terça-feira, 10 de julho de 2018

Mudanças na avaliação mensal

Todos os entendidos (e não entendidos) na área das poupanças recomendam, bem ou mal, que se poupe x% de rendimento mensal. Eu assumo! Gosto de trabalhar com %'s porque me transmitem logo à primeira visão uma análise perfeita de diferencial de categorias.

Não gosto de trabalhar, pelo menos aqui no blog, com números em moeda, e assim cinjo-me à percentagem. No entanto, faço alusão apenas à % de poupança. Acho que se tornará mas útil começar a registar %'s por categoria de transações. E desse modo criei um gráfico bem simples que me permite mês a mês analisar em proporção de % os meus gastos.


O gráfico acima indica, à data de hoje, os gastos de Julho:
- A poupança é o estimado mensal + moedas de 2€ já amealhadas, é evidente que poderá subir, uma vez que optei recentemente por transferir ao final do mês para que possa juntar em poupança valores que sobram da lide mensal (e espero que sobre).
- Combustível não à que enganar… é o do veiculo que me permite chegar ao trabalho!
- Diversão… bom, já vai com valores que normalmente não são tão altos (pelo menos nesta altura do mês), mas já tive alguns convívios. Verão… Portanto!
- Despesas Casa, também não à que enganar.
- Outros, inclui apenas umas rifas que comprei para uma festa de verão aqui da zona.

Neste momento tenho apenas uma entrada - ordenado de profissão, dado que de momento o meu part-time está paradito… espero retomar em breve e quando isso se verificar passarei a registar também essas entradas graficamente. 

6 comentários:

  1. Adoro!
    Tu fazias uns workshops e ganhavas ainda mais uns trocos =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era uma excelente ideia Cláudia ;) mas penso que não tenho queda para isso. Eu estudo métodos que se adequem à minha realidade, e cada casa é uma casa :)

      beijinho :)

      Eliminar
  2. Ai, quem me dera conseguir fazer essas coisas eheh todos os meses, consoante os ordenados, tentamos poupar algum (até porque queremos casar), mas não está fácil meter o dinheiro noutra conta e não ir la mexer :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o casamento é normal que se gaste bons valores :/ mas nem tudo é mau, é a vossa festa e o importante é que esteja tudo do vosso agrado e serem felizes :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Um ano tenho de me dedicar a fazer um estudo mais profundo com tabelas e percentagens dos meus gastos. Como no final do ano tenho a mania de limpar tudo, não vou guardando os registos de um ano para o outro. Uma falha que em 2019 vou começar a colmatar... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita, eu desde que comecei a fazer isso comecei a ter real consciência do dinheiro que investia em "categorias" que não eram tão relevantes quanto isso. A % permite análise visual rápida e não despende assim de tanto tempo para ser feito.

      Eliminar

Poupança de Março

Mais um mês deste calendário de 2024 a terminar, e não fui muito além daquilo a que me propus no inicio do mês a nível de poupança.