segunda-feira, 12 de maio de 2025

4º dia

Pois é, a vida é uma luta e nós lutamos as guerras que quisermos. Umas escolhemos por serem mais fáceis, outras são-nos inevitáveis.

Esta eu escolhi e estou no 4.º dia dela.

4 dias sem açúcar. Comecei na sexta 09/05 e cá me mantenho, todo e qualquer açúcar direto não é consumido, só e apenas o de frutas. Nada de bolos, café com açúcar, bolachas, chocolate, rebuçados, amêndoas, naaaada. Cortei totalmente.

Se bem se lembram o ano passado tentei tirar o açúcar e as batatas fritas e só consegui o açúcar, este ano a 02/04 tirei as batatas fritas de uma vez e confesso que já voltei a comer por duas vezes a acompanhar a refeição, eram petiscos, e nem me souberam ao mesmo.

O açúcar como já estou no 2.º mês de exercício seguido e contínuo e tendo em conta que retirei as batatas à um mês era tempo de tentar retirar também.

Confesso que no sábado me doeu a cabeça como tudo, não sei se era a falta, mas aqui estou, zero açúcares desde sexta. A ideia não é ser a louca que não come nada com açúcar, não, não é. A ideia é desintoxicar o corpo de um abuso continuado, e isso leva em média entre 10 a 14 dias, depois disso não é voltar a comer diário, é ir fazendo escolhas e sendo racional. O açúcar é mesmo um veneno autêntico. 

O exercício também tenho feito crescer, faço sempre de manhã e ao almoço caminho pelo menos 1,5km, ao fim de semana tento andar mais. Ontem por exemplo fui na sesta do bebé e correu-me lindamente, fiz alguns tiros de corrida de 300m cada em 5km andados, soube-me mesmo mesmo bem.

Que me mantenha com o espirito no que me faz bem.


Boa semana 💛


15 comentários:

  1. Excelente, começar é sempre o mais difícil e o primeiro passo está dado. Também eu mudei a alimentação radicalmente por volta de 20 de Março e até ver estou a conseguir manter. Achava que nunca ia conseguir abdicar do meu chocolate milka da tarde, era mesmo o que mais me custava deixar mas a realidade é que deixei e agora nem me lembro. Antes chegava aquela hora e começava a salivar só de pensar no chocolate, era mesmo vício. O único chocolate que não larguei foi o que ponho no leite ao pequeno almoço, esse não consigo mesmo deixar mas também não me ando a massacrar por causa disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que é isso, só custa começar e tomar a decisão o resto vamos fazendo o melhor. O meu é vicio também, era tal e qual as batatas, era comer só porque sim, porque já fazia parte do dia, o meu objetivo agora é mesmo limpar o corpo e ir comendo só pontualmente e por acaso quero ver se esta diminuição de "coisas más" vai fazer influencia na próxima eco mamária, lá para junho ou julho e se melhorei o meu quadro.... espero que sim, para ter ainda mais confiança de me cuidar.

      Beijinho Inês

      Eliminar
    2. Eu por acaso tinha colesterol um pouco elevado em análises de junho de 2024 e Janeiro de 2025. O médico já falava em tomar medicação mas eu não queria. Felizmente repeti agora e estão impecáveis. A glicose também desceu, se bem que antes ainda estava dentro dos valores de referência. É bom ver resultados do esforço e sem dúvida que dá motivação para continuar. Espero que também vejas melhorias nos exames, cada vez mais me convenço que temos de cuidar de nós desde cedo. Quando fui para o ginásio não tinha como objectivo primordial a perda de peso. Queria ser mais saudável para acompanhar os meus filhos e acho que estou a conseguir, o ginásio e alguns cuidados na alimentação fazem milagres. Obviamente que não vou ser obcecada, este fim de semana foi o aniversário da minha filha e lá fugi um pouco à alimentação que estava a fazer nos últimos tempos, mas ninguém morre por causa disso. Um dia não são dias e privar-me a 100% de tudo só me vai fazer ficar frustrada e desistir mais rapidamente.

      Eliminar
    3. Sim, espero ver essas melhorias também, o que notei para já já é a disposição, incrível como cansado mais o corpo me sinto com mais energia e não o contrário.
      É fantástico :)

      Eliminar
  2. Olá
    Sempre bom nos cuidarmos antes que algo nos faça mudar a força!
    Eu tento sempre tomar decisões mais equilibradas sem nada de extremos.
    è uma questão de hábitos e escolhas!
    beijinhos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, antes por nós mesmo que por questões de saúde que nos obriguem a mudar mesmo.
      Toda a vida pedi ao meu pai para deixar de fumar, no dia em que lhe foi diagnosticada a doença deixou o tabaco, não o ia salvar, mas ajudou-o a ficar doente :(

      Beijinho

      Eliminar
    2. È mesmo por ai! o meu pai tb teve cancro! e nunca deixou de fumar afinal tb já não fazia diferença...
      Por isso devemos cuidar-nos antes...

      beijinhos

      Eliminar
    3. O meu deixou, ainda hoje guardo o masso de tabaco, o último, do qual já só tirou 1.
      Já não adiantou, e eu pedi a vida todinha desde que me lembre... são memórias.

      Beijinho

      Eliminar
  3. Maravilha!
    Assim é que é.

    Eu que não como açúcar, Às vezes como-o e está tudo bem. Mas sim, essas desintoxicações são precisas e fazem muito bem.
    Ah eu vi essa caminhada e adorei :)

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a maior que fiz desde que me retomei assim mais ativa, era a volta que fazia grávida :D e deu para relembrar também esse tempo :)

      Beijinho Cláudia

      Eliminar
    2. Só um pormenor, os carros que fomos ver, que falei lá no blog, não foram carrinhos, mas carros, carrões :P
      Para substituir o do meu marido.
      O da criança já tenho, mal de mim... :P

      Beijocas

      Cláudia - eutambemtenhoumblog

      Eliminar
    3. AHAHAHAHHA ri-me bastante agora aqui sozinha!
      Muito bom :)

      Pronto, esclarecida.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Eu costumo dizer que ando mais ao fds que nos 5 dias da semana, apesar do estacionamento ser longe do local de trabalho (às vezes fica quase a 1 km) acabo por fazer apenas uns 5000 passos diários (excepto se tiver de ir aos ctt ou ao centro da cidade, que em Leiria ou andamos a pé ou andamos a pé), em contrapartida num sábado ou num domingo chego facilmente aos 11.000 passos e nem dou por ela, entre ir ao quintal, às galinhas, limpar a casa, ir às compras, etc, quando dou por ela tenho a pulseira a vibrar a dizer que o objetivo diário foi alcançado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que belas caminhadas!!!
      Nos dias de trabalho não consigo tanto ! mas devia!!

      bjs

      Eliminar
    2. Eu de semana não andava mesmo nadinha. Trabalho a 100m de casa, era o caminho que fazia apenas. Levo o menino à escola mas também paro em frente à escadaria é só subir e descer. Enfim, estava mesmo a precisar de me por mais ativa.
      Sim, ao fds sou como a Marisa, entre limpezas e etc passo os 10 mil passos sem problema nenhum

      Beijinho e boa semana :)

      Eliminar

Da poupança

💰