quinta-feira, 16 de maio de 2024

A evolução dos meus Certificados de Aforro

Como é sabido por aqui, desde à um ano que faço aplicações regulares nesta modalidade "de poupança".

E conto lá com 5225€, mas pretendo fazer mais uma aplicação agora em Junho, de forma a completar o ano de subscrições completo, apesar de não ter feito em julho e agosto de 2023 e bem me arrependo, mesmo que por pouco valor que fosse, agora estaria a contar. Paciência.

Fui espreitar a minha grelha de contabilização de juros e ver o que iria "conseguir" neste primeiro ano. E pois bem que, feitas as contas, terei só de juros

+51,56€.

Acho muito bom, visto até agora lidar com míseros euros e cêntimos do banco com que trabalho, e com poupanças muito maiores que a que tenho nos Certificados.

De lembrar que, quando fizer um ano de aplicações, de junho de 2023 a junho de 2024, estes 51,56€ que estou a receber de juros dizem respeito a 4400,00€ aplicados, e não aos 5225€ totais, porque os 425€ de Abril e os 400€ de Maio e mesmo a aplicação a fazer em Junho, ainda não me estarão a dar juros.

Se formos ser precisos (51,56*100)/4400 = 1,17% de juros. Pouquíssimo sim, e ainda se trata de uma aplicação +/-, 4 mil euros, são sempre 4 mil euros. 


Mas atenção, não podemos ver isto assim, porque:

Há aplicações por exemplo a de Março, no valor de 350€ que só ainda me deram 0,44% em juros, porque só ainda venceu 1 trimestre, de Março a Junho, enquanto que a minha primeira aplicação de 500€ de junho de 2023, já me deu 2,54% de juros. Conseguem ver a diferença? Não posso olhar só para a percentagem anual de 1,17%, que consegui até aqui, porque será injusto, porque apenas uma das (10) aplicações fez um ano ainda.

Esta análise foi feita ao ano, claro que os juros de junho ainda não "caíram", mas foi para apresentar valores reais. Porque Junho chegará e é fácil saber quanto me deu este primeiro ano, pela tabela que criei de análise. 

Ahm!! E olhar para esta tabela que criei em outubro de 2023 e ver que tenho poupado muito, muito mais, que aquela projeção que fiz? muito bom mesmo, é nisto que este blog me ajuda, a ser melhor e a desafiar-me.

💰

10 comentários:

  1. Perfeito!

    Eu criei a conta no NetAforros ou que é, mas nunca mais lá entrei. Nem sei se vou continuar a receber a carta, que era mesmo o que eu preferia.

    São valores de retorno baixos, claro, mas é como dizes, não é tão linear assim.

    Muitos parabéns.

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste bem, fica mais fácil analisares que estares constantemente "à espera" dos 6 meses para receber a carta. Olha, eu nunca recebi xD

      Até faço pela conta aforronet os depósitos e tudo :)

      Beijinho Cláudia

      Eliminar
  2. Ah e é hoje! O tal post que até sonhavas com ele :P

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá passei logo de manhãzinha.
      Tu não sabes, mas a leitura do teu blog é obrigatória na hora do meu descansado pequeno almoço ;)

      Beijinho

      Eliminar
  3. As tuas poupanças são sempre individuais? Não poupas conjuntamente com o teu marido?
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,
      Os valores que vos mostro e que vos falo são sempre e apenas números meus. O namorado poupa +/- o mesmo :)

      Beijinho

      Eliminar
  4. E a partir do segundo ano, além dos juros pagam prémio de permanência, o que é muito compensatório.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Pois é, aí já vou perder um bocadinho o norte, porque a minha tabela está feita para "apurar" o juro no valor fixo dos certificados, depois mais essa compensação vai mexer nos números, mas como é para mais não me importo nadinha :P venha ele.

      Beijinho

      Eliminar
  5. 50 euros ao ano por 10 ano dá-lhe 500 euros, é ir continuando a subscrever, assim vai tendo sempre entradas, muito ou pouco é dinheiro válido.
    Cumprimentos e boa continuação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, já é uma boa quantia
      A manter este ritmo durante uns 10/15 anos ao fim dos prazos já lá teria uma boa poupança, a questão é que a vida de hoje não é a mesma de amanhã se for preciso e por isso é que há que aproveitar enquanto dá para se juntar o máximo que se conseguir
      Obrigada:)

      Eliminar

Meta da barriga

Bom, vamos lá, tinha-vos falado da meta da minha barriga lembram-se? E meta que é meta é para ir sendo vigiada. Cá estou eu para vos mostrar...