A minha conta poupança terá 6 meses do meu custo de vida, e já sabem servirá para me dar auxilio numa emergência. E emergência é isso mesmo, emergência:
|| Perda de rendimentos;
|| Avaria no carro;
|| Avaria num eletrodoméstico grande;
|| Cuidados médicos de valor acrescido;
Enfim, essas coisas que poderão realmente ter impacto de valor, nada de ténis novos, uma roupa, meia dúzia de livros, férias, lazer... uma torradeira ou uns óculos de sol. Não, isso não são emergências.
Claro que, suponhamos, tenho uma avaria no carro, pago com este dinheiro, qual será a minha prioridade a seguir? Repor o quanto mais depressa possível esta poupança e fixá-la novamente nos meus 6 meses de custo de vida.
Como tenho tudo tão bem organizado no excel eu sei bem qual o valor "obrigatório" das minhas contas, então sei bem o quanto precisaria para viver (sem rendimentos) por 6 meses e assim sendo estou a trabalhar nesse valor.
Neste momento, 05/06/2025 estão-me a faltar 1.750,00€ nesta poupança.
Ainda não tenho lá a poupança total de junho, pelo que no final do mês o valor já será menor... atendendo a que em agosto não poupo, pois é o nosso mês de férias, queria ter esta conta finalizada lá para outubro.
O que me dará +/- 438€ por mês, atendendo às minhas entradas em extras isto não é impossível, e a ver vamos como corre.
E pronto, é este o ponto de situação atual, aqui pelo lado da Teia.
Bom dia:- Nem imagina o quanto eu aplaudo e elogio o seu trabalho em relação à poupança.
ResponderEliminar..
“” Saudações poéticas – Feliz Quinta Feira ““
.
Obrigada Ricardo, neste momento para mim já é tão natural que é um modo de vida.
EliminarNão me falta nada graças a Deus.
Beijinho :)
Muito bom, já não falta tudo!
ResponderEliminarEu tenho naquela conta que só rende até aos 5k, mais dinheiro que o suposto. Já não rende nada. Zero. Mas como vem aí o puto e eu depois irei precisar de roupa nova e afins, deixa lá ver como me oriento. O que sobrar, vai para um aforro, o do costume.
Só não abato na casa que o meu marido não tem como me acompanhar, é pena.
Beijocas
Cláudia - eutambemtenhoumblog
Bom dia Cláudia.
EliminarDesde já peço desculpa por "intrometer-me" no assunto, peço que não leves a mal mas vou dizer isto porque podes nunca ter visto as coisas por este ponto de vista (se até já pensaste, ignora, por favor). Entendo que não queiras abater na casa porque o marido não tem como acompanhar. Mas, presumindo que casaram com comunhão de adquiridos (não sei se é o caso, mas na maioria das vezes sim), se amanhã te divorciares, metade desse dinheiro que tens em conta terás de dividir com ele a menos que proves que já o tinhas antes do casamento ou que proveio de uma herança ou assim (que também não sei se é o caso). Mas presumindo que foi dinheiro que foste juntando ao longo dos últimos anos, em caso de divórcio terás de dividir com ele. Não seria melhor, uma vez que, correndo mal, terá de ser dividido na mesma, abateres, mesmo não tendo ele como acompanhar? É apenas uma sugestão, uma ideia para ficares a pensar, se é que não pensaste já...
Beijinho.
Sim, se vais precisar não uses, mesmo não rendendo é atua reserva para essas despesas que já sabes que virão. Depois se sobrar sim, logo pensas que lhe fazer ;)
EliminarBeijinho
Olá Inês,
EliminarPenso que ela já respondeu a isso à uns tempos e está casada com separação de bens.
Beijinho
Olá Teia, se assim é então concordo plenamente com a posição dela. Daí ter reforçado várias vezes ao longo do texto que estava a fazer várias suposições... Beijinho
EliminarSim, ela comentou numa publicação à uns tempos sim, em que também falávamos assim de coisas parecidas.
EliminarBeijinho Inês :)
Olá @Inês
EliminarSem stress :)
É isso mesmo, eu casei com separação de bens, já a pensar em tudo e mais alguma coisa.
Sei que muita gente não concorda, mas para mim faz sentido e tem funcionado. E penso muito nisso... E se correr mal?
Claro que não se casa a pensar nisso, mas nos dias que correm, nunca se sabe e mais vale estar prevenida.
Obrigada
Beijocas
Cláudia - eutambemtenhoumblog
Ui, Cláudia eu entendo perfeitamente isso. Por acaso casei em comunhão de adquiridos porque para nós foi o que fez sentido. Mas cada qual com a sua escolha. Mas já fui muito julgada e criticada por pensar no futuro e no "e se corre mal"? Por ex, uma das empresas que tenho com o marido foi criada antes de casarmos. Ou seja, era só dele porque a conselho da contabilista criou-se uma unipessoal. Ora por nós estava tudo bem. Mas eu dei por mim a pensar, e se corre mal? A empresa é só dele. Eu fiz os sacrifícios e criei de raiz desde o dia 1, tal como ele mas se nos chateamos fico sem nada. Nem pensar. Arranjei forma de metade ser minha e olha que como já éramos casados não foi fácil porque ele não me podia simplesmente vender. Teve de vender a um terceiro e esse terceiro vender a mim. Mas agora está tudo certo. Somos sócios os dois e cada um tem a sua parte. Mas nem imaginas como certas pessoas falaram mal de mim, que era uma interesseira e sei lá mais o quê. Enfim.
