sexta-feira, 27 de abril de 2018

Cuidados por casa | Pele Acneica

Tenho imensos problemas com a pele do rosto, em zonas é seca, tem tendência acneica, muuuuito sensível. E só me dá problemas.

Durante muito tempo usei cremes que agravavam ainda mais as situações, como exemplo o oleoban de farmácia (ESTE CREME É UM CRIME, para quem tem acne, dado que é muito hidratante/"oleoso"). Usava também o sabonete, e realmente a pele fica realmente limpa com uso deste sabonete e hidratada com o creme, mas no meu caso não ajudava, proporcionava à minha pele maior tendência à existência de acne. Foi-me aconselhado numa consulta de medicina geral numas urgências, depois de lá me ter dirigido com um equizema. O erro não foi total, até porque tenho zonas do rosto em que a pele é realmente seca, mas na sua generalidade é mais virada para o oleosa com tendência a acne.

(fotografia de internet)

Em consulta ao dermatologista, o próprio aconselhou a paragem imediata de uso deste creme. E receitou-me um gel de limpeza facial e um creme hidratante, bem como um creme para eliminar as borbulhas. Cremes mais apropriados ao tipo de pele que tenho.
Farei referência aos produtos mais tarde para que possa mencionar os preços pelos quais os adquiro (não os tenho (€) comigo de momento).
A partir desta consulta tive real consciência que o tratamento da pele tem de ser continuado e é importante fazer uso de cremes adequados ao tipo de pele que temos. Também tive consciência que são produtos caros (a sorte é que dão para longos períodos - e fazem efeito).
E isto tudo para quê?
Para evidenciar a forma como se pode POUPAR com os cuidados do corpo, neste caso do rosto. Conhecendo as nossas necessidades, sabemos perfeitamente onde investir, deixando de comprar "n" produtos de mercado que "oferecem isto e aquilo" e no fim não cumprem o propósito na nossa pele.
Duas coisas importantes que faço além do uso de creme especifico:
- Ingerir bastante água;
- Máscara de argila verde (dia sim - dia não).
A máscara de argila limpa em profundidade a pele e regula a produção de sebo o que permite a peles oleosas um maior controlo. Também promete a eliminação de pontos negros, nesse aspecto não noto que seja eficaz, mas na oleosidade garanto que o é. Uma embalagem de 1kG, custa 4€ em farmácia (também à venda em lojas de produtos naturais), e dura e dura e dura... Tenho uma embalagem à praticamente um ano e ainda durará quase para outro tanto tempo (e a usar dia sim dia não).
Poupar também é isto, saber o que adquirir.

4 comentários:

  1. Mais do que nunca poupar é consumir conscientemente e o que é barato nem sempre compensa!! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, nem sempre compensa adquirir o mais barato. Muitas vezes é jogar lixo fora. Comigo foi.

      Eliminar
  2. Sim, concordo realmente poupar também é saber o que usar.
    Por este lado, por vezes considero que devo ser uma cobaia de teste de produtos de mercado.
    Bjs, Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como sabermos o que nos é preciso.
      Boa continuação Marta :)

      Eliminar

Poupança de Março

Mais um mês deste calendário de 2024 a terminar, e não fui muito além daquilo a que me propus no inicio do mês a nível de poupança.