segunda-feira, 6 de maio de 2024

Rotina normal de um casal que trabalha (com bebé)

Trabalho das 09h:00 às18h:00;

O namorado trabalha das 08h:00 às 17h:00.

Querem saber qual a nossa rotina e como nos organizamos para dar "tudo" certo? Ou mais ou menos certo vá...

Não há grandes segredos, é fazermos o que podemos, o melhor que podemos, com o tempo que nós temos. Não é fácil, porque detestamos que o bebé esteja tanto tempo na creche, mas in/felizmente faz parte, e nós temos de trabalhar.

E quando não corre bem, não corre, bola para a frente, que amanhã vem outro dia.

Eu trabalho a 2 min de casa, o namorado a 35 minutos de caminho.

De manhã acordamos todos às 6h e qualquer coisa/7horas. Saí tudo da cama, pequeno almoço para mim e para o bebé em casa e o namorado come pelo caminho até ao trabalho, mas leva sempre de casa. 

Eu despacho-me e despacho o bebé, a cama fica sempre feita e as roupas organizadas (pijamas, mantas que usamos no sofá. etc); Os brinquedos tento ao máximo que já fiquem no quarto do bebé, no tapete de brincar, mesmo que não fiquem arrumados, já ficam no "local da casa" certo e não espalhados pela casa toda. E aqui ajuda ele participar também, muitas coisas ele já leva para o tapete se eu disser para ele ajudar a mamã.

Levo-o à escola.

Ao almoço como vou a casa e estou mesmo ao lado do trabalho, aproveito para almoçar, lógico, arrumar a loiça seca e adiantar o jantar, ... fazer e deixar a cebola picada+alho+louro+etc já na panela, deixar a carne a descongelar, avançar com o corte dos legumes e deixar em água, adiantar os legumes da sopa do bebé também quando é necessária. Quando é arroz adiantar já o refogado também, etc. Quando é peixe não retiro do congelador, porque não precisa de tanto tempo para descongelar. Depois, bora trabalhar.

O namorado é que vai buscar o bebé, 17:40/17:45 por norma está a chegar à creche e vêm para casa, eu saio às 18h e pouco depois que eles, chego a casa também. Com a organização que faço de manhã e ao almoço o nosso fim de dia é mesmo mais leve. É-nos possível fazer assim, se eu trabalhasse longe também, não ia conseguir.

Assim eu tenho mais trabalho? Tenho, mas não me custa, imaginem que deixava tudo para a hora de almoço, camas por fazer, roupas por guardar, brinquedos espalhados, adiantar o jantar, almoçar, ui, isso não ia conseguir não, ou era tudo a correr e um stress. Mas eu divido, e tenho o bebé junto de manhã, ele participa, dá-me sempre as almofadas decorativas para cima da cama quando a estou a fazer, leva os brinquedos para o quarto, quando vai à última gaveta da cozinha (a da tralha) tirar alguma coisa para brincar, depois vai lá por, mesmo que não a feche já lá está o que retirou. Ajuda muito esta comunicação com ele, eles gostam de se sentir úteis e para nós é uma ajuda.

Ao fim do dia, quando chegamos, após o nosso lanche, um de nós avança com o banho do bebé e dar-lhe o jantar enquanto que o outro avança em colocar as panelas no fogo. Pelas 21h por norma, já estamos jantados e de banho tomado os dois também. E deitadinhos no sofá a descansar.

Imaginem que eu não fazia nada disto. Chegávamos e tínhamos de fazer tudo de raiz. Lanchar, organizar a casa, arrumar os brinquedos espalhadas, fazer o nosso jantar, fazer a sopa dele, o banho dele, dar-lhe o jantar, o nosso jantar, os nossos banhos e voltar a por as coisas no lugar. Esqueçam, isso ia-me cansar mais e stressar que ir fazendo assim, "aos poucos" e dividido por fases do dia.

Não há nada, mesmo nada, como uma boa rotina.

E também não há nada como ter alguém que nos ajude, porque além de ir fazendo ao longo do dia, se ao fim da tarde tivesse de fazer tudo com o bebé e a nossa refeição (mesmo que já seja só cozinhar porque os preparos já estão feitos desde a hora de almoço) ia-me derrubar e cansar até mais não. E não, ele ajuda, ele faz, e vamos dividindo as tarefas, o que é bom, porque passamos a ter mais tempo juntos, depois das 21h com tudo feito e pronto para o dia seguinte.

4 comentários:

  1. É a facilidade, chamemos-lhe assim, de trabalhar perto de casa ou em casa mesmo, como é o meu caso. Por acaso o meu marido sai às 16h e quando eu não estou, ele avança com tudo.
    Mas de manhã, também deixo a cama feita, algumas vezes ainda aspiro o chão e lavo a loiça.
    É mesmo um facilitador para haver menos stress no final do dia. E ainda vamos treinar. O que faz com que cheguemos a casa ainda mais tarde. Se só a essa hora se fosse fazer tudo, socorro.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, é a parte boa de estar mesmo aqui ao lado, parecendo que não facilita mesmo em muita coisa, e ser-se organizado também ajuda muito, visto que podíamos simplesmente descansar ou fazer ronhas nesses tempos.

      É como penso, se fosse deixar tudo para o fim de dia, era SOCORRO mesmo!

      Beijinho

      Eliminar
  2. Gostei de ler acerca das vossas rotinas, isto mostra que com organização tudo se consegue.
    Lucia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Lúcia, pelo menos o que é prioritário tentamos fazer e ter em ordem, nem sempre se consegue tanto como se queria, mas é sempre como digo "amanhã é outro dia"

      Eliminar

pneus novos, dia-a-dia, e poupar ainda deste ordenado (é possível?)

Já todos sabem que a minha poupança foi feita logo no dia 02/05, mas como sempre eu gosto de chegar ao fim do mês com qualquer coisinha de s...