segunda-feira, 2 de junho de 2025

É Junho, outra vez, 2 anos depois

Faz exatos 2 anos que fiz o primeiro depósito dos Aforros, e o que é que eu posso dizer? Que me arrependo de não ter começado antes.

Mas como não se chora sobre leite derramado...

A minha primeira aplicação, de 02/06/2023 com o pagamento de hoje, rendeu 5,5% em dois anos. Fora o que reavi no IRS, os 28% retidos, esses nem os estou a contar aqui.


No geral e ao dia de hoje:

2023 está com 3,2% de juro pago, sobre o total que lá meti em 2023;

2024 com 1,2% de juro pago, sobre o total que lá meti em 2024;

e 2025 com 0,2% pago, pois ainda só recebi um pagamento de juro de todo o dinheiro que já lá meti.


E olhando a tudo quanto lá apliquei e ao ver o que já me pagaram de juros, estou com 1,70%. Portanto, o melhor é olhar aplicação a aplicação, ou mesmo ano a ano, para ver realmente o quanto têm crescido, porque este ano ainda só me pagaram as aplicações de fevereiro, e face ao que lá meti baixa a percentagem de juro que tenho num total.

O engraçado, é que feitas as contas de junho a dezembro deste ano vou receber tanto como o que eu fiz até agora nestes 2 anos, desde junho/23 a junho/25. Impressionante né? mesmo sem lá meter mais nadinha.

Séries antigas que pagavam bem melhor nem quero imaginar o que podiam render agora. Mas paciência, não tenho não posso comparar.


11 comentários:

  1. Como faz essa conta, visto que a série E não paga acima dos 3,5%? + 0,5% de permanência nos aos 2 a 5?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia,

      Sim, a série E paga 3,5% mais a permanência que já estou a usufruir de 0,5% desde junho do ano passado, portanto já tive 4 pagamentos com permanência.

      Como o juro é crescente, todos os trimestres conta a aplicação+juros anteriores, esses juros vão crescendo de vez para vez.

      Assim sendo eu pego no que lá apliquei e faço a regra de 3 simples:

      € aplicado, o que lá meti ----------- 100%
      Total de juro recebido --------------- x % (dará a % de ganhos)

      Eliminar
  2. Eu tenho dessas séries antigas que falas. A série B, penso que é a mais antiga que tenho e o bom delas na altura, é que não vencem. Logo, devo ter esse da série B há... tantos anos quantos eu existo?
    É muito bom ver, ver o capital sempre a render mais e mais e a ficar lá acumulado. Sempre que lá vou fazer um depósito, elas dizem sempre, se precisar de mexer, mexa nas mais recentes. Eu sei disso. Graças a Deus, nunca precisei.

    E lá está, de grão a grão, enche a galinha o papo.

    Boa semana

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente, mesmo! e ainda bem que nunca foi preciso mexer, nem nas séries mais recentes...
      pena é que, com novas séries que possam surgir é sempre para valores de juros menores...

      Outros tempos que já lá vão, beijinhos Cláudia

      Eliminar
  3. Para quem como eu, pelo menos nesta fase, ainda não me aventuro em outras opções com capital de risco, acho que é o melhor que se encontra por aí e claro está, os prémios de permanência melhoram as coisas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não arrisco em nada de risco, para já, e sim os C.Aforro neste momento ainda são o melhor que temos e assim nos vamos contentando

      beijinho Inês :)

      Eliminar
  4. Eu fiz 2 anos no dia 30/05 e nesse dia fui criar um Certificado de Aforro no nome do Filhote, assim vencem no mesmo dia. Claro que o dele foi uma pequena amostra pois é a Série F e a 2,22% (será 15 anos e 0,25% de prémio de permanência) enquanto a minha era a E a 3,5% e agora já com mais 0,5% já está nos 4%, ainda não fiz as contas da Teia, mas deu-me essa ideia e irei fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas faça Marisa, vai ver que já dá mais que os 4% ;)
      Fez bem, eu também vou abrir uma conta para o meu filho, nos aforros, mas só quando a euribor subir outra vez.

      Você fez em nome dele, ou na sua conta mas com dinheiro que sabe que essa aplicação é dele?

      Eliminar

Valor de Poupança Mensal *vs* Valor das Férias

Tive uma daquelas conversas com uma amiga, que já foi mais intima que o que é agora, que me deixou a pensar. Primeiro que eu não partilho na...