quarta-feira, 5 de junho de 2019

Tarifário de Telemóvel

A D.ª Margarida, dona de um espaço com umas histórias à sexta que me fazem voltar às histórias contadas pelo meu avô e muuuuito mais, sob o nome "Casa do Pátio", questionou em comentário à análise final do meu mês de Maio se podia descortinar um pouco mais sobre o tarifário de telemóvel que tenho e como faço essa gestão. Aqui estou eu 😊

Começando pelo principio, sou da rede Vodafone à mais de 13 anos. Mantenho o mesmo número desde então e não faço questão de mudar. Na zona em que resíduo é a operadora que melhor sinal tem. Nesse aspecto estou satisfeita.
 
Já tive n tarifários, sempre a zelar pelo bem do meu bolso. Agora os dados/memórias vão-me faltar, mas descrevendo por alto, tive até à talvez uns 2 anos e meio um tarifário com chamadas e sms grátis ilimitadas para quem possui-se o mesmo tarifário e um x número de sms grátis por 7 € e pouco mensais. Todos em família tínhamos esse tarifário, então facilitava em muito os nossos contactos.
 
Foi descontinuado e atribuíram-me um tarifário no valor de 17,49€ mensais com chamadas e sms grátis até perfazer 1000min/sms  para a rede Vodafone e 100min/sms para outras redes e 3GB de internet.
Contras: Nunca gastava a totalidade dos minutos para a rede Vodafone, nem mesmo para outras redes e esse restante nunca era adicionado aos meses seguintes, iniciava sempre nos 1000/100. Acho que isto devia ser analisado e nem devia ser permitido. Pagamos pelo serviço total, não usufruído devia ser adicionado ao mês seguinte, o mesmo digo da internet.
 
Andei nisto, e por conformismo e preguiça, uns 2 anos. Em Dezembro de 2018 fiz as contas gerais anuais e em telemóvel eu tinha gasto mais de 210,00€, pensei na altura que era um absurdo e tinha de me reequilibrar neste gasto. E porquê?
 
- Porque pago a operadora de tv que contempla a internet wifi de casa e é onde eu uso o telemóvel para aceder à internet. Logo, estava a pagar 2 contas para ter internet (telemóvel e pacote de tv+telefone+int.)
 
- Não falo assim tanto em conversas telefónicas, por norma os assuntos são breves e fáceis de transmitir dado que é o telemóvel pessoal e serve para familiares e amizades (no do trabalho já não é bem assim, planejam-se trabalhos durante meias horas).
 
- Não estava disposta a voltar a pagar tanto por um serviço que não usava na totalidade e não me era benéfico em nada.
 
Pesquisei na página online da Vodafone tarifários do mais barato que houvesse e a pagar apenas aquilo que consumisse.
 
Encontrei o tarifário Vodafone Directo:
  • Sem carregamentos obrigatórios.
  • Com um custo de 9,9centimos min/sms para todas as redes.
  • Só tem uma exigência, efetuar uma comunicação ou um carregamento a cada 3 meses.
  • O valor mínimo de carregamento é de 7,50€ (todos os tarifário da rede Vodafone têm este valor mínimo).
A favor: A não obrigatoriedade de x em x tempos um carregamento e o evitar das típicas sms da rede a informar que daí a x dias retirarão o valor da mensalidade. Ativei este tarifário em Fevereiro e só ainda voltei a carregar o telemóvel ontem (teve mesmo de ser, estava com apenas 0,42€). Assim sendo de Fevereiro a Junho gastei 12,50€ (6 euros valor cobrado pela alteração de tarifário + saldo que deixei no telemóvel) + 7,50€ Carregamento por falta de saldo, um total de 20,00€ em 5 meses. Em 2018 em igual período gastei 87,45€. (Ainda bem que vi fazer esta publicação, deu para me esfregar a mim própria estes valores na cara!)
 
Devem questionar-se e pensar que não devo fazer contactos, mas na verdade faço. Vários até. Com colegas de treino em agendamento a horários, com familiares (e aqui tenho um truque, tudo o que a minha mãe precise, manda por sms ou liga em horários que sabe que estou livre - o tarifário dela está englobado no da operadora de tv e é ilimitado), e em situações diversas de contactos necessários. É claro que me dá algum trabalho, contabilizar os minutos de chamada e tudo isso, mas tem apenas a ver com a organização pessoal. Por ex. eu quando faço uma chamada, sei exatamente o que quero conversar e as questões que há ou não a resolver ao longo da chamada, não ligo por ligar, ou só para ouvir a voz da pessoa e me esquecer do assunto.
 
