Ao terminar o ano de 2020 ainda me ocorreu fazer um orçamento 0, e ainda o comecei a fazer confesso, mas desisti a meio, no tipo de vida que tenho agora não faz de todo sentido, talvez noutra fase, ou então estou errada e devia sim fazer agora que não tenho tantas despesas. Mas pronto, decidi não prosseguir com este tipo de solução.
O orçamento zero é quando se pega no valor liquido que recebemos de ordenado e vamos deduzindo pelas despesas, obrigações, hobbies e poupanças até chegar aos 0,00€. Ou seja, cada cêntimo que recebemos está previamente destinado a alguma categoria.
O meu ordenado vai subir um pouquinho, assim decidi definir alguns valores fixos para categorias de gastos, dos quais:
- 350,00€ poupança;
- 30,00€ despesas anuais automóvel; (IUC e Seguro)
- 60,00€ combustível;
- 20,00€ prendas; (ajuda para ofertas de aniversário e natal)
- 30,00€ gastos indiscriminados; (gastos sem culpa)
- 70,00€ operadora de TV; (são sessenta e pouco, mas arredondei para 70€. Não esquecendo que a alimentação que compro faço-o com o cartão refeição)
TOTAL: 560,00€
Recebo acima deste valor, no entanto o que me sobra não tem destino programado, fica na conta ou será gasto em algo que precise, vai depender do mês. Mas por ex. pago cotas da ordem profissional a que pertenço, então por exemplo nesses meses será para cobrir esse gasto... e por aí vai.
Fazem orçamento 0€? Ou têm valores definidos e outros soltos como eu?
Adoro a ideia mas não posso. Sei algumas despesas fixas e consigo até colocar logo de lado para essas despesas, mas depois, a comida é sempre uma variável muito grande e não consigo muito por isso. E há meses e meses... Este mês deve ser um mês em que vou conseguir poupar de novo, devido a estar em isolamento, mas depois ainda me há-de aparecer a surpresa IMI... MEDO!
ResponderEliminarBeijocas
Compreendo, realmente a alimentação é sempre uma inconstante, e nem sempre depende dos nossos hábitos, muitas vezes os preços dos produtos variam e enfim... é chato realmente.
EliminarQue corra tudo bem neste novo confinamento por aí :) beijinho
Olha que engraçado! Sem saber desta técnica, tenho um orçamento 0 estipulado.
ResponderEliminarBoa Beh :))
EliminarEspero que a poupançazinha faça parte, um beijinho :)
Sim.. Tenho um orçamento estipulado para as várias despesas mensais, e outro para poupança por categoria
EliminarE as categorias de poupança não são poucas!
Tenho várias carteiras virtuais:
Fundo de emergência
Saúde
Educação
Despesas auto e manutenção
IMI
Presentes / Natal
Quotas da ordem
Despesas Casa (manutenção / obras / outros)
Despesas extra
Férias
Amortização crédito habitação
Projecto de realização pessoal
Uns com mais valor alocado, outros com menos, mas sempre que tenho um imprevisto, seja com o carro, seja com a casa, tenho onde me segurar.
Como disse num comentário anterior, comecei do zero. E aos poucos tenho vindo a construir uma educação financeira que me deixa mais sossegada.
Ao final do ano, quando faço as avaliações e comparações anuais, fico muito feliz com o que consegui alcançar. Mas também fico abismada, ao não saber onde dantes gastava o meu dinheiro.
Beh, excelente, excelente, excelente; Que organização optima :))
EliminarAdorei ler!
beijinho
"" No poupar está o ganho ""
ResponderEliminar.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
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Feliz fim de semana
Obrigada Ricarda, boa semana para si :)
EliminarBeijinho
No inicio do mês realizo sempre o meu orçamento e divido-o:
ResponderEliminar- fundo de emergência e quando atinge um valor superior ao pretendido, faço aplicações no certificado do tesouro;
- despesas fixas e essenciais (luz, alimentação, renda, educação da filha, televisão e telemóveis;
- despesas extras e de bem estar(roupa, calçado, festas de aniversário, cabeleireiro, restauração e férias).
Bjs
Excelente, acho que é mesmo no inicio do mês ou no fim do anterior que se tem de olhar às prioridades e ao que será possível fazer ao longo do mês para "poupar" ou garantir essas poupanças :)
EliminarBeijinho
Parece-me muito bem. Faz lembrar o sistema de envelopes. :-)
ResponderEliminarVerdade, faz mesmo :) apesar de nunca me ter dado muito bem com esse sistema na prática, beijinho
EliminarDivido as minhas despesas em três grandes categorias e separo para cada uma delas uma parte do salário: 50% para gastos essenciais, 30% para poupanças e 20% para despesas relacionadas com o estilo de vida. Assim, consigo perceber o que tenho para gastar e onde posso gastar. Além disso, fico segura pois a poupança é feita logo no inicio do mês. ;)
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