Com o avançar dos meses vou percebendo o que funciona ou não no meu excel. Até aqui, fim de 2024, eu usava uma agenda física para anotar TODOS os meus gastos.
Em janeiro comecei um excel onde tenho os meus gastos todos definidos e o que gasto em cada um por mês.
Tenho divido os meus gastos em 3 tabelas:
* 1.ª tabela - Gastos obrigatórios
* 2.ª tabela - Poupanças
* 3.ª tabela - Outros gastos não essenciais
Tudo na mesma página/folha.
Já lá tinha: Habitação, água, edp, gás, meo, alimentação, combustível, vodafone, IUC+seguro carro, férias.
E passei a incluir:
Ordem profissional e as comissões do banco;
Pois as comissões saem mensais agora e a ordem apesar de ser ao trimestre ou semestre (conforme minha escolha) têm de ser pagas, então fiz como no IUC+seguro e dividi o valor por mês.
O resto:
Como passeios (pagos), roupa, livros, acessórios, prendas, manicure, cabeleireira etc's, fica tudo ainda na 3.ª tabela, pois num aperto eram coisas que cortaria de todo.
Acho importante ir revendo o que melhor se adapta a cada um, e tenho gostado bastante de trabalhar assim, com tudo muito visual.
Até já lá tenho uma folha só para o nosso filho, com tudo anotadinho desde que comecei a poupar para ele (ainda na gravidez: o pré-natal) + ofertas. Está quase a chegar à meta deste ano 😉, o que quer dizer que vou fixar esta conta poupança neste valor, que é realmente muito bom já.
E depois vou juntando na conta à ordem dele, até abrir uma conta aforro para ele, mas só o vou fazer quando os juros estiverem novamente a 2,50%
Por acaso também tenho assim, mas tudo junto numa só tabela. Lá está, uma pessoa vai adaptando conforme vai vendo que dá mais jeito.
ResponderEliminarTambém tenho tudooo ao pormenor, até os gastos com animais, coisas para a casa, etc.
Em relação às poupanças do miúdo, como estou a levantar o abono dele para comprar coisas para ele, não tenho nada ali de parte. Mas se formos a ver, ele já tem acções com o nosso dinheiro, logo, é praticamente a mesma coisa. Acho é que ainda tem pouco. Mas a minha mãe disse para eu ter calma que ele ainda não nasceu :P
Beijocas
Cláudia - eutambemtenhoumblog
Eu também tenho tudo junto, só tenho uma linha a separara a tabela 1 da 2 e outra linha a separar a tabela 2 da 3.
EliminarSe abrir o excel vejo tudinho à minha frente, e faz realmente diferença.
Sim, o Tomás ainda não nasceu, terás tempo de pensar uma poupança ao longo dos anos, a do meu acho que está a ir muito bem e estou +/- descansada.
Beijinho :)
Eu a dada altura também anotava tudo mas agora deixei-me disso e sinceramente não tenho paciência para um registo tão detalhado. Tenho a minha tabela a que chamo de orçamento mensal e nela tenho as despesas fixas de cada mês e vou acrescentando as variáveis tipo uma consulta, cabeleireiro ou assim. Coloco o valor recebido nesse mês e automaticamente sei quanto sobra. Vou marcando as despesas como pagas ao longo do mês e anotando o valor que ainda tenho na conta e automaticamente sei sempre quanto ainda me "sobra" naquele mês. Para já vai funcionando bem assim para mim.
ResponderEliminarInteressa é, independentemente do método, funcionar :)
EliminarEu também já comecei a planear junho, pois há despesas que já conheço, então já lá estão prontinhas.