terça-feira, 14 de maio de 2024

Meta de 6 dias (início)

A minha proposta da semana é simples, e mais pessoal que financeira, já que vocês andam fartinhos de me ouvir falar em dinheiro, trago um outro lado.

O facto de por vezes me sentir cansada, ou sentir "com tudo o que eu faço, mereço só hoje", para a semana eu começo, a ansiedade, os nervos, etc, fazem com que eu coma muitas asneiras. Principalmente chocolate, gomas enjoei de tal forma que tenho lá um pote cheio e ainda se haverão de estragar, e batatas fritas de pacotinho. Todos os dias como, de ambas as coisa.

Tenho que parar. Eu já consegui. Já tinha partilhado convosco uma semana de zero açucares, nessa semana só tinha tirado o açúcar mesmo, até foi quando comecei a beber café sem açúcar (e ainda hoje mantenho), mas continuei as batatas fritas nessa semana, para não "tirar" tudo de uma vez. Na seguinte ainda continuei, mas depois é um loop sem fim.

CHEGA!

No domingo de manhã, 12/05, levantei-me e fui à wc, tirei umas fotografias minhas, em jejum. A ideia é ficar de segunda a sábado de manhã, sem:

  • doces
  • salgadinhos
  • a comer fruta, ovo cozido ou cenoura crua, nas entre refeições ou lanches como queiram chamar
  • a beber 1,5 litros de água por dia
  • a fazer massagem na zona da barriga 2x dia (manhã e noite)
  • e a fazer 200 abdominais por dia, intercalado de 4 exercícios diferentes (50 de cada tipo)
E voltar a fotografar sábado.
(depois logo decido se partilho aqui, as imagens, convosco ou não)

Se vou conseguir ver resultados? Não sei, só sábado é que vos consigo vir dizer. A questão é mais por mim, eu noto que fico com mais vontade de comer estas coisas quando as acabo de comer, e isso é horrível mesmo. Não considero que tenha compulsão alimentar atenção, eu meço 1,57cm e tenho 52 kG, não estou acima de peso, mas é uma insatisfação total nesta necessidade "de querer comer", mas só pode ser aquilo, pois parece que só a babata frita (por ex.) é que me satisfaz naquele momento. É um horror sentir isto.

Imaginem, no sábado, estava eu a acabar de me sentar no sofá depois de almoço, e à espera que o bebé acordasse da sesta para irmos dar uma volta a pé e já me estava apetecer comer batatas fritas 🙈. Não é normal, eu estava satisfeita do almoço.

Não beber água em quantidade suficiente, a gordura e sal das batatas, o açúcar dos chocolates, bolachas... Tudo são fatores a estar mais inchada, mas pesada, com falta de energia. Detesto. Parece que uma pessoa está numa depressão de comida, só aquilo "satisfaz".

Não gosto de sentir isto, porque principalmente não estou a fazer bem à minha saúde. 

Vamos ver se tenho sucesso nesta minha luta.

(não, eu não estou grávida, não são desejos, é mania)

13 comentários:

  1. O açúcar é um veneno completo, não é fácil porque o corpo pede essa falta, com seis dias és capaz de não notar grande diferença, mas continua principalmente com a água, para drenar e ajudar o corpo a desinchar não há melhor.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,
      É um vício sim, como qualquer outro, mas o corpo realmente "pede", é chato sentir isto.

      Sim, a água para já o que me tem feito é ir muito à wc xD

      Beijinho e obrigada

      Eliminar
  2. Eu não me farto de ler sobre dinheiro :P

    E acho que fazes bem em tentar limpar o organismo. Vê se as sementes de linhaça te ajudam. Mas tens que as consumir moídas. Elas inteiras saem como entram. O corpo não as digere.

    Em 6 dias duvido que notes algo. E se queres perder barriga, pelo texto parece isso, não são os abdominais que te vão ajudar nisso. Claro, ficar com os músculos mais fortes é bom, mas se tens camada de gordura por cima, eles nunca se vão ver.
    Eu na parte de cima da barriga até noto, mas em baixo, a famosa pochete, é que é uma treta...

