terça-feira, 7 de maio de 2024

Aos dias 7

É um dia especial para mim, todos os meses, porque foi o dia que o meu bebé decidiu nascer.

Vocês sabem que eu criei aquela poupança no meu banco para conseguir lutar pela minha meta seguinte,  a de 6 meses de gastos, que me garanta segurança e conforto, e saber que está ali e pode ser usada em situações de desemprego e etc, certo?

Bom, ela tem uma obrigatoriedade, que é assumir uma transferência automática mensal, tendo um mínimo a definir de 10€.

E foi isso mesmo que apliquei, aos dias 7 de todos os meses lá voam 10€ para esta poupança. Claro que só meti 10€ porque até Julho quero cumprir a minha chegada aos 7 mil e esta poupança na realidade não é prioridade para já já. Mas como era uma imposição decidi colocar o mínimo dos mínimos na transferência obrigatória, e escolhi um dia que gosto muito.

Não me parece que para já, estes 10€ pesem no meu orçamento mensal, embora a grande poupança já esteja feita e vá para os Certificados.

Até ao momento:
  • Objetivo da poupança: Guardar 6 meses de gastos;
  • Valor da poupança: 3.600,00€
  • Abertura: Abril de 2024

Valores apurados:
+ 25,00€ de abertura
+ 10,67€ de uma compra que fiz à minha mãe e anotei nos meus gastos e ela insistiu e insistiu em pagar-me
+10,00€ de transferência direta/automática em Maio

  • Total poupado: 45,67€

Não é muito não, nem nada de vangloriar para já, mas vai saber muito bem, no dia em que arrancar com esta poupança a sério e em força, já lá ter este inicio, oh se vai.

À parte: Vêm como sou? Aqueles 10,67 estavam perdidos para mim, apontei na minha agenda como gastos, foi um favor que a minha mãe me pediu, e ela vai e insiste em me o dar à força. Para mim estava gasto, quando me veio parar às mãos outra vez, só fez sentido uma coisa: Ser poupança. Pouco a pouco, sempre. 

9 comentários:

  1. Não é muito? Olha que se fores a ver, até é =)

    A juntar a todas as outras poupanças e a juntar à vida que tem que ser vivida... Não acho que esteja mau :)

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a juntar a tudo o que poupo fica um bom valor, sem dúvida e sou muito agradecida por isso, e pelo meu esforço.

      Este mês "só me falta" pagar o gás e as coisitas do dia-a-dia como o pão e assim, estou mesmo feliz que me "sobra" bom valor para viver coisas felizes até ao fim do mês com os meus :)

      Beijinho Cláudia

      Eliminar
  2. Acho muito legal essa mentalidade: sobrou? Poupança!

    Parabéns pela disciplina, saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, na minha cabeça é mesmo assim que funciona, sobrou? é logo desviado para poupar

      Obrigada :)

      Eliminar
  3. Gostava de ser assim e também gostava de ver o teu mapa global de poupanças, pareces ser uma pessoa super organizada. Compreendo a privacidade em determinado ponto, mas gostava de ver. Eu neste momento estou a conseguir poupar mais de 50 por cento do ordenado, mas é com a ajuda dos pais, pois ainda vivo com eles.
    Gosto muito de por aqui passar a ler-te, obrigada
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      tento ser o mais organizada que consigo, este ano tem sido um ano de trabalhar essencialmente o foco, não tem sido fácil mas tem dado os seus frutos.

      Se puderes descrever o que queres "ver" mais especificamente, talvez consiga mostrar o que pretendes, mas no fundo já vos falo aqui muito na forma como poupo e como faço a minha gestão de contas.

      Obrigada eu, por aqui estares,
      Beijinho

      Eliminar
    2. Refiro-me a grelhas de controlo, tipo de poupanças que tens, projeções futuras. Dentro desse género.

      Eliminar
  4. Olá!
    Cá por casa também temos esse hábito: todos os meses, passar um determinado valor (que não é muito maior que o teu) para uma conta-poupança.
    Parece muito? Como tu dizes, não parece, mas grão a grão enche a galinha o papo!
    Beijinhos e boa semana!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tal e qual como eu penso, pouco a pouco de cada vez e chegasse ao muito, independente do valor o que importa é ter-se já o hábito de poupar.
      Beijinho Paula, obrigada e resto de boa semana :)

      Eliminar

pneus novos, dia-a-dia, e poupar ainda deste ordenado (é possível?)

Já todos sabem que a minha poupança foi feita logo no dia 02/05, mas como sempre eu gosto de chegar ao fim do mês com qualquer coisinha de s...