sexta-feira, 4 de julho de 2025

Contra mim venho falar

Aí Deus, Deus,

devem achar vocês que eu sou a pessoa mais bipolar desta vida, e destes blogs de internet... mas realmente hoje venho contradizer-me.

Não se estima que a Euribor vá subir exponencialmente nos próximos meses, estimasse até uma estagnação, ou oscilação muito fraca.

E nesse sentido já vos tinha vindo aqui dizer que não ia fazer mais aforros, porque as taxas vêm a cair desde abril:

Abril - 2,415%

Maio - 2,216%

Junho - 2,07%

Julho - 2,011%

O último dinheiro meu que entrou foi em Abril, depois disso em Maio fiz uma aplicação mas de casal (metade de cada um) e disse que só voltaria a colocar dinheiro meu, nosso, ou a criação da conta do filho, quando voltasse a subir para os 2,5%... Pois que previsão boa e a favor disso não há... e assim sendo, mais vale o pouco que o nada.

Ainda não tenho coragem de ir para as ações como a nossa vizinha Cláudia, mas também me custa ter ali o dinheiro parado na à Ordem, ou mesmo na Poupança do banco a 1% brutos.

E assim sendo,

Peguei em dinheiro de casal e voltei a por nos aforros, ontem 03/07. Em outubro já me pagam e se os deixasse estar na poupança só em Abril de 2026, e já nos aforros, até abril pagam-me 3 vezes (outubro, janeiro e abril), e ainda pagam o dobro do que pagaria a poupança, mais capitalização.

Não coloquei dinheiro meu porque como sabem estou mesmo, mesmo a avançar com a poupança no banco para fixa-la em 6 meses de gastos, senão tinha posto lá qualquer coisinha também.

Estou a meio do ano e já consegui lá o mesmo em juros que no ano passado todo, por isso, têm de continuar a ser uma opção. Ainda que, com muita pena minha com uma taxa bem mais pequenina, aqui os 0,5% a menos de taxa bruta fazem diferença nas contas a prazo. Mas o melhor depósito a prazo do meu banco neste momento está a 1,35% a 3 meses, portanto, também não é opção.


9 comentários:

  1. Estás a perder dinheiro teia, pega na poupança e põe nos aforros, daqui a três meses não te vais arrepender na entrada dos juros e de certo nem vais precisar do dinheiro 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo 2% ainda é dinheiro e dentro das opções que temos ainda a melhor. Se não se prevê aumento de taxas é aproveitar enquanto pelo menos estão a este valor, em agosto se calhar descem mais ainda.

      Eliminar
    2. Bom dia a ambos/as.
      Obrigada,

      De facto espero não precisar de mexer em dinheiro nenhum, seja nos aforros seja na poupança para dizer a verdade, mas nunca gosto de ficar "descalça". Mas sim, consigo concordar com a vossa opinião. Neste momento e comparando só com o meu banco os aforros são melhores. Ainda ontem estive a ler sobre as previsões esperadas para os aforros e daí a decisão de mexer na poupança de casal, mas não pensei em valores meus, isso não.
      Quem sabe até ao final do mês mude de ideias e ponha lá qualquer coisa...

      Um bom fim de semana :)

      Eliminar
  2. Acabei por colocar também nos Certificados, apesar de terem baixado ainda estão mais altos que os Depósitos a Prazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, ainda conseguem estar melhores. Também continuo a achar a melhor opção sem risco.

      Bom fim de semana Marisa

      Eliminar
  3. Eu continuo a apostar nos aforros, mesmo a baixar ainda dão o triplo daquilo que o meu banco oferece actualmente. Não posso ignorar a diferença. Só ando com uns 5000 euros parados porque ainda tenho custos com a solicitadora, justificação notarial, registos, etc, que não sei ao certo em quanto mais vão ficar e não quero ter de estar a mexer em aforros. Mas custa-me ver aquele dinheiro parado. Já o tive a render em poupanças de 3 meses no banco, mobilizáveis sem penalização a não ser a perda dos juros, mas honestamente já nem me dei ao trabalho desta vez, tenho a escritura da justificação finalmente marcada para este mês e espero ter os gastos que preciso de ter em breve, para depois poder pôr o que restar em aforros também.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o triplo compensa, isso sem dúvida.
      Se vais precisar de pagar despesas acho que faria como tu e não mexeria até estar pago, depois a sobrar logo decidia sim.

      Bom fim de semana Inês

      Eliminar
  4. Eu vou dividindo o dinheiro por uma conta poupança que paga os juros mensalmente e pelos aforros. Os juros são semelhantes. A conta tem a vantagem de ver os juros a aparecer e é viciante. Todos os meses recebo um pouquinho mais de juros. 😊
    Este mês foi o mês que recebi mais. Licença de parentalidade (sem impostos) e o subsídio de férias. Conclusão: não preciso de um aumento, basta baixarem os impostos! Em compensação submeti o IRS. Até nos rimos qdo vimos a simulação (para não chorar).
    Bjs,
    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, também adoro mexer nas minhas tabelas, atualizo a semana conforme os aforros que vão pagando (que tenho vários e pagam em dias diferentes), e é mesmo bom ver os números a aumentar. Viciante como diz :)

      Boa, essas entradas é que são sempre um animo, o namorado aqui também recebeu o subsidio de férias, diz ele que devia ser sempre assim xD e devia, e não era exagero nenhum.. mas pronto.
      Beijinhos

      Bom fim de semana SM

      Eliminar

Contra mim venho falar

Aí Deus, Deus, devem achar vocês que eu sou a pessoa mais bipolar desta vida, e destes blogs de internet... mas realmente hoje venho contrad...