    E isso das batatas é mesmo vício e nada mais. O corpo habitua-se a isso. Mas da mesma maneira, também se desabitua.

    Após as refeições, opta por comer um quadrado de chocolate sem açúcar ou com menos açúcar que os normais. Pode ser que ajude e quebra ali a ideia de teres que comer mais.

    O segredo também é nem ter em casa. Li um livro acerca disso, desses hábitos. Venha quem vier, ninguém tem assim tanta força de vontade se estiver constantemente a olhar para bolos, bolachas, chocolates, batatas, etc.
    Não ter é o segredo.

    Ou então para perderes esse "hábito bom", torna-o chato ou insuportável... Tipo, sempre que comer batatas fritas, tenho que correr 5km. Ou outra coisa qq que não gostes. Assim, vais associar o hábito de comer batatas a algo penoso e começas a desistir disso.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
  3. Agora que revi o meu comentário, parece que te estou a deitar a baixo e desculpa por isso, não foi de todo a intenção.

    Acho que fazes muito bem em fazer isso. A água é importante e sabes bem que o exercício também.

    Eu quero ver se limpo o organismo, estou cansada de dizer isto. Mas este fds que passou, abusei no álcool.

    Eu tenho 1,73m e peso 68kg. Queria ver se perdia, mas é difícil, até porque treino muito.

    Beijocas e desculpa mais uma vez

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,
      Não senti nada disso ao ler-te, de " deitar abaixo", e por acaso concordo com o que dizes de o segredo é não ter ao alcance.
      É exatamente isso que faço com o dinheiro, por isso é que o mando para longe da vista logo mal começa o mês. Tenho de fazer o mesmo com estas coisas.
      E o meu problema é como o teu, o raio da "pochete" (que nome chiquinho para esta "treta" ahaha).

      O exercício vem só como aliado, mais para a firmeza e força também. Por isso é que o inclui.

      Isso de me castigar, SOCORRO, eu faço o contrário, imagina, canso-me a fazer alguma coisa ou irrito-me ou estou cansada, exausta e toma lá uma compensaçãozinha de porçao de batatinha frita.

      Aí o horror xD

      Beijinho Cláudia e obrigada

      Eliminar
  4. Olá! Um problema que também tenho... E cada vez pior 🙈. Acabei de almoçar e só me apetece ir comer um chocolatinho. O mental é tramado.. vou ver se me animo com o teu exemplo e também melhoro!! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá olá,
      Vamos a ver se nos animamos umas às outras, é bom saber que não sou só eu a lidar com este drama. O mental é tramado mesmo, como diz, é que não precisamos de comer mas o corpo só precisa daquilo, dá uma raiva hahaha
      Vamos ver como me porto, ir à casa de banho por causa da água já eu vou bastante, pelo menos aqui já noto diferença :D

      Beijinho e obrigada :)

      Eliminar
  5. Olá, não me canso de te ler sobre finanças, mas olha que este assunto veio mesmo a calhar... eu também fico assim, apetece comer algo, e a maior parte das vezes é esse tipo de comida que vou comer... parece que só isso é que satisfaz.. Eu já tenho peso a mais, e noto que com o passar da idade fica cada vez mais fácil engordar do que emagrecer. O nosso corpo habitua-se a tudo, mas parece que é tão difícil deixar essas porcarias de lado. Também estou nessa luta... às vezes fico motivada quando vejo um ou outro vídeo, mas rápido me esqueço. Socorro!!!!
    Partilha aqui as tuas lutas, que assim também motivas outras pessoas. Obrigado e força!!!
    Lucia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lucia,
      Também noto muito isso, com a idade a capacidade de engordar é mais rápida que a de perder, muito também se deve as profissões e etc, eu por exemplo, trabalho sentada 8h/dia, tudo o que como fica cá, porque "mal me mexo", mas acredito que quem se mexa muito, chegue a casa e queira mesmo é descanso e estar o máximo de tempo é sentado, logo não faz exercício físico, porque já vai cansado do dia e quer é descanso.
      É difícil.

