terça-feira, 4 de julho de 2023

Redes sociais

A mentira,

deixei de publicar nas minhas redes sociais, aliás já muito mas mesmo muito pouco ponho. Por dois motivos:

* A exposição e livre acesso à interpretação alheia

* Tenho mais que fazer (e é tal e qual).

À umas semanas as minhas amigas marcaram um café, tudo bem até aí, e estava tudo a correr lindamente. Conversa para aqui, conversa para ali. Relembrar outros tempos e memórias. Que bom.

Eramos 5, só uma ainda não é mãe. Até que começaram comentários perdidos do tipo "a tua vida é perfeita", "o teu bebé não chora", "para ti tudo é fácil", "não deves ter nada do que te queixar"...

e a última, espantem-se, vindo de uma amiga (daquelas que era melhor amiga no ciclo e secundário e se foi perdendo os laços mas não totalmente), que tem agora uma bebé com diferença de 5 meses do meu:

"Mentes sobre a maternidade, não é nada do que mostras, é difícil! ninguém fala disso".

Sabem de onde vem estas interpretações?!

De histórias que meto/metia sobre o meu bebe, os passeios que fazíamos em família, ou até de coisas simples em casa.

Gente??

Óbvio que nem respondi agressivamente, embora todo o sangue me estivesse a ferver. Mas quem é que pode tirar ilações de que um bebé não chora pelo que vê numa história em 10 segundos? Que a vida de outra pessoa é perfeita por uma imagem?

Juro.

Nunca fui uma pessoa de me queixar, é da minha natureza. Venho de uma vida sofrida e dura. De metas difíceis. Sou muito agradecida ao que tenho e dificilmente me queixo e quando o faço podem ter a certeza que tenho razão.

Agora dizerem que minto sobre a maternidade, essa para mim foi a pior, minto?, eu vivo a maternidade é diferente de mentir. Eu já sabia o que era um bebé, se há dias do diabo, que só me apetece dormir, chorar? claro que há! Mas depois passa. Passa, é um processo. 

Nunca percebi o que tanto ganham em se queixar, e acho que há sempre formas diferentes de abordar o assunto. "Para ti as coisas parecem mais leves, como fazes para encarar melhor estas mudanças todas?" acho muito mais apropriado que "mentes sobre a maternidade, é difícil", é que dos dois modos mostram que não é fácil, mas um julga e o outro não.


Porque de todas as formas de falar, escolhemos sempre a PIOR? 


5 comentários:

  1. Já me disseram que tenho a vida perfeita. Talvez tenha, talvez não. Ninguém precisa saber. ;)
    Queixo-me quando tenho de me queixar, mas não nas redes sociais. Se nos queixamos somos mal agradecidas pq há sempre alguém pior que nós.
    Quando partilho fotos (cada vez mais raro) nunca faço grandes descrições. Nem nos aniversários dos meus faço declarações de amor para o mundo ver.
    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x4 de julho de 2023 às 10:15

      É uma constante avaliação. Infelizmente as pessoas estão a deixar de ser "normais" com tanta internet.

      Beijinho SM :) Boa semana

      Eliminar
  2. Eu tenho algumas redes, tipo Facebook, Insta e LinkedIn. LinkedIn é puramente profissional.
    Facebook já mal partilho, só macacadas, para verem que ainda estou viva. Insta, é o que vês.
    As pessoas são mesquinhas a esse ponto e é de facto não dar importância. Infelizmente é uma amiga, mas assim se perdem amizades.
    E acho que é normal só se publicar fotos bonitas, a sorrir, etc... Que lógica tem publicar um bebe ou mesmo adulto a chorar? Ai santa paciência.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A teia dos 20 mais x4 de julho de 2023 às 14:04

      Verdade, partilha-se o bom, e o leve, acho que é mais por aí, partilhar o que é leve.
      :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Eu desisti de partilhar o quer que seja, tiro imensas fotos quando mas são para nós ou para quando me apetece pôr algo no blog, se coloco algo no FB ou insta é algo generalista e nada pessoal.

    ResponderEliminar

Compras do mês no Pingo-Doce (fomos experimentar)

Bom, éramos (e já vão perceber este verbo conjugado no passado), clientes do Continente, mas como vos contei, num passado fim de semana fomo...