segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Do que é óbvio, mas tem de se por em prática

Ao longo destes anos a poupar fui-me apercebendo que de facto há algumas dicas por essa internet e mundo fora, sobre finanças, que fazem mesmo muito sentido por em prático, mesmo que se pense:

"Pois, isso é o óbvio". 

De muitas que existem, para mim aplicando duas "chaves", a poupança pessoal é atingida:

1ª - Poupar no inicio do mês ao receber o ordenado. Aquele "pague-se primeiro", mesmo controlando o mês ao máximo, a verdade é que ao final do mês nunca se consegue tirar tanto como se se tirasse logo no inicio. Porque ao tirar no inicio obriga a viver com o resto, e há contas obrigatórias a pagar (como casa, água, luz...) então não há dinheiro a desperdiçar, já está contado.

2.ª e última - Estabelecer metas. Aíii a diferença que isto faz. Estabelecer um valor a atingir e um prazo para isso! Faz-nos arranjar alternativas para o conseguir; ver por onde podemos facilitar o nosso próprio método; tirar daqui para por ali;


Se pudesse aconselhar alguém que está a começar agora nestas andanças era mesmo por aqui que começava e.. também acabava.

- Tira dinheiro para poupar no inicio do mês

- Traça a meta do dinheiro que queres ter

- Traça a meta temporal para o teres

3 comentários:

  1. Estabelecer metas é a melhor, saber que há uma data para ter o que se quer faz querer muito mais
    Bjs e boas poupanças por aqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que faz total diferença
      Obrigada e igualmente :)

      Uma boa semana

      Eliminar

Bom dia, bom sabado

"bom dia" As primeiras palavras que ouvi hoje, o primeiro bom dia dito pelo meu filho na vida dele. E foi para mim. 💙 Isto.... É ...