      Sério, obrigada pela partilha, as vezes penso "mas eu serei a única que não consigo controlar isto?", acaba por ser bom, ver, que não sou a única não. Há mais gente a passar pelo mesmo.
      Também é engraçado que o nosso corpo peça estas porcaria e não um prato de "brócolos", que era o que devia de ser :P

      Vamos ver o que conseguimos então :)

      Eu tenho conseguido estar sem batatas fritas desde domingo (da hora do lanche)
      Sem chocolates desde domingo também
      Tenho bebido o 1,5l
      feito os abdominais

      "só" falhei para já nos doces, acabei, por ontem, segunda-feira, comer duas bolachas ao pequeno almoço que têm obviamente açúcar. Hoje estou limpinha :)

      Beijinho Lucia, e obrigada pela força

      Eliminar
  6. Olá, não sei se já tinhas barriguinha antes de ser mãe.
    Mas, por vezes, a barriga "extra" é uma pequena diástase abdominal. Podemos fazer mil e um abdominais tradicionais que não sai. Convém apostar em abdominais mais eficazes. Pilates é muito bom para isso. Ah... se houver gorduritas é necessário apostar em cardio, completando sempre com uma alimentação equilibrada.
    Felizmente não fiquei com barriga depois de ser mãe (na altura fazia pilates) e a amamentação limpou as gorduras que sobraram (até fiquei magra demais, mas recuperei). Mas agora estou a ficar fora de forma, e estou com um peso saudável!
    Evito usar o carro (poupo a carteira e fortaleço as pernas) e vou fazendo exercícios em casa. Os filhotes ajudam, ontem até joguei à bola com eles e sentia os abdominais a trabalhar (andar ajuda-me a fortalecer a barriga). Tbm evito ter alimentos processados em casa.
    Espero engravidar novamente muito em breve e ser uma grávida ativa, apesar do fator idade (41 anos).
    Bjs e bons treinos!
    SM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá SM,

      Não tinha barriga nenhuma, completamente lisa e o que tenho agora é mesmo aquela zona pélvica, aí uns 3 dedos abaixo do umbigo, eu não tenho a "barriga gorda", é só mesmo essa zona mais abaixo.

      Coincide com a sua descrição de diástase?

      Obrigada pela partilha

      (e que bom que pensa no 3.º, eu também sempre quis ser mamã de 3, 2 meninos e 1 menina, sempre na minha cabeça desde muito pequena, e por esta ordem, hoje em dia não sei, tenho de medo de falhar no amor ao que já tenho, ou aos que viessem).

      Eliminar
    2. Durante a gravidez os músculos separam-se para dar espaço ao bebé. Após o parto deviam voltar a juntar-se, mas nem sempre acontece totalmente. Se os músculos não segurarem bem a barriga "cai".
      A minha está dentro do normal (1 dedo de distância, está ótima) mas não está igual ao que era (faz parte).
      O melhor é pesquisar, há imagens que explicam bem ou fazer avaliação com um fisioterapeuta.
      Nós também queriamos 3 filhos, mas fomos adiando este. Tenho 2 meninos, falta a princesa. O meu filho (7 anos) diz para colocar no telhado o pedido para a cegonha a dizer: "bebé menina".
      Veremos! Bjs,
      SM

      Eliminar
    3. Eu 6 meses após o parto estava com 1 cm, (o tal 1 dedo) disseram que estava no normal e eu não liguei, sou uma pessoa ativa até, pelo menos assim me considero, treino duas vezes por semana fora de casa e estou agora a começar a ir fazendo assim, em casa também. Espero que ajude.

      Que amor, esse seu mais novo, certamente será um bom "ajudante" quando a mana chegar :)
      Olhe, aquele calendário chinês, (tabela para gênero de nascimento conforme idade da mãe e mês de concepção) na minha família tem dado sempre sempre certinho e direitinho, parece brux*ria.

      Beijinho SM, obrigada

      Eliminar

Meta da barriga

Bom, vamos lá, tinha-vos falado da meta da minha barriga lembram-se? E meta que é meta é para ir sendo vigiada. Cá estou eu para vos mostrar...