha quente na face? Que está ali protegido e tão, mas tão longe do podre do mundo?

É perfeito.

Num dia da semana passada acordei e estávamos os 3 a dormir de barriga para cima e com os braços levantados, aliás, encostados à cabeça assim para cima na almofada.... os 3, e pensei "isto deve ser uma bela imagem vista do céu". E não será mesmo? uma família junta, a dormir e a ganhar energia para aquele que será outro dia com novas oportunidades? todos igualzinhos na posição.

Ahm sim, eu sou uma lamechas, vão-se habituando.

Sei e estamos a preparar a mudança para o quarto dele, mas apetece-me que só vá quando ele realmente pedir... sofro realmente com isto, mas tento não me censurar, porque TODA AGENTE me diz que estamos a fazer mal.......... É tão perfeito. Como é que uma coisa que não faz mal a ninguém pode fazer mal(?)

Ele próprio diz que aquela cama é de todos, que a dele, a gradeada que ainda se mantem no nosso quarto, pode ir para o lixo, que a do quarto dele (cama de solteiro) é a dos bonecos (porque tem os peluches em cima).. e compreendo-o, está tudo ocupado 😅. No sábado disse que ia dormir no quarto dele, foi a primeira vez que o disse, mas quando chegou a hora de deitar foi direitinho à nossa e disse "esta é que é boa". Sei que chegará a hora de partir dali, do primeiro ninho, mas apetece-me mesmo esperar que seja ele a decidir, e não nós a obrigar.

Ainda ontem tive a avaliação da escola e deixou apenas 1 indicador para o ano, não atingido. Que é o segurar bem o lápis, nos dois dedos, de resto tudo perfeito, bem desenvolvido, desenrascado, interessado, falador e respeitador (que era uma coisa que tinha muita curiosidade de perguntar em avaliação e na reunião me foi dito que acata ordens e respeita o espaço do outro - perfeito para mim). Portanto, se em desenvolvimento social, motor e físico está bem, é porque alguma coisa estamos a fazer de bem e não temos motivos nenhuns para nos preocupar até ao momento.


Enfim.... custa-me que muitos apontares de dedos venham inclusive de mulheres, mas digo-vos uma coisa, eu mesma, sinto-me tão segura, protegida e frágil no meio dos meus dois homens, que quando acordo a meio da noite e os vejo, ali, ao lado, me parece que a vida é mais bonita.


7 comentários:

  1. Aproveita e aproveita muito. Não voltas a ter o teu filho com essa idade. Sempre digo e digo muito aproveitem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, nisso até sou uma pessoa que não se queixa, eu vejo amigas minhas a dizer que não conseguem aproveitar os filhos, eu acho que aproveito muito. Ainda ontem estava cansadíssima, mas sentei-me no chão da sala a fazer um puzzle até à hora de ir para cama. Isso para mim é aproveitar, se estava melhor no sofá? oh se estava... mas se é a hora que posso estar com ele a brincar é a hora a que estou.

      Obrigada e beijinho

      Eliminar
  2. O meu filho foi para o quarto dele com mais ou menos 1 ano, como já não amamentava não havia a necessidade de ficar na cama de grades ao lado da minha cama mas que era muito mais cómodo ai isso era, muito melhor do que andar tipo zombi de um quarto para o outro a meio da noite. Cada um sabe de si e Deus sabe de todos, sempre ouvi dizer, por isso faz sempre o que achares melhor para ti e para os teus. Faças como fizeres vai haver sempre quem critique, por isso o melhor é ignorar as opiniões dos outros. Eu também acho que são muito mais as vantagens que as desvantagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é muito mais confortável tê-lo ali ao lado, eu falo por mim e parece egoísta, mas o nosso filho até praticamente aos 2 anos mamou de 3 em 3 horas... mesmo quando já não era mama era biberon... mas depois de pô-lo a dormir conosco ele passou a dormir a noite toda e eu era só abrir o olho ver se ele estava bem e ficava a dormir também, o que sinceramente me ajudou muito a dormir também.. apesar de ser um bebé fácil, e não nego isso a ninguém, não chorava nem fazia birras, mas o mamar de 3/3 horas durante quase 2 anos foi obra para a minha cabeça sem dormir bem.

      Beijinho Marisa

      Eliminar
  3. Vi o exemplo da Catarina Gouveia ex-atriz da sic com uma polémica sobre os bebés já crianças ainda há pouco tempo. Era sobre a fralda nesse caso porque a menina dela já tem 3 anos e qualquer coisa. O meu pensamento vai sempre se as escolhas dos pais atrapalham o desenvolvimento da criança, no caso da fralda achei ali um exemplo de não quero andar com trabalho e meto-lhe uma fralda e acabou andavam a visitar a disney na altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também a sigo no instagram e lembro-me disso, não foi à muito tempo não.
      No nosso caso, nós já íamos incentivando mas notei que ele queria deixar a fralda, quando mesmo ainda com chuvas e frio ele acordava seco de 10h de sono noturno. Mas cada criança é uma criança.

      Mas sim... acompanhar e fazê-los evoluir dá trabalho, isso dá, e muitos pais não estão para isso.

      Eliminar
  4. Antes de ser mãe tinha certezas absolutas. Essa era uma delas. Não queria filhos na nossa cama.
    Com o primeiro até fomos cumprindo (dormia bem ao inicio) mas com o segundo, a certa altura já era o pai que o tirava da cama de grades para mamar e adormecia ao nosso lado. Qdo foi para o quarto dele o miúdo acordava, pegava na almofada e no peluche e deitava-se connosco. Passado algumas horas aparecia o mais velho e ficávamos os 4. Mesmo para os adormecer tinha de ficar deitada com um deles. Agora já só pedem um beijo.
    Como já é raro fazerem isso arranjamos uma filha. 😅 Ainda é mto pequena, mas de manhã já a colocamos na nossa cama e ficamos ali a olhar para ela.
    Há dias em que me queixo que não faço nada, mas a verdade é que me custa deita-la no berço. Sabe tão bem tê-la no colo. 🥰
    É o nosso último bebé. 🥹
    Roupa e casa para arrumar terei todos os dias, um bebé não. Aproveita! Eles crescem mesmo muito rápido,.mesmo qdo parece que não.
    Bjs,
    SM

    ResponderEliminar

Cama partilhada,

 sim. 💙