segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

- Farmácia -

Sou uma pessoa de ficar pouco, muito pouco doente... Mas em contrapartida tenho muitos problemas de pele, e quando digo muitos é.... mais que aqueles que seria necessário para uma pessoa só.

Tenho:

- Eczema disidrótico nas mãos (em adolescente surgia na face também, em idade adulta só me "ataca" nas mãos), são uma bolhinhas de "liquido", que dão muita comichão e se rebentarem juntas fazem ferida.

- Dermatite seborreica na face e couro cabeludo (surge pelezinhas tipo casquinha nos pelinhos das sobrancelhas, nos contornos do nariz e junto às orelhas, bem como pelo couro cabeludo, dá comichão e fica muito vermelho) - considerado mais generalista pele atópica.

- Frieiras nas mãos e pés, com gravidades que já me fizeram ter de ir ao posto de urgência e levar inclusive cortisona, ação anti-inflamatória, usada por exemplo em casos de doença Lupos, transplantes etc, e já viram? Foi-me administrada por ter FRIEIRAS!

Não me ataca tudo ao mesmo tempo e sinceramente valha-me isso, há momentos de crise, e algumas são muito mais graves que outras, às vezes passa ligeiro, outras ataca bem mais e demora a desaparecer. É o caso de agora. Estou com Dermatite seborreica, desta vez surgiu nas laterias do nariz e nas sobrancelhas, e o problema de se ter este tipo de "problema" é que os produtos que se usam nem sempre fazem o mesmo efeito, a pele vicia no creme/tratamento e nem sempre responde da mesma forma à recuperação. Nesta dermatite uso o KELUAL DS creme 40 ml da Ducray, resulta na minha pele e uso desde à uns 7 anos, muitas vezes até de forma preventiva. Desta vez, fez efeito imediato (+/- 2 dias) na inflamação do nariz e nos pelos das sobrancelhas, mas abaixo da sobrancelha entre o espaço dela e do "olho" naquele bocadinho de pele tenho uma mancha super inflamada/vermelha, que não fez ainda a "pelezinha sair" próprio desta dermatite, que não passa nem por nada. Daí as idas à farmácia, mais que o normal. A farmacêutica indicou-me o bepanthene eczema, sinceramente não está a ajudar, nem este nem o habitual kelual e é uma zona que já nem consinto tocar. É uma manchinha pequenina, do tamanho de um grão de café, mas dói muito e obvio chama a atenção por ser logo ali abaixo da sobrancelha.

Não tapo com maquilhagem, aliás, quem sofre destes problemas em época de crise nem deve mesmo usar esses produtos e mesmo sem crises a maquilhagem deve ser testada e aconselhada a peles sensíveis.

Para informação deixo o que uso no eczema das mãos - DERMOVATE pomada, salva na hora e inicia a recuperação da pele na primeira aplicação da crise, uso à mais de 15 anos.

Escusado será dizer, eczema e dermatite têm conceção ao nosso lado emocional, logo stress, ansiedade, etc, só potenciam que a crise inicie. Muitas das vezes não me sinto stressada nem ansiosa ou preocupada com nada, mas as crises iniciam e eu já sei que é um "alerta" do meu corpo a dizer-me isso mesmo.

Não é fácil controlar nem saber quando surge. O meu dermatologista diz inclusivamente que são situações para a vida toda. É saber viver e tentar controlar logo inicie. É instável, pode surgir a cada mês ou estar 5 anos sem ter e voltar.

Por aí? Alguém sofre destes problemas de pele? o que usam?

P.S. O meu eczema disidrótico nas mãos, surgiu pelos 13/14 anos, demorei +/- 3 anos a ser diagnostica depois de 3 mil consultas e testes/exames.

6 comentários:

  1. Olá.
    Eu tenho dermatite seborreica, maioritariamente no couro cabeludo. Quando estava descontrolado no couro cabeludo, extendia-se para o nariz, sobrancelhas e por trás das orelhas.
    Felizmente fui a um dermatologista que me deu medicação de prevenção e de sos. Maioritariamente só uso de rotina. Mas antes desye que entendeu o meu problema, consultei 3 ou 4 em que só serviu para gastar dinheiro.
    Por isso compreendo bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Obrigada pela partilha.

      Não referi mas no couro cabeludo uso o shampoo Tedol, por norma ajuda logo desde a primeira aplicação.

      Cumprimentos :)

      Eliminar
  2. Bem, que treta.
    Imagino também a fortuna desses produtos

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao longo dos anos se fosse fazendo as contas sim... já vai numa pequena fortuna sim, se pensar que desde os 14 anos que tenho estas crises, e até descobrir o que era foi um pesadelo em médicos e consultas...

      Beijinho e boa semana :)

      Eliminar
  3. Fui há 11 anos operado ao coração. Correu bem visto que ainda cá estou. De resto não tenho doenças ou complicações de pele ou outras. As melhoras para si.
    .
    Boa semana …Saudações cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Votos de que tudo continue a correr bem Ricardo :)

      Saúde, muita!

      Eliminar

Fim do mês

Então, na sexta-feira eu tinha 142,39€ a sobrar-me de ordenado para viver o resto do mês... Tinha, 'tinha', ... que já lá vai. Noto ...