EliminarAí imagino, se há coisa que o povo gosta é de julgar... Mas nesse aspecto fez bem, se era dos dois e foi uma luta dos dois desde o dia do seu inicio, fez o certo.
EliminarClaro, é como a Cláudia diz, ninguém casa a pensar em separar, mas pronto...
Sim, o pior foi mesmo a família do meu marido, que me achou interesseira e sei lá mais o quê. Até a propria contabilista achou o mais correcto, imagina, já viviamos juntos há 2 anos, trabalhavamos os dois naquilo. Eu separava-me, ia para o desemprego, ele ficava com tudo para ele. Opa não era de todo justo. Foi uma má decisão ao abrir a empresa só em nome dele e sendo uma má decisão só temos de a corrigir.
EliminarAté hoje só usei poupanças "grandes" para a compra da casa e do carro. O resto foi sempre pq
ResponderEliminar(ups... tecla errada)
Eliminar...pago com o ordenado, embora já tenha jogado com as datas de pagamento do cartão de crédito (sem juros). Uma vez compramos uma tv e na semana seguinte a maquina de lavar pifou.
Depois há meses, como o mês passado. Com as idas ao supermercado e o parto da bebé (optamos pelo privado), estava a ver que o dinheiro que deixei à ordem não chegava. Mas valeu a pena pagar. Foi bom ter o meu obstetra sempre por perto.
Bjs,
SM
E eu quero ser como a SM, só usar assim em coisas realmente que impactam, de resto quero tentar viver com o que recebemos, temos conseguido :)
EliminarFico muito feliz por si e por já ter a sua menina consigo, nem imagino a agitação dos mais velhos, deve ser tão bom esse calor no coração de mãe. Um beijinho e um abraço de conforto para si deste lado. Espero que coração que esteja bem :)
Parabéns pela chegada da bebé, que tenha corrido tudo bem apesar das dores. Desculpa Teia, mas não sei qual o blog da SM para lhe dar os Parabéns por lá :)
EliminarEstá a vontade Marisa, é sempre bom celebrarmos por aqui as vitórias de cada uma :)
EliminarObrigada Marisa.
EliminarNão tenho blog, vou aparecendo em modo anónimo. 😊
O parto correu bem, com episódios tensos que agora dá para rir. A dor (atrasei ao máximo a epidural, mas foi na altura certa) ficou totalmente esquecida qdo vi a minha filhota.
Os manos adoram a irmã! Até discutem para ver quem pega nela. 🙄
Bjs,
SM
Excelente! Fico mesmo feliz, por testemunhos bons assim, eles valem o esforço e o que passamos sem dúvida.
EliminarQue bom, que os manos sejam sempre assim, muito protetores :)
Beijinho SM
Oh Lúcia, meu Deus, que comentário tão bom.
ResponderEliminarComeço pelo seu fim, e agradeço mesmo o seu apreço ao meu espaço, e a mim, que acabo por partilhar as minhas coisas. Muito muito obrigada.
Acaba por ser uma recompensa boa, ter esse vosso reconhecimento, muito obrigada, de verdade.
Eu fiz um crédito para estudar no último ano de faculdade, não me arrependo, tirei até a carta com esse valor e acabei os estudos, acabei-o antes da data e paguei menos juros. Também me valeu o exemplo de casa, nunca fomos de grandes posses mas tinha a minha mãe que geria o dinheiro e o comer de uma maneira incrível, também aprendi muito com ela. Até ainda hoje o namorado diz, onde eu já vejo o frigorifico vazia tu vais desencantar refeições completas. Pois é, o exemplo arrasta mesmo.
Também só penso fazer crédito agora para a nossa casa, não tenho dividas e também sempre fui juntando para os meus objetivos. Sei que, embora agora e assuma mesmo, que poupo bastante, também vou gastando "mal gasto", porque vou comprando coisas para o filho só de mimo mesmo porque ele já tem muita coisa, mas também me permito porque ele por ex só se veste com roupa dada, se não tivesse ofertas tinha de me focar no importante, e vá também não compro livros/brinquedos todos os meses, mas vou-me permitindo, principalmente os livros.
Parabéns, deixou aqui um exemplo muito bom, às vezes mais vale ter essa calma e ir juntando para os sonhos, do que ser precipitado e depois lá na frente se arrepender. Isto claro, é sempre possível vender uma casa e comprar outra, mas na minha opinião é sempre realmente uma decisão para ter com calma.
Beijinho Lucia :)