quinta-feira, 12 de maio de 2022

10%

Tenho lido bastante sobre poupança e finanças pessoais, mais ainda que o te já lia antes. A vida mudou, não apenas a minha mas a de todos. Basta olhar aos últimos dois anos e meio e a tudo quanto vivemos e é preciso voltar a definir-nos nestas andanças.

Diz quem percebe mais disto (finanças) que eu, que devemos poupar no mínimo 10% do nosso salário liquido. 
Líquido... Ou seja, do valor global que nos entra na continha de ordenado.

Eu a olhar aos meus rendimentos considero liquido o que entra apenas na conta de ordenado, dado que o meu salário se divide em duas entradas diferentes:

- Cartão normal - Dinheiro "físico"
- Cartão refeição - Dinheiro "abstrato"

Ok, ambos são dinheiro, mas sempre olhei para estas contas como individuais porque o dinheiro em cartão refeição não o posso ter em mão, fisicamente falando.

Não me venham com a história do dinheiro/moeda digital, sou da nova era mas nesse aspeto tenho uma alma velha, eu gosto é de sentir o dinheiro 😂

Assim sendo, a minha percentagem de poupança incide no valor que entra no cartão normal. 

Neste momento consigo poupar mais que os 10% referidos como mínimo obrigatório, mas claro está, neste momento, que com a chegada do/a bebé tudo muda e teremos de nos ambientar a novos gastos lá por casa. O que nos vale é que tanto um como o outro somos muito regrados com o dinheiro. 

Por aí? conseguem poupar estes 10% de salário? Onde guardam?

Eu tenho uma conta poupança para onde por norma desvio este valor logo nas duas primeiras semanas do mês. Se no final do mês sobrar mais qualquer coisinha acima de 10€ junto à poupança via online (visto que só é possível fazer incrementos pontuais acima de 10€).

7 comentários:

  1. Bem, o normal é poupar mais que esses 10% todos os meses, mas não são todos os meses. Mas penso que a maioria sim. Como poupo mais que 10%, acho que até acaba por compensar os meses em que infelizmente não consigo poupar tanto.
    Acho que a minha poupança ronda ali os 20%, 25% na loucura.

    E deixo-os ficar na conta à ordem. Mas mais uma vez, ando a pensar em colocá-los em algum sítio que me renda algo, mas não me decido.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 25% já é otimo, mesmo! Para o tipo de vida que vamos tendo é mesmo muito bom ;)

      Eliminar
  2. Com a carestia que a vida tem, poupar 10% por mês já não é mau de todo.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao final do ano já é um valor palpável. Pelo menos um ordenado junto, para muitas famílias é já por si só ótimo! :)

      Eliminar
  3. Por aqui, este ano, a média de poupança anda entre os 45-50% do vencimento. Mas os objetivos assim o exigem!! :D

    ResponderEliminar
  4. Por cá temos uma poupança a rondar os 35% mensais.... E temos vários "envelopes virtuais" para onde fazemos a distribuição dessa poupança, dependendo do objectivo.

    ResponderEliminar

Poupança de Março

Mais um mês deste calendário de 2024 a terminar, e não fui muito além daquilo a que me propus no inicio do mês a nível de poupança.