quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Contas obrigatórias de habitação

Tenho um caderno, onde anoto por mês as nossas contas "fixas" embora oscilem em valores.
O aluguer
Água
Operadora de TV/NET
Eletricidade
Gás
Alimentação

E com isso, fui somar até agora o que tínhamos em gastos. Em oito meses:

Água: 160,12€ (média de 20,01€/mês)
Operadora de TV/NET: 298,72€ (média de 37,34€/mês)
Eletricidade: 420,85€ (média de 52,61€/mês)
Gás: 306,27€ (média de 38,28€/mês)

Bom, sobre a água, não acho que paguemos muito, só houve dois meses que ultrapassou os 20€, um deles porque acumulou de um mês do ano passado em que não recebemos fatura. E outro mês pouco passou dos 20€. Não acho uma conta "cara" no meu município. Como é nos vossos? 
Ou então é de ver as outras contas tão caras que acho esta uma oferta 😐.

Da operadora de TV/NET, pagamos 36,99€/mês, e num paguei 39,79€ e reclamei que não era o contratado, ora que disseram que iam retribuir estes quase 3€ a mais na dedução da fatura seguinte, foi em março, e até agora nada, sério? É fácil lidar com esta gente????

A eletricidade é que acho um descalabro, o fogão é a gás, estamos os 3 fora de casa o dia todo, com o filhote acabamos por ir dormir cedo e não estamos assim tanto tempo em casa "acordados " e a consumir para um gasto destes.

Sobre o gás... Cozinhar, banhos, é mais ou menos isto, uns meses mais outros menos. Mas é assim.

Dou a leitura dos contadores todos os meses e só pago o que consumimos mesmo, mesmo. Há uns 3 meses esqueci-me de dar a da eletricidade e no mês seguinte recebi uma estimativa com um consumo muito superior ao que estava em contador e 89€ e tal para pagar. Isto não se pode facilitar.

Por aí? As contas são mais ou menos isto? Somos 3 cá por casa, e por muito que tentemos poupar, não sei se já estamos no bom caminho de consumo ou não. Comparando com meses iguais em outros meses de outros anos, só nós os dois, não há assim uma diferença abismal... Também sei que depende da zona, por ex, na água cada município tem os seus precários, mas por aí? Há grandes diferenças de valores?

4 comentários:

  1. Olha, água gasto pouco mais, mas tomo banho no gym, quase todos os dias, por isso. Vai também de encontro com o gás. A bilha foi comprada há quase 2 meses, o que é bom!

    Tv/Net pago mais, mas porque pus os telemóveis.

    Electricidade pago menos. E tenho tudo electrico em casa.

    Menos os banhos, lá está, que é a gás.

    Mas de água também não ache que pague muito, apesar que há coisas que não fazem sentido mas enfim... Electricidade, não te esqueças que estás a pagar a RTP1 :p

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x24 de agosto de 2023 às 21:19

      De água pago mais em taxas que mesmo do consumo de água. Mas pronto, já é em tudo assim, combustíveis, etc...

      Eu a luz, acho mesmo que o mais exagerado das nossas contas... Nem sequer faço muitas máquinas de roupa por semana, aliás é uma, duas...

      Sim, eu tenho os telemóveis separados, cada um paga o seu.

      Foi um apanhado, que ainda nunca tinha feito por aqui, e ajuda a perceber se por esses lados é mais ou menos o mesmo.

      Obrigada, beijinho

      Eliminar
  2. A electricidade e gás não está um pouco alto?
    Nós tinhamos tudo na mesma fatura, qdo ameaçaram subir mudamos o gas (natural) para a tarifa regulada e baixou.
    Mantemos a tarifa bi-horária para a eletricidade e a potência contratada baixa (mesmo no limite, que obriga a alguns cuidados com as máquinas que gastam mais).
    Para o gás, temos um esquentador recente que otimiza bastante o consumo.
    Como temos tarifa bi-horária (vazio entre as 22h-08h) as máquinas de lavar só trabalham nesse horário (é chato pq não podem trabalhar ao mesmo tempo mas dá para programar).
    Água gastamos mais pq os miúdos gostam de brincar no banho.
    O drama é o supermercado. Evitamos o desperdício e comprar porcarias, mas a conta é alta na mesma (somos 4).
    tv+net e telemóveis é o mais barato que houver. Só eu é q tenho tlm por assinatura, 5 €/mes até dezembro (a repensar qdo duplicar).
    Bjs!
    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x25 de agosto de 2023 às 15:33

      Olá SM,
      Sim acho um pouco elevadas, é esse o motivo de ter partilhado, nunca o tinha feito, acho que principalmente a eletricidade está cara 😐, vou tentar controlar melhor e verificar esses planos horários.

      Obrigada pelos seus exemplos, beijinho

      Eliminar

Aplicação Macadam

Conheci esta aplicação através da  Cláudia do blog aqui do lado . É uma aplicação que através de contagem de passos diários recompensa (conf...