terça-feira, 21 de maio de 2024

Global de poupança (ano 2024)

Pediram-me num comentário para mostrar o meu "mapa global de poupanças". Por enquanto é o que vos tenho mostrado. Inclusive em Abril fiz o apanhado do primeiro trimestre (que podem reler ao clicar aqui).

Separo, mesmo visualmente, para ficar mais fácil saber o que meti mensalmente em cada produto que tenho "ativo":

(clicar para aumentar)
Tenho os aforros, e que valores bonitos 😁, e tenho ali o campo "depósito prazo", porque tinha uma poupança que decidi fechar (podem clicar para ler) que tinha 250€ na altura para abrir o depósito com estes 350€, juntei ali aqueles +100€ de fevereiro, os 50€ de janeiro por exemplo, eram os que tinha mandado para essa poupança que fechei, como foram levantados para abrir o depósito, pois que essa linha ficou com esse nome, para quando quiser saber "quando" poupei para aquele "fim", saber a minha jornada e os passos que dei.

Como podem ver, sou o mais clara convosco. Já vos disse, muito deste dinheiro é de extras, eu desde janeiro que junto tudinho o "que vem de fora" e toca de marchar para as poupanças que tenho.

A última linha, a da poupança, é a tal que me vai garantir 6 meses de gastos. Falei aqui (podem clicar para ler) sobre esta abertura de poupança.

**

Depois, claro que, tenho gráficos de evolução anual mas já os considero mais foro pessoal.
Por exemplo, neste quadro vocês vêm que tenho 150€ em depósito a prazo e não... esse produto tem lá 350€, porque 200€ já vinham de poupanças do ano passado. Pronto, são essas análises totais que eu meto em separadores diferentes. Aqui é um "apanhado" mensal do meu ano de 2024, e todos os meses é atualizado.

Por exemplo, no dia 02 falei-vos (podem ler aqui) que estava a poupar 400€, mas essa era a poupança de Aforros, ao dia 07 mandei 10€ para a poupança, é uma evolução... quase todos os dias mexo neste Excel, até porque tem uma folha onde vou colocando os gastos diários também. Além de ter a minha agenda financeira física, que é onde escrevo tudo, mas tudo mesmo, entradas de dinheiro, gastos, metas, poupanças globais ao mês, etc.

Pessoal, escrevam, escrevam mesmo, faz muita diferença, essa inércia de "eu não vou conseguir" não nos leva a lado nenhum, em nenhum dos campos das nossas vidas.

Quando vemos que estamos a conseguir juntar, 10, 15, +22€, é tão gratificante. MESMO!

**

Não sei se era o pretendido pelo comentário que recebi, mas aqui fica este registo.

2 comentários:

  1. São mesmo bons valores. A sério. Muitos parabéns.

    Eu tenho o meu mapa de excel e adoro aquilo. Torna-se mesmo um vício!

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom conseguir poupar. Elogio quem o consegue. Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar

Meta da barriga

Bom, vamos lá, tinha-vos falado da meta da minha barriga lembram-se? E meta que é meta é para ir sendo vigiada. Cá estou eu para vos mostrar...