quarta-feira, 22 de maio de 2024

Viver de ordenado em ordenado (e poupar no 1.ºdia do mês)

À uns dias, a Cláudia, do blog Eu também tenho um blog, falou na hipótese de começar a viver de ordenado em ordenado e de começar ou não a fazer a poupança logo no inicio do mês.

E venho, mais uma vez falar-vos a minha opinião a este assunto, visto que eu já vivo desta forma.

Viver de ordenado em ordenado:

Eu recebo sempre nos últimos dias do mês, 30/31, por norma logo no dia 01 ou 02 faço logo todos os pagamentos que tenho prontos a fazer, casa, água, luz, telemóvel, despesas auto, raspadinhas com a mana e combustível, de contas fixas só me fica a faltar a meo, o gás e alimentação. Também faço logo a poupança (falo melhor no ponto seguinte); Ao longo do mês vou vivendo com o que me "sobra", porque apesar da meo só aparecer ao dia 15 e o gás pelos dias 20's, eu já sei o valor, então já o deduzo do que me "sobra" para ir gastando no dia-a-dia durante o mês. No final do mês tudo quanto me sobra, sejam 30€ ou 1,10€ são logo enviados para a poupança, nunca ficam a oscilar na conta nem a fazer "bolo" nenhum, a contar para meses seguintes.

E porque faço isso? 

Imaginem que por algum motivo eu perco poder com o dinheiro, como por exemplo ter cortes no ordenado, despedimento (e ficar com aquele apoio da SS), ... Aí o meu poder de compra passaria a ser inferior ao que é atualmente e a probabilidade de não conseguir poupar e/ou acabar o meu mês com dinheiro seria quase nula, assim a minha realidade já é mesmo essa, EU CHEGO AO FINAL DO MÊS SEMPRE, SEMPRE SEM DINHEIRO 😅. Obvio que, com a poupança feita e estabelecida, mas assim que transfiro o dinheiro para a poupança é como se nem nunca mais me lembrasse dele, deixou de existir.

Então, passa também por me obrigar a pensar que cada mês é um mês, é a sua própria meta e isso obriga-me a olhar para a conta e a pensar "tenho de conseguir chegar a dia 31 ainda com qualquer coisa", isso já me ajudou muito em alturas de "compro ou não compro? preciso disto ou não? compro? depois fico com quanto disponível na conta? vai chegar até ao final do mês? preciso?", já disse que NÃO a muitas destas perguntas, e foi o melhor que fiz pois eram coisas que não precisava realmente. E na minha opinião para quem quer poupar este é um ponto fulcral, o de não gastar com algo que não é realmente necessário.   


Fazer a poupança logo no inicio do mês:

À uns bons anos era assim que fazia e este ano voltei a fazê-lo.

- Eu sei quanto é que recebo

- Sei o valor das minhas contas obrigatórias

- Sei o valor dos meus extras (como km's do carro a trabalho, e etc)


Então, no final de cada mês já projeto sempre o mês seguinte, como sei o que vou ganhar (com os extras já incluídos) deduzo os meus gastos conhecidos, e tenho o que me sobra, dessa sobra deixo sempre uma parte livre para os gastos que possam surgir e tudo o restinho É POUPANÇA.

Esta é uma projeção antecipada, e é agora que ando do meu limite de poupar o máximo dos máximos mesmo.

Imaginem que faço as contas a dia 28, porque a esta data já conheço os meus extras, logo no dia 1 faço a transferência para a poupança, eu não me permito que "dias passem" ou me apareça a ou b, transfiro logo o valor que apurei a poupança e pronto, depois tenho de me desenrascar com o que me sobra na conta. Isso obriga-me a ter muita regra nas escolhas dos próximos 20 dias do mês que me ficam por viver.... porque muita vez fico mesmo com pouco livre.

Se tem resultado? tem.

**

Aqui também ajuda muito ter suporte e incentivo de quem me rodeia mais próximo, namorado e mãe, porque sei que se a meio do mês tivesse uma urgência e precisasse de dinheiro (ou mais do que aquele com que fico disponível em conta, não tinha de estar a ir levantar aforros por exemplo, tinha ali um apoio para me socorrer e o que acabaria por acontecer era que no mês seguinte não iria poupar para lhes restituir o empréstimo

**

Para mim faz muita diferença viver dentro do mês a mês, seja poupança, seja gastos, sempre dentro do ordenado disponível, isso ajuda-me a ter os pés no chão para "eu ganho isto", e não a ter lá 702€ acumulados em conta, depois caia mais um ordenado de 1000€ e ficava com 1702€ e ter ali aquele montante disponível para gastar. Não, o meu ordenado não são 1702€ aquele não seria o meu valor real, o meu ordenado é 1000€, é com isso que tenho de contar mensalmente. 


Mais alguém a pensar assim?

5 comentários:

  1. Sim. Poupar logo no início do mês. Foi o que sempre fiz e hoje com 56 anos e a viver de pensão de invalidez, levo uma vida sossegada e com qualidade de vida.

    ResponderEliminar
  2. Faz todo o sentido o que dizes e se calhar vou mesmo optar por essa situação. Até mesmo para ver como corre. Poupar eu sei que poupo. Mas talvez até possa estipular valores ainda mais altos.

    Beijocas

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
  3. Sempre poupei no início do mês porque na conta à ordem não rende nada. Quanto aos gastos, tenha ou não dinheiro disponível são sempre ponderados.
    Tive um ex namorado que não concordava e dizia que devia gastar mais. O que ele me chateação com o raio do tlm, que devia ser melhor.
    Prioridades... Funciona? Está ótimo para mim.
    A longo prazo vemos os resultados. Agora tenho casa própria, já ele....
    Boas poupanças!
    SM

    ResponderEliminar
  4. Por cá também vivemos de ordenado em ordenado.
    Mal entra vai X para fundo de emergência, Y para pagamento de despesas anuais e Z para investimento para a liberdade financeira.
    Com o dinheiro que sobra pagamos contas e gastamos nas compras do mês.
    O que sobrar vai para o fundo de emergência ou outro objectivo de curto prazo.
    Mês seguinte começa a zeros!

    ResponderEliminar
  5. também faço isso mas tenho dinheiro a ordem para despesas necessarias maiores (exemplo: tivemos obras em casa e a minha parte foram 2600 euros, tinha a ordem para usar). acho uma logica mais fácil e melhor realmente. boas poupanças :)

    ResponderEliminar

Venda da semana

Conjuntos de saia mais top, a 6,99€ cada.