sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Auto-estima

Tenho lido muito a respeito, porque sei que é algo que faz TODA uma gigante diferença na vida das pessoas. Em geral, seja homem ou mulher.

Estes últimos anos com a pandemia pior, caímos em casa, com teletrabalhos, filhos, netos, pijamas de manhã à manhã seguinte... Sem cabeleireiros, barbeiros, estéticas, lazeres possíveis... Como nos mantermos "ok" na nossa pele? Nos sentirmos bem e sem a necessidade de nos estarmos sempre a comparar?

Tenho tirado estas dicas do que já li:

* Ser positivo

Deixar de focar nos defeitos e passar a olhar as nossas qualidades (sem ego e orgulho desmedido, mas admirar em nós o que temos de bom).

* Ter autocuidado

A autoestima não está unicamente ligada ao emocional/psicológico da pessoa, está também relacionada ao nosso lado externo, físico. 

Estipular horas e uma sequência de autocuidados faz milagres por nós. 

Eu tiro sempre 15 minutos para mim, de manhã e à noite. Assim trato da minha higiene intima, oral e de cuidados com a pele. Foco-me mais no rosto e nos cuidados que tenho de ter pelo meu tipo de pele (acneica).

* Fazer Desperto

Autoestima como referi no ponto anterior engloba sim o físico mas não é "um padrão" do tipo, "aí tenho de pesar 55kg"... É estar bem de saúde essencialmente, e nisso o desporto faz maravilhas, mobilidade, stress, descarga de emoções... Tudo e ainda nos dá aquele prazer de ver o corpo a mudar ;)

* Evitar a comparação

É cada vez mais fácil visualizar o outro e a vida do outro (redes sociais, etc.), evitem a comparar-se a outras pessoas, muitas vezes têm problemas que nós nem imaginamos, carradas de filtros, passam a imagem de vidas que não vivem... etc. A comparação é descer degraus na vida, cada um de nós está cá para viver o seu caminho.

* Agradecer

Quando se deitar para dormir agradeça, agradeça só, tudo, tudo o que viveu, a flor amarela que viu no vazo da vizinha, a cor da chuva, a força do vento, o bom dia do vizinho da frente... só agradeça, nada, nada, NADA de pensar em coisas más de ao longo do dia, ou de protejar medos no dia que virá. Só feche os olhos e agradeça. Mal atrai mal.


Não é fácil, principalmente o ser positivo e o agradecer o tempo todo, mas temos mesmo de fazer um esforço, por nós e por todos os que nos rodeiam. 💛

2 comentários:

  1. Uma publicação excelente e didática! :)
    *
    Os dias podem ter cor!
    *
    Beijo, e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Gostei das dicas, já tento seguir algumas :)
    Mas gostei mais de saber que andas nessa fase. É bom =D

    Beijocas

    ResponderEliminar

Por mim, já podia acabar Abril

Estamos a 19 de Abril, pouco mais de meio mês e eu já o podia era dar por terminado. Já tenho as contas e encargos todos pagos, mas: Ainda t...