Tudo são prioridades e questões de organização.
Nem sempre é fácil, mas vai-se aprendendo.

7 comentários:

  1. Olá!!!

    Obrigada por fazer um post a meu pedido!!!

    Ajudou-me bastante e fiquei maravilhada com os seus gastos porque eu pago um balúrdio!

    Dúvidas:

    - O tarifário que tem atualmente tem dados móveis? Pode usar Internet?

    - A sua TV e Internet de Casa também são da Vodafone, certo?

    Obrigada e um beijinho grande!

    Margarida

    PS - Não me trate por Dona, que fico velha!!! Só Margarida!
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Margarida, desta vez sem dª conforme pedido :)

      Vamos às dúvidas restantes:

      - Não o tarifário não inclui dados móveis, mas caso precise de aceder à Internet permite-me aceder à chamada "tarifa internet móvel" num valor de 1,99€ por 100MB com prazo de gasto de 5 dias.

      Isto claro que só compensa a quem possa precisar de Internet móvel muito ocasionalmente.
      (No meu caso, tenho internet em casa e no local de trabalho também, acabo por não precisar de me ligar no telemóvel).

      - A operadora de casa é a NOS, tem um preço atribuído de 56,91€/mês que inclui internet, tv, telefone fixo e o telemóvel da minha mãe com sms e chamadas ilimitadas para todas as redes.


      Como o tempo em que passo por casa é quando uso mais a internet, acaba por não me compensar usar dados no telemóvel. E como acabo por ser, também, a responsável por pagar a conta da operadora NOS, não me compensa ter no telemóvel um tarifário que me faça pagar em dobro o mesmo serviço.

      Obrigada pelo seu tempo, um beijinho :)

      Boa continuação.

      Eliminar
    2. P.S. A mensalidade da NOS, inclui ainda o aluguer de 2 boxes.
      Ando a tentar negocias este valor, não sei se vai dar em alguma coisa, mas tentar não custa.

      Eliminar
    3. Olá,

      Eu em casa também tenho NOS. Inclui TV, Internet e telefone fixo. Pago 32,66€.

      Depois tenho 4 telemóveis na Vodafone, no tarifário RED. É aqui que acho que tenho de melhorar porque pago todos os meses quase 50 euros. E dois dos telemóveis são dos meus pais, que não usam a Internet, e têm pacote de Internet na mesma.

      Tenho de repensar a Vodafone sobretudo.

      Da NOS queria ficar só com 4 canais e Internet. Mas creio que eles não têm esta alternativa. É que dispenso o telefone fixo e vejo muito pouca TV.

      Obrigada e um beijinho
      Margarida

      Eliminar
    4. Boa tarde Margarida,

      O valor da NOS que apresenta, comparativamente ao meu, já é positivo :)
      Tenho mesmo de analisar o nosso contrato lá de casa.

      Quanto aos telemóveis, se os seus pais não acessão à internet, então um tarifário simples como o meu é o suficiente. Não sei se eles agregam números em jeito de pacote, ou se só atribuem o tarifário unitário/telemóvel, é sempre uma questão de os contactar.

      Eu contacto sempre via e-mail, para o apoio Vodafone, e depois entram em contacto comigo já com as opções a considerar :).

      Quanto à NOS e aos pacotes que fornecem, o ano passado tentei negociar com eles e pedi para retirarem alguns canais dos quais não tiramos proveito nenhum, dizem ser impossível pois está incluindo no pacote, para ter x tenho de ter mesmo os y.

      Se pretende ficar com os 4 canais, tente alegar que a TDT cumpre o propósito, pode ser que com receio de perder o cliente mostrem alguma facilidade.

      Boa continuação :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Grande poupança mesmo!
    Eu sou moche, mas acho que também já não me está a compensar...

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não compensa é melhor analisar bem a coisa, eu por conformismo perdi mesmo dinheiro :( já podia ter mudado à mais tempo.

      Beijinho

      Eliminar

Bom dia, bom sabado

"bom dia" As primeiras palavras que ouvi hoje, o primeiro bom dia dito pelo meu filho na vida dele. E foi para mim. 💙 Isto.... É ...